Currículo
Dissertação em Psicologia Social e das Organizações 00113
Contextos
Groupo: Psicologia Social e das Organizações - 2020 > 2º Ciclo > Trabalho Final
ECTS
42.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O/A estudante que conclua com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Conhecer as etapas da elaboração de um projeto de investigação. OA2. Reconhecer e aplicar regras éticas em investigação. OA3. Identificar, delimitar e enquadrar conceptualmente um problema pertinente de investigação. OA4. Elaborar uma revisão de literatura relevante e adequada ao problema formulado utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito. OA5. Delinear eficazmente a estratégia metodológica para dar resposta adequada ao problema de pesquisa formulado. OA6. Redigir um projeto de investigação adequado a uma dissertação de mestrado ou trabalho de projeto. OA7. Apresentar oralmente o trabalho efetuado e a argumentação elaborada. OA5: Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua posição; OA6: Comunicar por escrito e oralmente o trabalho efectuado e a argumentação elaborada.
Programa
CP1: Etapas e processos na elaboração de um projeto de investigação CP2: Questões éticas na investigação CP3: Formulação do problema e objetivos de investigação e respetiva sustentação teórica CP4: Adequação do plano de pesquisa ao problema e objetivos CP5: Apresentação e interpretação de resultados CP6: Normas de redação e apresentação CP7. Preparação para defesa oral da dissertação/trabalho de projeto
Método de Avaliação
A dissertação será defendida em provas públicas onde se avalia as componentes técnica, o trabalho escrito e a apresentação e defesa pública. A Dissertação deve ser apresentada de acordo com as normas e nos prazos estabelecidos pelo ISCTE-IUL. A presença nos seminários é fundamental para o desenvolvimento do projeto. Será facultada ao júri a informação sobre o envolvimento do/a aluno/a, como elemento adicional de contextualização da avaliação.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 999.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- APA. (2020). Publication Manual of the American Psychological Association (7th ed.). APA Bui, Yvonne N. (2014). How to write a master's thesis. SAGE. Fleming, R. S., & Kowalsky, M. (2021). Survival skills for thesis and dissertation candidates. Springer International Publishing. Harrison & Rentzelas (2021). Your psychology dissertation. SAGE. Garrido, M. V., & Prada, M. (Orgs.). (2016). Manual de competências pessoais e académicas. SíLABO. O'Leary, Z. (2017). The essential guide to doing your research project. SAGE. Punch, K.F. (2016). Developing effective research proposals. SAGE.:
Secundária
- Bell, J., & Waters, S. (2018). Doing your research project: A guide for first-time researchers. Open University Press. Bishop, D.V. & Thompson, P.A. (2024). Evaluating What works: An Intuitive Guide to Intervention Research for Practitioners. CRC Press. Available online: https://bookdown.org/dorothy_bishop/Evaluating-What-Works/) Friedland, A., J., Folt, C. L., & Mercer, J. L. (2018). Writing successful science proposals. Yale University Press Heard, S. B. (2021). The scientist's guide to writing: How to write more easily and effectively throughout your scientific career. Princeton University Press. Page M.J., et al. (2021) The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. PLoS Med 18(3): e1003583. Pennington, C. (2023). A student’s guide to Open Science: Using the replication crisis to reform psychology. Open University Press. Prada, M., Camilo, C., Garrido, M. V. & Rodrigues, D. L. (2021). O diabo está nos pormenores: Introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association (7ª edição). Psicologia. 35 (1), 95-146. Ridley, D. (2012). The literature review: a step-by-step guide for students. Sage. Walliman, N. (2019). Your research project. SAGE. files/2020/07/14/1594736316665_Iscte_Normas_Graficas_2020.pdf Orientações aos Investigadores sobre Proteção de Dados Pessoais Page M.J., et al. (2021) The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. PLoS Med 18(3): e1003583. Prada, M., Camilo, C., Garrido, M. V. & Rodrigues, D. L. (2021). O diabo está nos pormenores: Introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association (7ª edição). Psicologia. 35 (1), 95-146. Ridley, D. (2008). The literature review: aAstep-by-step guide for students. Sage. Tackett, J. L., Brandes, C. M., Dworak, E. M., & Shields, A. N. (2020). Bringing the (pre)registration revolution to graduate training. Canadian Psychology, 61(4), 299-309.: