Currículo
Métodos Avançados de Investigação em Psicologia 00624
Contextos
Groupo: Psicologia das Relações Interculturais - 2020 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Blocos > Bloco A
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O/a aluno/a que complete com sucesso esta Unidade Curricular é capaz de: OA1: Executar uma síntese qualitativa de pesquisa da literatura. OA2: Distinguir diferentes tipos de estudos e conhecer as suas potencialidades e limitações. OA3: Resolver um problema de investigação conduzindo um estudo científico. OA4: Explicar e distinguir diferentes estratégias de análise de dados e demonstrar capacidade para apresentar resultados de uma investigação. OA5: Identificar as etapas do processo de publicação e escrever um artigo científico.
Programa
CP1. Desenvolvimento de ideias de pesquisa e fundamentos do processo de investigação. CP2. Vantagens e limitações metodológicas associadas à adoção de diferentes tipos de estudos. CP3. Preparação e implementação de um estudo de investigação. CP4. Estratégias de análise de dados e apresentação de resultados de uma investigação. CP5. Processo de disseminação e publicação: Estrutura de diferentes artigos científicos, preparação, submissão e revisão de um artigo para publicação; e elaboração de posters científicos.
Método de Avaliação
O/as aluno/as podem frequentar esta unidade curricular em regime de avaliação ao longo do semestre ou de exame final. Para obterem aproveitamento em regime de avaliação ao longo do semestre deverão: 1) Apresentar o conjunto de trabalhos requerido nesta UC (investigação realizada em grupo e apresentada sob a forma de poster e escrita de pequeno artigo científico de síntese da investigação realizado individualmente). 2) Estar presentes nas aulas Teórico-Práticas (podem faltar no máximo a 3 Teórico-Práticas) e, pelo menos, a um mínimo de 50% de Práticas Laboratoriais. Em regime de avaliação ao longo do semestre, os alunos estarão sujeitos a 3 formas de avaliação: 1) um trabalho de grupo sobre a investigação realizada durante o semestre apresentado oralmente e em formato poster (50%); 2) um trabalho individual sobre a investigação realizada ao longo do semestre, apresentado sob o formato de pequeno artigo científico (45%) 3) participação em estudos no LAPSO (1h30 no sistema SPI) (5%). Esta participação pode ser substituída por uma tarefa proposta pelo/a docente. Ficam aprovados o/as aluno/as que, tendo em todas as avaliações notas superiores a 9.5 valores, obtenham uma média final igual ou superior a 9.5 valores. O/as aluno/as que não estiverem inscritos em avaliação ao longo do semestre poderão recorrer ao regime de avaliação por exame final. No regime de avaliação por exame final, o/as aluno/as apresentam individualmente os mesmos trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre, mas estão dispensados de comparecer às aulas TP e PL. Aos/às aluno/as que reprovem na avaliação na primeira época ou que pretendam melhorar a sua nota será conservada a melhor nota dos trabalhos realizados durante o semestre e será pedido que elaborem um novo trabalho de investigação a acordar com o docente (entrega até à data de avaliação da 2ª época), com submissão do artigo escrito e defesa oral em data e hora a combinar.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 123.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Dunn, P. K. (2024). Scientific Research and Methodology: An introduction to quantitative research in science and health. https://bookdown.org/pkaldunn/SRM-Textbook Ray, W. J. (2022). Research methods for psychological science. Thousand Oaks : Sage. Heard, S. B. (2021). The scientist's guide to writing: How to write more easily and effectively throughout your scientific career (2nd ed.). Princeton University Press. Harrison, E., & Rentzelas, P. (2021). Your psychology dissertation. Sage. Guidelines for researchers on personal data protection https://iscte-iul.pt/assets/files/2022/12/12/1670862287212_guidelines_for_researchers_on_personal_data_protection.pdf Prada, M. & Garrido, M.V. (2013) Conhecer as regras do jogo: Uma introdução as normas para escrita científica da American Psychological Association. Psicologia, 27, 2, 107-143 American Psychological Association (2019). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). Washington, DC: Author.:
Secundária
- Bryman, A. & Cramer, D. (2003). Análise de dados em ciências sociais. Introdução às técnicas utilizando o SPSS para windows (3ª Ed.). Oeiras: Celta. Fiske, S.T., Gilbert, D. T., & Lindzey, G. (Eds.) (2010). The handbook of social psychology (5th ed., Vol. I, pp. 51-139). Hoboken, New Jersey: Wiley. Reis, H., & Judd, C. (2014). Handbook of research methods in social and personality psychology. (2nd Ed.) Cambridge: Cambridge University Press. Sternberg, R. J. (Ed.) (2019). Guide to publishing in psychology journals (2nd Ed.), Cambridge: Cambridge University Press. Bibliografia específica será recomendada nas aulas teórico-práticas a decorrer durante o semestre e nos encontros tutoriais com os investigadores.: