Currículo

Estágio em Psicologia Social da Saúde e do Bem-Estar 04867

Contextos

Groupo: Psicologia Social da Saúde e Bem-Estar - 2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

30.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1. Contactar, proativamente, com potenciais locais de estágio . OA2. Colaborar ativamente na definição dos objetivos e do programa de estágio. OA3. Demonstrar motivação, capacidade de aprendizagem autónoma e de resposta perante os desafios suscitados no estágio. OA4. Utilizar instrumentos teóricos e metodológicos adequados à abordagem de problemas concretos. OA5. Demonstrar maturidade e competências interpessoais no decorrer da sua integração profissional no local de estágio. OA6. Manter sempre, no local de estágio, uma postura pessoal e profissional digna da Instituição Universitária que representa. OA7. Adoptar uma conducta que respeite as normas internas da entidade que concede o estágio. OA8. Agir de acordo com as normas de conduta ética da profissão OA9. Analisar e refletir criticamente sobre as atividades realizadas durante o estágio. OA10.Elaborar um relatório no termo do estágio.

Programa

A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas. Mais importante do que a transmissão de conhecimentos, nesta UC importa sobretudo a aplicação de conhecimentos, a consolidação de atitudes e o treino de competências. Desta forma, a UC assenta no trabalho desenvolvido a pelo estudante (autonomamente e em contacto direto com o local de estágio) e apresentado ao longo das sessões de orientação individuais e em grupo. Não obstante a ausência de um programa no sentido tradicional do termo, algumas dos conteúdos da UC compreendem, mas não esgotam, as seguintes: CP1. Delineamento e concetualização do plano de estágio. CP2: Ética e deontologia na prática profissional. CP3: Comunicação e gestão de conflitos. CP4: Intervenção e tomada de decisão em contextos multidisciplinares. CP5: Processos de avaliação e intervenção em contextos de saúde e bem-estar. CP6: Elaboração de relatório final de estágio.

Método de Avaliação

A avaliação do estágio é feita, exclusivamente, ao longo do semestre: 20 % desempenho no local de estágio, avaliação realizada pelo/a orientador/a no local de estágio, baseada em grelha de avaliação fornecida pelo Departamento de psicologia; 15% participação e apresentação dos planos de estágio nos Seminários de estágio, realizada pelo coordenador dos seminários; 15% avaliação do processo de aprendizagem ao longo do ano, realizado pelo orientador interno, com base em grelha fornecida pelo Departamento; 50% relatório final de estágio, avaliado por docente/investigador do Departamento, que não o orientador interno de estágio, e com base em grelha de avaliação fornecida pelo Departamento.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 302.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Baird, B. (2016). The internship, practicum, and field placement handbook: A guide for the helping professions (7ª ed.). Pearson Education Bartholemew Eldredge et al. (2016). Planning Health Promotion Programs: An Intervention Mapping Approach (4ª Ed.). New York: John Wiley & Sons Inc. Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011). Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Diário da República, 2.ª série, 78, 20 de Abril de 2011, 17931- 17936. Ordem dos Psicólogos Portugueses (2016). O perfil dos Psicólogos da Saúde. O.P.P. Frederick, S.H., & king, M. (2019). The successful internship: personal, professional and civic development in experiential learning (5ª Ed.). Belmont: Brooks/Cole.:

Secundária

Disciplinas de Execução