Currículo
Abordagens e Temas Emergentes em Psicologia Social 04871
Contextos
Groupo: Psicologia Social e das Organizações - 2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O/A aluno/a que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Enquadrar teoricamente cada uma das temáticas OA2. Conhecer as principais abordagens metodológicas adotadas para cada temática OA3. Analisar criticamente a literatura sobre cada temática OA4. Discutir as implicações práticas da investigação sobre cada temática OA5. Refletir sobre as questões éticas associadas a cada temática OA6. Propor nova investigação sobre temáticas emergentes da psicologia social. OA7. Propor novas implicações e intervenções sobre temáticas emergentes da psicologia social.
Programa
1. Mudança Comportamental 1.1. Decisão racional versus decisão comportamental: Racionalidade limitada e impacto nas decisões 1.2. Arquitetura da escolha e nudging 2. Neurocognição da percepção social 2.1. Neurodiversidade e percepção de pessoas 2.2. Cognição social na era digital e inteligência artificial 3. Discurso de ódio e Relações intergrupais 3.1 Uma abordagem psicossocial e linguística ao discurso de ódio online 3.2. Contradiscurso: uma ferramenta para combater o ódio?
Método de Avaliação
Ao longo do semestre: Assiduidade obrigatória em 75% das aulas. Elementos de avaliação: Trabalho de grupo escrito sobre um dos módulos programáticos, num tema à escolha dentro desse módulo (40%); frequência (60%). Aprovação requer nota mínima de 9.5 valores em cada elemento. Avaliação final: Exame, nas condições vigentes no RGAC. A nota pondera a 100%: exame (60%), ensaio escrito sobre tema proposto pela equipa docente (40%). Aprovação requer nota igual ou superior a 9.5 valores.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Carvalho, P., Caled, D., Silva, C., Batista, F., & Ribeiro, R. (2024). The expression of hate speech against Afro-descendant, Roma, and LGBTQ+ communities in YouTube comments. Journal of Language Aggression and Conflict, 12(2), 171-206 Fernandes, J. M., Cajão, R., Lopes, R., Jerónimo, R., & Barahona-Corrêa, J. B. (2018). Social cognition in schizophrenia and autism spectrum disorders: a systematic review and meta-analysis of direct comparisons. Frontiers in Psychiatry, 9, 504 Fischer, A., Halperin, E., Canetti, D., & Jasini, A. (2018). Why we hate. Emotion Review, 10(4), 309-320 Henschel, A., Hortensius, R., & Cross, E. S. (2020). Social cognition in the age of human–robot interaction. Trends in Neurosciences, 43(6), 373-384 Kahneman, D. (2012). Pensar, depressa e devagar. Temas & Debates Thaler, R.H., & Sunstein, C. R. (2024). Nudge: A edição final. Lua de Papel.:
Secundária
- Ariely, D. (2020). Previsivelmente irracional. Lua de Papel Firth, J., Torous, J., López‐Gil, J. F., et al. (2024). From online brains to online lives: understanding the individualized impacts of Internet use across psychological, cognitive and social dimensions. World Psychiatry, 23(2), 176-190 Guerra, R., Carvalho, P., Marques, C., Carmona, M., et al (2024). Unpacking online hate speech and counter-speech in Portuguese social media: A linguistic and social-psychological approach. Unpublished Working paper kNOwHATE EU project.: