Currículo
Psicologia Política Avançada PPAv
Contextos
Groupo: Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade A (Iscte-Iul e Ul)
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final do curso, os estudantes deverão ser capazes de: OA1. Compreensão sistemática do atual estado-de-arte em Psicologia Política OA2. Insights sobre como outras disciplinas (e.g. Ciência Política, Sociologia, Filosofia) podem contribuir para uma compreensão psicológica do comportamento político OA3. Competência para analisar e explicar processos políticos e problemas do mundo real OA4. Competência para sugerir e promover intervenções assentes em mudança social e bem-estar individual OA5. Competência e empoderamento para assumir ações coletivas, para desenhar campanhas políticas, para combater rumores e mitos que prejudicam o valor da diversidade e do multiculturalismo
Programa
A Psicologia Política é uma área interdisciplinar da Psicologia, que combina perspetivas políticas, sociológicas e psicológicas de forma a compreender os sistemas políticos, a vida política e o envolvimento das pessoas nas suas comunidades e na sociedade em geral. Este módulo permite aos/às alunos/as estudar a literatura de forma crítica abrangendo os seguintes tópicos: CP1. Análise dos comportamentos e ações políticas CP2. O papel dos contextos sociais e políticos CP3. Identidades sociais e politizadas CP4. Modelos de medida e de análise do efeito de identificação com os grupos nos comportamentos e diferenciação intergrupal, ação coletiva, e ideologias da diversidade CP5. Modelos de intervenção e redução de conflito
Método de Avaliação
A avaliação é realizada exclusivamente ao longo do semestre: 1) Trabalho em grupo: 1. Projetar uma campanha política orientada por um movimento social existente (como Black Lives Matter, Extinction Rebellion). 2. Apresentar a campanha, com foco nas estratégias e no processo de disseminação e mobilização. (25%). 2) Trabalho em grupo: Cinco reflexões sobre o conteúdo dos tutoriais, nossa compreensão ou a medição empírica e modelagem dos conceitos discutidos nas aulas. (10%) 3) Trabalho individual: Artigo de pesquisa resolvendo um grande desafio na psicologia política. Aplicar uma ou várias teorias para investigar como os indivíduos se envolvem, participam ou se abstêm da participação política. (65%) De acordo com as regras da universidade parceira, não há opção de exame final. Para obter aprovação numa unidade curricular, o estudante deve alcançar a classificação mínima definida pela universidade parceira.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 126.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Sears, D.O., Huddy, L., & Jervis, J. (2013). The Oxford Handbook of Political Psychology. Oxford: Oxford University Press. Jost, T. and Sidanius, J. (eds). (2003) Political Psychology: Key Readings, , London: Psychology Press M. L., Dietz-Uhler, B., Mastors, E., & Preston, T. (2010). Introduction to Political Psychology (2nd ed.). New York: Psychology Press. https://uol.primo.exlibrisgroup.com/discovery/fulldisplay?docid=alma991003993361803496&context=L&vid=353UOL_INST:353UOL_VU1&search_scope=MyInst_and_CI&tab=TAB1&lang=en: