Currículo
Psicologia Comunitária (Mgm) PCom
Contextos
Groupo: Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade A (Iscte-Iul e Ul)
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da unidade curricular, os/as alunos/as deverão: OA1. Compreender os valores e métodos da Psicologia Comunitária, e como estes de distinguem de outros subcampos da Psicologia e as complexidades intrínsecas associadas OA2. Desenvolver uma compreensão dos efeitos das influências societárias, culturais e ambientais no bem-estar psicológico e comunitário, explorando as relações entre as pessoas e seus ambientes, e analisar formas de melhorar esses mesmo relacionamentos OA3. Familiarizar-se com programas e práticas inovadoras orientadas para a prevenção, intervenção e capacitação de grupos marginalizados OA4. Desenvolver a competência para pensar em termos de prevenção, promoção e intervenção de alternativas a hipóteses, teorias, abordagens e práticas individualmente orientadas OA5. Aplicar as aprendizagens a questões/problemas sociais específicos.
Programa
Os psicólogos comunitários analisam as relações entre as condições do ambiente e a saúde e o bem-estar dos membros da comunidade. O objetivo é otimizar o bem-estar com intervenções inovadoras, desenhadas em colaboração com os membros da comunidade.Os/as investigadores/as procuram entender de que forma a comunidade causa impacto no bem-estar individual e coletivo; projetando, implementando e avaliando programas que facilitem a competência e o empoderamento psicológico, de forma a prevenir a problemas, promovendo a igualdade e justiça social através de mudanças sociais. CP1:Psicologia Comunitária: Definição, História, e valores Fundamentais CP2:Objetivos da Psicologia Comunitária CP3:Compreensão dos indivíduos dentro dos ambientes CP4:Sentido comunitário CP5:Diversidade CP6:Stress e Enfrentamento CP7:Cidadania Participativa e Empoderamento CP8:Mudança Social e Comunitária CP9:Prevenção e Promoção CP10:Implementação de programas de intervenção CP11:Avaliação e desenvolvimento de programas
Método de Avaliação
A avaliação é realizada exclusivamente ao longo do semestre: Tarefa 1: Apresentações da Equipa de Avaliação (40% da nota) Os alunos trabalharão juntos para identificar e definir um problema social e projetar uma intervenção para prevenir ou intervir no problema e promover o bem-estar. Tarefa 2: Proposta Individual de Intervenção (60% da nota) Baseando-se no trabalho da sua equipa de intervenção, os alunos desenvolverão uma proposta individual para uma intervenção no âmbito do "Healthy UL". Este é uma UC prática; portanto, não há opção de exame final. Para obter aprovação numa unidade curricular, o estudante deve alcançar a classificação mínima definida pela universidade parceira.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 126.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- 1. Jason, Leonard A.; Glantsman, Olya; O'Brien, Jack F.; and Ramian, Kaitlyn N., "Introduction to Community Psychology: Becoming an Agent of Change" (2019). College of Science and Health Full Text Publications. https://press.rebus.community/introductiontocommunitypsychology/ 2. University of Limerick ‘Healthy UL Framework’ 2019-2022 https://www.ul.ie/sites/default/files/user_media/health/Healthy%20UL%20Framework.pdf 3. Healthy Ireland: A Framework for Improved Health and Well-being https://assets.gov.ie/7555/62842eef4b13413494b13340fff9077d.pdf:
Secundária
- A selection of recent journal articles from the Journal of Community Psychology and the American Journal of Community Psychology will be discussed.: