Currículo
Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais (2020) 03793
Contextos
Groupo: Psicologia das Relações Interculturais - 2020 > 2º Ciclo > Trabalho Final
ECTS
42.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O/A aluno/a que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Identificar, independentemente, mas sob supervisão, uma questão de investigação cientificamente relevante da literatura existente OA2. Realizar uma revisão literária, e utilizar teorias e evidências para formular hipóteses testáveis OA3. Conceber métodos e materiais de forma sensível à cultura para testar hipóteses empiricamente OA4. Realizar uma estudo empírico e analisar os dados adequadamente OA5. Interpretar os resultados no contexto teórico OA6. Descrever os resultados cientificamente e apresentar os resultados oralmente de forma coerente
Programa
No início desta unidade curricular, os alunos poderão escolher um tópico de interesse pessoal e relevante para o atual estado da arte, bem como um orientador. Com o orientador, os alunos deverão: - Formular a questão de partida - Identificar literatura relevante, e elaborar uma revisão teórica e empírica - Formular o problema de investigação e as hipóteses - Desenhar um estudo que teste as hipóteses - Criar um procedimento e os materiais - Conduzir o estudo - Analisar e interpretar resultados - Elaborar o plano da dissertação - Escrever a dissertação Em pontos chave neste processo, os/as alunos/as receberão feedback relevante para a área de conteúdo da sua dissertação e do próprio processo de investigação. Em particular, os/as alunos/as receberão feedback sobre o desenho de um estudo empírico e sobre o processo de escrita. Em ambos os casos serão disponibilizadas orientações gerais e literatura relevante.
Método de Avaliação
A dissertação será defendida em provas públicas onde se avalia as componentes técnica, o trabalho escrito e a apresentação e defesa pública. A Dissertação deve ser apresentada de acordo com as normas e nos prazos estabelecidos pelo ISCTE-IUL. A presença nos seminários é fundamental para o desenvolvimento do projeto. Será facultada ao júri a informação sobre o envolvimento do/a aluno/a, como elemento adicional na avaliação. Esta UC não tem exame final nem é possivel a melhoria de nota.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 989.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- American Psychological Association (2019). Publication manual of the American Psychological Association, 7th ed. Washington, DC: American Psychology Association. ISCTE (2020). Normas para a formatação e apresentação gráfica da Dissertação ou Trabalho de Projeto dos Mestrados da Escola de Ciências Sociais e Humanas. Sternberg, R. J. (2000). Guide to publishing in psychology journals. Cambridge: Cambridge University Press. Reis, H. T., & Judd, C. M. (Eds.) (2000). Handbook of research methods in social and personality psychology. New York: Cambridge University Press.:
Secundária
- Braun, V. and Clarke, V. (2021) Thematic Analysis: A Practical Guide. Sage. Breakwell, G., Wright, D. M., & Barnett, J. (2020). Research Methods in Psychology. (5th ed.) Sage. https://uk.sagepub.com/en-gb/eur/research-methods-in-psychology/book257083 Field, A. P., (2024). Discovering statistics using IBM SPSS statistics (6th edition). Sage. Hart, C. (1998). Doing a literature review: releasing the social science research. Sage. Krueger, R. and Casey, M. (2014) Focus Groups: A Practical Guide for Applied Research. Sage. McBride, D. M. (2023). The process of research in psychology (5th ed.). Sage. Punch, K.F. (2016). Developing effective research proposals (3rd Ed.). Sage. Sullivan, C., Gibson, S., & Riley, S. (Eds.) (2023). Doing Your Qualitative Psychology Project. (2nd ed.) Sage.: