Currículo

Direitos Humanos e Democracia: uma Abordagem Comunitária DHDUAC

Contextos

Groupo: Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade B2 (Swps e Uio)

Groupo: Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade B1 (Iscte-Iul e Uio)

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Após completar este curso, os estudantes irão: OA1. Estar familiarizados com os direitos humanos (tanto histórica quanto ideologicamente) assim como com os princípios de aplicação e respeito. OA2. Ter conhecimento sobre o desenvolvimento democrático e diferentes formas de intervenções para sociedades em transição. OA3. Ser capazes de aplicar teoria e pesquisa para compreender fenómenos de direitos humanos e relacionar esse conhecimento com a psicologia social e cultural. Após completar este curso, os estudantes saberão como: OA4. Analisar e discutir questões relacionadas com os direitos humanos e as consequências de violações graves, num contexto psicológico. OA5. Referir-se a modelos de intervenções a nível social e societal. OA6. Analisar e discutir direitos, assim como como podem ser assegurados e implementados de uma perspetiva social e cultural.

Programa

Esta unidade curricular centra-se na perspetiva dos direitos humanos nas relações intergrupais e cultura, o que é relevante para as questões de discriminação e os objetivos de intervenção.Os/as alunos/as compreenderão que o conhecimento da cultura e da abordagem centrada na comunidade interage com os processos de decisão política e ativismo para determinar o sucesso das intervenções e garantir assim a implementação dos direitos humanos CP1.Disposições internacionais em relação à justiça, prestação de contas e reparação após violações graves dos direitos humanos,bem como uma visão geral dos processos legais em todo o mundo, com nas pessoas envolvidas e afetadas pelas graves violações dos direitos humanos CP2.Enquadramento teórico da democracia e como os direitos humanos são implementados e compreendidos CP3.Psicologia Comunitária e o seu potencial contributo na reconstrução da democracia e justiça após violência e conflito CP4.Intervenções em direitos humanos a nível social e societário

Método de Avaliação

Relatório individual relacionado com questões de direitos humanos a partir de uma perspetiva de Psicologia Social e Cultural (contando 100%). Este é uma UC prática; portanto, não há opção de exame final. Para obter aprovação numa unidade curricular, o estudante deve alcançar a classificação mínima definida pela universidade parceira.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 105.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Staub, E. (2013) Building a Peaceful Society. Origins, Prevention, and Reconciliation After Genocide and Other Group Violence. American Psychologist, Vol. 68, no. 7, 576-589 DOI: 10.1037/a0032045. Stover, E. (2007). The Witness. War crimes and the promise of justice in the Hague. Philadelphia: University of Pennsylvania press. Chapter 1, 2, 3.:

Secundária

  • The Advocates for Human Rights (2015). Advocacy. In The Advocates for Human Rights (Eds.), Human Rights Tools for a Changing World: A Step-by-step Guide to Human Rights Fact-finding, Documentation, and Advocacy, pp 97-145, http://www.theadvocatesforhumanrights.org/uploads/chapter_7.pdf Alston, P. (2017). The populist challenge to human rights. Journal of Human Rights Practice, 9(1), 1-15. Amon, J. J., Wurth, M., & McLemore, M. (2015). Evaluating human rights advocacy on criminal justice and sex work. Health & Hum. Rts. J., 17, 91. Dudai, R. (2017). Human rights in the populist era: Mourn then (re) organize. Journal of Human Rights Practice, 9(1), 16-21. Dudai, R. (2014). Introduction—Rights Choices: Dilemmas of Human Rights Practice. Journal of Human Rights Practice, 6(3), 389-398. Lewis, D. (2003). Theorizing the organization and management of non-governmental development organizations: Towards a composite approach. Public Management Review, 5(3), 325-344. Staub, E. (2013) Building a Peaceful Society. Origins, Prevention, and Reconciliation After Genocide and Other Group Violence. American Psychologist, Vol. 68, no. 7, 576?589 DOI: 10.1037/a0032045. 13 pages.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre