Currículo

Estágio em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade 03404

Contextos

Groupo: Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

ECTS

18.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Contactar, proativamente, com potenciais locais de estágio. OA2. Colaborar, ativamente, na definição dos objetivos e do programa de estágio. OA3. Demonstrar motivação, capacidade de aprendizagem autónoma e de resposta perante os desafios suscitados no estágio. OA4. Utilizar instrumentos teóricos e metodológicos adequados à abordagem de problemas concretos no domínio da Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade. OA5. Demonstrar maturidade e competências interpessoais no decorrer da sua integração profissional no local de estágio. OA6. Manter sempre, no local de estágio, uma postura profissional digna coerente com os valores da Instituição Universitária que representa. OA7. Adotar uma conduta que respeite as normas internas da instituição de estágio. OA8. Agir de acordo com as normas de conduta ética da profissão. OA9. Analisar e refletir criticamente sobre as atividades realizadas durante o estágio. OA10.Elaborar um relatório no termo do estágio.

Programa

A UC assenta no trabalho desenvolvido pelo/a estudante (autonomamente e em contacto direto com o local de estágio) e apresentado ao longo das sessões de orientação individuais e em grupo. A natureza seminarística da UC no que se refere às horas de contacto seminário não permite definir um programa com conteúdos concretos. Não obstante a ausência de um programa no sentido tradicional do termo, alguns dos conteúdos a abordar na UC compreendem, mas não esgotam, os seguintes: CP1. Delineamento e enquadramento conceptual do Plano de Estágio. CP2: Ética e deontologia na prática profissional. CP3: Comunicação e gestão de conflitos em contextos sociais e organizacionais. CP4: Tomada de decisão e intervenção em contextos multidisciplinares e com diversidade social e cultural. CP5: Processos de avaliação e intervenção psicossociais, baseados em evidência, em contextos sociais e organizacionais. CP6: Elaboração de relatório final de estágio.

Método de Avaliação

A avaliação do estágio é feita, exclusivamente, ao longo do semestre e ponderando os seguintes elementos de avaliação: 1) 20% desempenho no local de estágio, avaliação realizada pelo/a orientador/a no local de estágio, baseada em grelha de avaliação fornecida pelo Departamento de Psicologia Social e das Organizações. 2) 5% participação e apresentação dos planos de estágio nos seminários de estágio, realizada pelo/a coordenador/a dos seminários . 3) 75% avaliação do relatório final de estágio, realizada pelo/a orientador/a interno/a, com base em grelha fornecida pelo Departamento de Psicologia Social e das Organizações.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Baird, B. (2016). The internship, practicum, and field placement handbook: A guide for the helping professions (7ª ed.). Pearson Education Berry, J. W. (2011). Cross-cultural psychology: Research and applications. Cambridge University Press. (PS.132 Cro,1) Buunk, A., & Van Vugt, M. (2008). Applying Social Psychology: From Problems to Solutions. London: SAGE Publications Ltd. (PS.110 BUU*App) Frederick, S.H., & king, M. (2014). The successful internship: personal, professional and civic development in experiential learning (4ª Ed.). Belmont: Brooks/Cole. (PS.142 SWE*Suc) O'Doherty, K. C., & Hodgetts, D. (Eds.). (2019). The SAGE handbook of applied social psychology. SAGE Publications Ltd. (PS.110 Sag) Sweitzer, H., & King, M. (2013). The successful internship. Belmont: Cengage Learning.:

Secundária

  • American Psychological Association. (2017). Ethical principles of psychologists and code of conduct. Washington: American Psychological Association. https://www.apa.org/ethics/code APA (2003). Guidelines of multicultural education, training, research, practice, and organizational change for psychologists. American Psychologist, 58(5), 377-402. https://www.apa.org/about/policy/multicultural-guidelines-archived.pdf American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). American Psychological Association. Fiske, S. T., Gilbert, D. T., & Lindzey, G. (2010). Handbook of social psychology (Vol. 2). John Wiley & Sons. Ordem dos Psicólogos Portugueses (2021). Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Diário da República, 2.ª série, 78, 13 de julho de 2021, 105- 116. https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/regulamento_nao_637_2021.pdf Ordem dos Psicólogos Portugueses (2024). O perfil dos Psicólogos. O.P.P. https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/p/perfil-psicologos:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre