Currículo

Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação 01688

Contextos

Groupo: Psicologia das Relações Interculturais - 2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Definir aculturação e avaliar criticamente quadros teóricos . OA2. Explicar a relação entre aculturação, bem-estar psicológico, competência cultural e relações interculturais. OA3. Identificar características da competência cultural e reflectir sobre as próprias competências. OA4. Descrever elementos da comunicação humana, como variam através de contextos culturais e como se relacionam com competência cultural. OA5. Explorar métodos de treino intercultural. OA6. Identificar micro-agressões na comunicação intergrupal. OA7. Descrever o que é contacto intercultural/intergrupal e as suas diferentes formas. OA8. Explicar os preditores, mecanismos e consequências do contacto. OA9. Explicar as assimetrias do contacto (valência, estatuto/poder, mudança social/acção colectiva). OA10. Reflectir sobre as limitações e benefícios: desafios na implementação do contacto.

Programa

CP1. Relações interculturais e dinâmicas da aculturação: 1.1. Aculturação e orientações 1.2 Aculturação e Adaptação CP2. Comunicação humana e o contexto cultural 2.1 Competência Cultural 2.2. Elementos dos processos de comunicação humana e cultura 2.3. Treino Intercultural CP3. Comunicação intergrupal e discriminação 3.1. O conceito de micro-agressões 3.2. Micro-agressões e consequências para os alvos CP4. Contacto Intercultural/Intergrupal 4.1. Teoria do Contacto 4.2. Formas de contacto 4.3 Quando e como o contacto funciona CP5. Assimetrias e limitações na Investigação sobre contacto 5.1. Valência, poder and mudança social 5.2 Desafios na implementação do contacto

Método de Avaliação

O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. 1) Avaliação ao longo do semestre: A avaliação inclui um trabalho de grupo (40%) e um teste a realizar no final do semestre (i.e., 1.ª época) (60%) que envolverá os conceitos básicos, teorias e tópicos discutidos ao longo do curso. Nota mínima de 9.5 no teste e no trabalho de grupo. OU 2) Avaliação por Exame : Exame de verificação de todos os conteúdos da unidade curricular (conceitos, teorias, tópicos e aplicações) (100%). O exame terá lugar nos momentos de avaliação previstos pelo RGACC do Iscte.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Ward, C., & Szabo, A. (2019). Affect, Behavior, Cognition and Development: Adding to the alphabet of acculturation. Handb. of culture and psych. (2 ed). Oxford University Press. Leung, K., Ang, S., & Tan, M. L. (2014). Intercultural competence. Ann. Review of Org. Psych. and Org. Beh, 1, 489-519. Fowler, S.M., & Yamaguchi, M. (2020). An analysis of methods for intercultural training. The Cambridge handb. of intercultural training (4ed., pp. 192-257). Cambridge University Press. White, F. A., et al (2021). Intergroup contact and social change: Implications of negative and positive contact for collective action in advantaged and disadvantaged groups. JSI, 77, 132–153. Sengupta, N. K., et al (2023). Does intergroup contact foster solidarity with the disadvantaged? A longitudinal analysis across 7 years. American Psychologist. Sue, D. W.,et al. (2007). Racial microaggressions in everyday life: Implications for clinical practice. American Psychologist, 62, 271–286.:

Secundária

  • Additional readings will be requested throughout the semester.:

Disciplinas de Execução