Currículo

Psicologia da Aculturação e das Migrações Económicas PAMEc

Contextos

Groupo: Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade C (Swps e Ku)

Groupo: Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade B2 (Swps e Uio)

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Após completar esta UC, os estudantes são capazes de: OA1. Compreender os fatores globais e locais moldados pelas migrações económicas bem como os seus aspetos políticos, legais e éticos OA2. Compreender as complexidades da aculturação a longo prazo e os processos de se tornar uma pessoa bi-/multicultural OA3. Compreender a adaptação, estratégias de coping e stress aculturativo dos indivíduos OA4. Aprender a construir várias ferramentas de diagnóstico que meçam a aculturação OA5. Ser capaz de conduzir investigação (entrevistas) sobre adaptação psicocultural

Programa

Esta UC abrange os seguintes conteúdos programáticos: CP1. Migração global e aculturação CP2. Choque cultural e estratégias de coping CP3. Aculturação a longo prazo e o desenvolvimento de identidade bi-/multiculturais CP4. Avaliação de estratégias de aculturação CP5. Avaliação da adaptação psicocultural através de entrevistas qualitativas CP7. Psicologia no ciber-espaço CP8. Workshop Prático

Método de Avaliação

A avaliação é realizada exclusivamente ao longo do semestre: 1. Avaliação individual: Um ensaio final (40% da nota final) 2. Trabalho de grupo: dois relatórios curtos escritos após reuniões com migrantes (15% cada, totalizando 30% da nota final) 3. Trabalho de grupo: Análise do processo de adaptação de imigrantes à cultura polonesa: elaboração de perguntas para entrevista, condução de uma entrevista de 60-90 minutos, gravação, e redação de um relatório baseado em literatura selecionada. (30% da nota final) Este é uma UC prática; portanto, não há opção de exame final. Para obter aprovação numa unidade curricular, o estudante deve alcançar a classificação mínima definida pela universidade parceira.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 105.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Bennett, J. M. & Bennett, M. J. (2004). Developing intercultural sensitivity. An Integrative Approach to Global and Domestic Diversity. In: D. Landis, J. M. Bennett & M. J. Bennett (Eds.), Handbook of intercultural training (ch.6, pp.147-165). Thousand Oaks: Sage Publications. Berry, J. (2006) Stress perspectives on acculturation. In: Sam, D. & Berry, J. W. (Eds.), Psychology of acculturation (ch. 4, pp.43-57). Cambridge: Cambridge University Press. Berry, J. (2006) Contexts of Acculturation. In: Sam, D. & Berry, J. W. (Eds.), Psychology of acculturation (ch. 3, pp.27-42). Cambridge: Cambridge University Press. Sussman, N. (2011). Sojourners to Another Country: The Psychological Roller-Coaster of Cultural Transitions. In: Online readings in psychology and culture. http://scholarworks.gvsu.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1067&context=orpc:

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre