Currículo

Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação 01688

Contextos

Groupo: Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade A (Iscte-Iul e Ul)

Groupo: Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade B1 (Iscte-Iul e Uio)

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1 Definir aculturação e avaliar criticamente os seus quadros teóricos OA2 Explicar a relação entre aculturação, bem-estar psicológico, competência cultural e relações interculturais OA3 Identificar características de competência cultural e reflectir sobre as próprias competências OA4 Descrever elementos da comunicação humana, como variam através de contextos culturais e como se relacionam com competência cultural OA5 Explorar métodos de treino intercultural OA6 Explicar o que é multiculturalismo e descrever como varia entre e intra países OA7 Discutir a influência do multiculturalismo nas relações interculturais e bem-estar psicológico OA8 Descrever o que é contacto intercultural/intergrupal e as suas diferentes formas OA9 Explicar os preditores, mecanismos e consequências do contacto OA10 Explicar as assimetrias do contacto (valência, estatuto/poder, mudança social/acção colectiva) OA11. Reflectir sobre limitações e benefícios: desafios na implementação do contacto.

Programa

CP1 Relações interculturais e dinâmicas da aculturação: 1.1. Aculturação e orientações 1.2 Aculturação e Adaptação CP2 Comunicação humana e o contexto cultural 2.1 Competência Cultural 2.2. Elementos dos processos de comunicação humana e cultura 2.3. Treino Intercultural CP3 Multiculturalismo 3.1. O que é o multiculturalismo 3.2. Multiculturalismo e consequências individuais e grupais CP4 Contacto Intercultural/Intergrupal 4.1. Teoria do Contacto 4.2. Formas de contacto 4.4 Quando e como o contacto funciona CP5 Assimetrias e limitações na Investigação sobre contacto 5.1. Valência, poder e mudança social 5.3 Desafios na implementação do contacto

Método de Avaliação

O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. 1) Avaliação ao longo do semestre: A avaliação inclui um trabalho de grupo (40%) e um teste a realizar no final do semestre (i.e., 1.ª época) (60%) que envolverá os conceitos básicos, teorias e tópicos discutidos ao longo do curso. Nota mínima de 9.5 no teste e no trabalho de grupo. OU 2) Avaliação por Exame : Exame de verificação de todos os conteúdos da unidade curricular (conceitos, teorias, tópicos e aplicações) (100%). O exame terá lugar nos momentos de avaliação previstos pelo RGACC do Iscte.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Ward, C., & Szabo, A. (2019). Affect, Behavior, Cognition and Development: Adding to the alphabet of acculturation. Handb. of culture and psych. (2 ed). Oxford University Press. Leung, K., Ang, S., & Tan, M. L. (2014). Intercultural competence. Ann. Review of Org. Psych. and Org. Beh, 1, 489-519. Fowler, S.M., & Yamaguchi, M. (2020). An analysis of methods for intercultural training. The Cambridge handb. of intercultural training (4ed., pp. 192-257). Cambridge University Press. Dovidio, J. F., et al. (2017). Reducing intergroup bias through intergroup contact: Twenty years of progress and future directions. GPIR, 20, 606-620. White, F. A., et al (2021). Intergroup contact and social change: Implications of negative and positive contact for collective action in advantaged and disadvantaged groups. JSI, 77, 132–153. Sengupta, N. K., et al (2023). Does intergroup contact foster solidarity with the disadvantaged? A longitudinal analysis across 7 years. American Psychologist.:

Secundária

  • Additional readings will be requested throughout the semester.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre