Currículo
Estereótipos, Preconceito e Discriminação: Temas Avançados 01687
Contextos
Groupo: Psicologia das Relações Interculturais - 2020 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Definir e relacionar os conceitos de estereótipo, preconceito e discriminação. OA2. Aplicar instrumentos e procedimentos de avaliação dos estereótipos, preconceito e discriminação. OA3. Contextualizar historicamente as teorias sobre o desenvolvimento dos estereótipos, preconceito e discriminação. OA4. Descrever e relacionar as teorias sobre a expressão dos estereótipos, preconceito e discriminação. OA5. Explicar as semelhanças e as diferenças na prevalência, conteúdo, e modos de expressão dos estereótipos, preconceito e discriminação relativamente a diferentes categorias sociais e contextos intergrupais e ao longo da vida (infância, adolescência e idade adulta). OA6. Avaliar as intervenções para a redução dos estereótipos, preconceito e discriminação, identificando as suas potencialidades e limitações. OA7. Refletir criticamente sobre a Psicologia Social aplicada ao estudo dos estereótipos, preconceito e discriminação, identificando questões de investigação em aberto.
Programa
CP1. Introdução ao Preconceito, Estereótipos e Discriminação 1.1 Definições e níveis de análise em Psicologia Social 1.2 Análise histórica sobre o estudo do preconceito CP2. Processos básicos e causas do Preconceito, Estereótipos e Discriminação 2.1 Processos cognitivos, afetivos e motivacionais 2.2 Diferenças individuais 2.3 Identidade social e auto-categorização CP3. Expressão contemporânea de preconceitos, estereótipos e discriminação 3.1 Expressão do racismo e do sexismo desde a infância até à idade adulta 3.2 Perspetivas contemporâneas sobre o heterossexismo 3.3 Explicações contemporâneas sobre preconceito e discriminação contra a imigração CP4. Impacto social do preconceito, estereótipos e discriminação 4.1 Ameaça de estereótipo e estratégias de coping 4.2 Preconceito institucional e políticas públicas CP5. Intervenções 5.1 Autorregulação e preconceito 5.2 Intervenções para combater a ameaça dos estereótipos 5.3 Ação coletiva e mudança social
Método de Avaliação
O/as aluno/as podem concluir a UC através de 1) avaliação ao longo do semestre ou 2) avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui: 1.1) leitura individual de 10 artigos-chave indicados pelo docente acompanhada de publicação de um breve comentário crítico na plataforma moodle (10%); 1.2) em grupo, preparação e realização de um debate (prós-e-contras) em aula, de um artigo científico sobre os conteúdos da UC, identificado pelos/as alunos/as e validado pelo docente (20%); 1.3) ensaio escrito, individual, que requer a aplicação dos conceitos e/ou teorias apresentados na UC à análise de uma situação real; esta situação deve envolver uma relação entre duas ou mais pessoas, e que podendo ser conceptualizada a partir de diferentes níveis de análise, inclua, necessariamente, o nível intergrupal (30%); 1.4) teste escrito individual a realizar no período de exames (40%). Ficam aprovados o/as aluno/as com presença em pelo menos 80% das aulas (12), que tenham nota mínima em cada elemento de avaliação de, pelo menos, 8.5 valores e média final igual ou superior a 9.5 valores. A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 119.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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Secundária
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