Currículo
Determinantes Culturais do Comportamento Humano DCCHum
Contextos
Groupo: Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade C (Swps e Ku)
Groupo: Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade B2 (Swps e Uio)
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Após completar esta UC, os estudantes são capazes de: OA1. Os/as alunos/as adquirem uma compreensão sistemática e uma visão geral do estado-de-arte dos aspetos transculturais do comportamento humano OA2. Os/as alunos/as conhecem as várias perspetivas e aproximações dentro da psicologia intercultural e que explicam em vários aspetos o comportamento humano OA3. Os/as alunos/as são capazes de fazer autorreflexão da sua própria cultura e valores OA4. Os/as alunos/as são conscientes acerca do papel da cultura quando desenham, planificam e levam a cabo atividades psicológicas OA5. Os/as alunos/as desenvolvem competências de observação, interpretação e avaliação do papel da cultura no comportamento humano OA6. Aprender a construir ferramentas investigação de acordo com os princípios teóricos escolhidos no campo da Psicologia Cultural
Programa
Esta UC abrange os seguintes conteúdos programáticos: CP1. Avaliação crítica da Psicologia universal e “livre-de-cultura” CP2. Interação entre Cultura e Psicologia CP3. Ecologia, linguagem, perspetivas do mundo (sistema de crenças) e dimensões de valor como determinantes culturais da psique humana individual CP4. Desenhar, conduzir experiências e analisar dados de investigação no domínio da Cultura e Psicologia CP5. Avaliar as diferenças individuais e transculturais da personalidade, valores e emoções
Método de Avaliação
A avaliação é realizada exclusivamente ao longo do semestre: Os estudantes precisam de completar várias tarefas ao longo do curso que lhes permitem praticar os conteúdos aprendidos: 1. Trabalho de grupo: proposta de investigação (30% da nota final) 2. Tarefas individuais durante as aulas (10% da nota final) 3. Teste final (60% da nota final). De acordo com as regras da universidade parceira, não há opção de exame final. Para obter aprovação numa unidade curricular, o estudante deve alcançar a classificação mínima definida pela universidade parceira.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 105.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Gelfand, M.J. and Chiu, Ch.-Y., (Eds.) (2011). Advances in Culture and Psychology, (Vol. 1). Oxford University Press. Matsumoto, D. & Juang, L. (2016). Culture and Psychology (6th edition). CENGAGE Learning: Boston, USA.:
Secundária
- Heine, S. J. (2005). Where Is the Evidence for Pancultural Self-Enhancement? A Reply to Sedikides, Gaertner, and Toguchi (2003). Journal of Personality and Social Psychology, 89(4), 531-538. Hekiert, D., & Igras-Cybulska, M. (2019). Capturing Emotions in Voice: A Comparative Analysis of Research in Psychology and Digital Signal Processing. Roczniki Psychologiczne/Annals of Psychology, 22(1). Hekiert, D., Igras-Cybulska, M., & Cybulski, A. (2021). Designing VRPT experience for empathy toward out-groups using critical incidents and cultural explanations. IEEE International Symposium on Mixed and Augmented Reality (ISMAR), Bari, Italy. Jack, R. E., Garrod, O. G., Yu, H., Caldara, R., & Schyns, P. G. (2012). Facial expressions of emotion are not culturally universal. Proceedings of the National Academy of Sciences, 109(19), 7241-7244. Krumhuber, E. G., & Manstead, A. S. (2009). Can Duchenne smiles be feigned? New evidence on felt and false smiles. Emotion, 9(6), 807. Milfont, T. L., & Fischer, R. (2010). Testing measurement invariance across groups: Applications in cross-cultural research. International Journal of Psychological Research, 3(1), 111-130. Milfont, T. L., & Klein, R. A. (2018). Replication and reproducibility in cross-cultural psychology. Journal of Cross-Cultural Psychology, 49(5), 735-750. Nisbett, R. (2003). Geography of thought (Chapter 4). Nicholas Brealey Publishing. Sedikides, C., Gaertner, L., & Vevea, J. L. (2005). Pancultural self-enhancement reloaded: a meta-analytic reply to Heine 2005. Journal of Personality and Social Psychology, 89(4), 539-551. Van Loon, A., Bailenson, J., Zaki, J., Bostick, J., & Willer, R. (2018). Virtual reality perspective-taking increases cognitive empathy for specific others. PloS one, 13(8), e0202442.: