Currículo

Diversidade no Trabalho 01694

Contextos

Groupo: Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade A (Iscte-Iul e Ul) > Optativas > Outras

Groupo: Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade B1 (Iscte-Iul e Uio) > Optativas > Outras

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Após a conclusão desta UC os alunos deverão ser capazes de: OA1 - distinguir tipos de diversidade OA2 - Identificar oportunidades relacionadas com a diversidade e desafios no trabalho OA3 - delinear abordagens teóricas e resultados centrais para explicar os efeitos da diversidade, incluindo o papel da liderança OA4 - aplicar estas abordagens a casos práticos concretos OA5 - refletir de modo crítico na pesquisa e políticas organizacionais no que se refere à diversidade.

Programa

CP1. Contexto histórico da diversificação da força laboral CP2. Dimensões e tipologias da diversidade nas organizações CP2.1. Diversidade demográfica CP2.2. Diversidade relacionada com o emprego CP2.3. Diversidade cultural CP2.4. Diversidade na personalidade CP2.5. Diversidade relacional CP3. Principais abordagens aos processos envolvidos nos efeitos da diversidade na performance dos grupos de trabalho CP3.1. A abordagem da categorização social CP3.2. A abordagem da informação/tomada de decisão CP3.3. Mediação e moderação dos efeitos da diversidade CP4. Gerir a diversidade CP4.1. Intervenções estruturais: Quebrar barreiras CP4.2. Diversidade e liderança CP4.3. Diversidade e clima organizacional CP5. Debates contemporâneos CP5.1. Temas contemporâneos: microagressões, intersectionalidade; desafios e oportunidades da COVID-19; Balanço crítico das formações em diversidade CP5.2. O papel da diversidade cultural

Método de Avaliação

Avaliação ao longo do semestre: 1) Tarefa de grupo (40%) incluindo apresentação de texto em aula e relatório do grupo sobre um caso concreto (cobrindo todo o conteúdo da UC); 2) resumo crítico individual (30%) de um dos textos apresentados (cobrindo todo o conteúdo da UC); 3) teste individual (30%) cobrindo todo o conteúdo da UC. Para cada uma das tarefas é requerido um mínimo de 9.5 valores. Avaliação em exame: prova escrita (100%) durante o período de exames, cobrindo todo o conteúdo da UC.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Brief, A. P. (ed.) (2008): Diversity at Work. Cambridge: Cambridge University Press. Fletcher, L., & Beauregard, T. (2022) The psychology of diversity and its implications for workplace (in)equality: Looking back at the last decade and forward to the next. Journal of Occupational and Organizational Psychology, 95(3)-577-594. https://doi.org/10.1111/joop.12388 Metinyurt, T., Haynes-Baratz, M., Bond, M. (2021). A systematic review of interventions to address workplace bias: What we know, what we don't, and lessons learned. New Ideas in Psychology, 63, 100879. https://doi.org/10.1016/j.newideapsych.2021.100879, https://doi.org/10.1111/joop.12388 Roberson, Q. (2013) Oxford Handbook of Diversity and Work. New York: Oxford University Press Stockdale, M. S. & Crosby, F. J. (2004). The Psychology and Management of Workplace Diversity. Malden: Blackwell Van Knippenberg, D. & Schippers, M. C. (2007). Work group diversity. Annual Review of Psychology, 58, 515-541:

Secundária

  • Williams, K., & O'Reilly, C. A. (1998) Demography and diversity in organizations: A review of 40 years of research. Research in Organizational Behavior, 20, 77-144 Carter, A. B., and Philips, K. W. (2017). The double-edged sword of diversity: Toward a dual pathway model. Soc. Pers. Psychol. Compass 11:e12313. doi: 10.1111/spc3.12313 Carton, A. M., & Cummings, J. N. (2012). A theory of subgroups in work teams. The Academy of Management Review, 37(3), 441-470. Guillaume, Y. R. F., Dawson, J. F., Priola, V., Sacramento, C. A., Woods, S. A., Higson, H.E., Budhwar, P.S. & West, M. A. (2014) Managing diversity in organizations: An integrative model and agenda for future research. European Journal of Work and Organizational Psychology, 23, 783-802, DOI: 10.1080/1359432X.2013.805485 Olsen, J. E., & Martins, L. L. (2012). Understanding organizational diversity management programs: A theoretical framework and directions for future research. Journal of Organizational Behavior, 33(8), 1168-1187. https://doi.org/10.1002/job.1792 van Knippenberg, D., De Dreu, C. K. W., & Homan, A. C. (2004). Work Group Diversity and Group Performance: An Integrative Model and Research Agenda. Journal of Applied Psychology, 89(6), 1008-1022. https://doi.org/10.1037/0021-9010.89.6.1008,:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre