Currículo

Concepção e Avaliação de Projectos M8226

Contextos

Groupo: Psicologia Social e das Organizações - 2020 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 Descrever os principais conceitos e etapas na concepção de projectos; OA2 Identificar oportunidades e definir problemas para o desenho de projectos; OA3 Construir o modelo teórico de processo do projecto/programa; OA4 Utilizar as principais ferramentas na concepção e planeamento de projectos; OA5 Definir os objectivos, hipóteses, os recursos necessários e os canais, métodos e estratégias de intervenção no planeamento de um projecto; OA6 Utilizar diferentes metodologias e processos na avaliação de projectos; OA7 Conceber e avaliar diferentes tipos de projetos e programas.

Programa

CP1 Principais conceitos na concepção de Projectos 1.1 Definição de Projecto e Programa 1.2Ciclo de vida de um projecto CP2Oportunidade do Projecto e problema 2.1A identificação do problema 2.2Estratégias de definição de problemas: definição pelo cliente; análise de indicadores sociais; avaliação de necessidades CP3A teoria/investigação na concepção de projetos 3.1Conceptualização do problema e racional teórico 3.2Variável resultado 3.3Desenvolvimento de modelos de processo: revisão de literatura 3.4Tabela da balança CP4Ferramentas e técnicas 4.1Definição e componentes do Modelo Lógico(ML) 4.2Abordagens de construção do ML 4.3Fases do ML CP5Actividades associadas ao ML 5.1Objectivos e hipóteses 5.2Canais, métodos estratégias CP6Avaliação projetos 6.1Tipos de avaliação 6.2Desenhos e instrumentos de avaliação CP7Concepção e avaliação de projetos específicos

Método de Avaliação

Em avaliação ao longo do semestre, existem 2 momentos de avaliação: Um teste individual (30%) e um trabalho de grupo (desenho e avaliação de programa/escolha livre do tema), que inclui um relatório (70%). Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9.5 valores nas duas avaliações. Os alunos que reprovem na avaliação ao longo do semestre, poderão realizar a avaliação por exame individual.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Braverman, M. (2023). Evaluating program effectiveness : validity and decision-making in outcome evaluation . SAGE Buunk, A. P. (2021). Applying social psychology: From problems to solutions. SAGE Eldredge, L. K. B., Markham, C. M., Ruiter, R. A., Fernandez, M. E., Kok, G., & Parcel, G. S. (2016). Planning health promotion programs: an internvention mapping approach. John Wiley & Sons. Kok, G., Gottlieb, N. H., Peters, G. J. Y., Mullen, P. D., Parcel, G. S., Ruiter, R. A. C., … Bartholomew, L. K. (2015). A taxonomy of behaviour change methods: an Intervention Mapping approach. Health Psychology Review, 10(3), 297–312. https://doi.org/10.1080/17437199.2015.1077155 Newcomer, K. E., Hatry, H. P., & Wholey, J. S. (2015). Handbook of practical program evaluation. John Wiley & Sons:

Secundária

  • Fawcett, S.B., Francisco, V.T., Schultz, J.A., Berkowitz, B., Wolff, T.J., & Nagy, G. (2000). The Community Tool Box: A Web-based resource for building healthier communities. Public Health Reports, 115(2&3), 274-278 Giancola, S. P. (2021). Program evaluation: Embedding evaluation into program design and dvelopment. Sage Publications. Harris, M. J. (2017). Evaluating public and community health programs. John Wiley & Sons. Marques, S. Vauclair, M.L., Rodrigues, R., Mendonça, J., Gerardo, F., Cunha, F. (2015). imAGES: Programa de intervenção de promoção de imagens positivas de envelhecimento em crianças e adolescentes. Lisboa: SCML & Leya Editores. Marques, S., Vauclair, Rodrigues, R., C.M., Mendonça, J., Gerardo, F. & Cunha, F. (2017). imAGES: intervention program to prevent ageism in children and adolescents. In Baker, H.E., Krueger, T.M. & Karasik, R.J. (Eds). A Hands-on approach to teaching about ageing (pp. 24-30). Springer Publishing Company. McKenzie, J. F., Neiger, B. L., & Thackeray, R. (2022). Planning, implementing and evaluating health promotion programs. Jones & Bartlett Learning. Michie, S., Richardson, M., Johnston, M., Abraham, C., Francis, J., Hardeman, W., ... & Wood, C. E. (2013). The behavior change technique taxonomy (v1) of 93 hierarchically clustered techniques: building an international consensus for the reporting of behavior change interventions. Annals of behavioral medicine, 46(1), 81-95. Ruiter, R. A., Massar, K., van Vugt, M., & Kok, G. (2012). Applying social psychology to understanding social problems. Social psychology of social problems: The intergroup context, 337-362. Thomas, V. G., & Campbell, P. B. (2020). Evaluation in today’s world: Respecting diversity, improving quality, and promoting usability. Sage Publications. Westland, J. (2006). The project management life cycle: a complete step-by-step methodology for initiating, planning, executing & closing a project successfully. Kogan Page Limited.:

Disciplinas de Execução

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre