Currículo
Avaliação e Intervenção na Promoção da Saúde 02862
Contextos
Groupo: Psicologia Social da Saúde (2015) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O/A estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1. Explicar os principais pressupostos teóricos, metodológicos e empíricos nas áreas da promoção da saúde, tendo subjacente uma perspetiva psicossocial. OA2. Diferenciar e explicar as principais características da intervenção psicossocial na promoção da saúde em contextos específicos. OA3. Analisar criticamente e comparar estratégias de intervenção psicossocial na promoção da saúde em domínios específicos. OA4. Analisar de forma crítica a investigação empírica e os programas de intervenção nas áreas da promoção da saúde.
Programa
1. A especificidade da perspetiva psicossocial na promoção da saúde 1.1. Promoção da saúde: conceitos e definições 1.2. Pressupostos 1.3. Métodos de avaliação e de intervenção 1.4. Contextos de promoção da saúde 2. Fundamentos de avaliação e intervenção na promoção da saúde 2.1. Pressupostos teóricos 2.2. Tipos de intervenção 2.3. Tipos e desenhos de avaliação 2.4. Indicadores e instrumentos de avaliação 3. Áreas específicas de avaliação e intervenção 3.1. Promoção de estilos de vida saudáveis 3.2. Sexualidade, saúde reprodutiva e saúde materno-infantil 3.3. Consumos aditivos e dependências 3.4. Rastreios, vacinação, prevenção de acidentes e segurança rodoviária 3.5. Saúde mental e bem-estar 3.6. Envelhecimento ativo e saudável
Método de Avaliação
O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de: (1) dois testes individuais escritos (70%); (2) um trabalho de grupo escrito que incidirá sobre a análise crítica de um programa de promoção da saúde (30%). Ficam aprovados os alunos que tenham nota mínima em cada elemento de avaliação de pelo menos 7.5 valores, e média final igual ou superior a 9.5 valores. A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%). Ficam aprovados os estudantes obtenham uma classificação final de pelo menos 9.5 valores.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Bennet, P., & Murphy, S. (1999). Psicologia e promoção da saúde. Climepsi. Cragg, L., Davies, M., & Macdowall, W. (eds.). (2013). Health promotion theory (2nd ed). McGraw-Hill Education. Fertman, C. I., & Grim, M. (eds.). (2022). Health promotion programs: From theory to practice (3rd ed). Society for Public Health Education. Harris, M.J. (2010). Evaluating Public and Community Health Programs. Jossey-Bass. McKenzie, J. F., Neiger, B. L., & Thackeray, R. (2017). Planning, implementing, and evaluating health promotion programs: A primer (7th ed). Pearson. Nutland, W., & Cragg, L. (eds.). (2015). Health Promotion Practice (2nd ed). Open University Press. Snelling, A. M. (ed). (2014). Introduction to health promotion. Josey-Bass. Stephens, C. (2008). Health Promotion: A Psychosocial Approach. Open University Press.:
Secundária
- Bartholomew, L. K. (2011). Planning health promotion programs: An intervention mapping approach. San Francisco: Jossey-Bass. Baum, A., Revenson, T.A., & Singer, J. (2012). Handbook of health psychology (2nd ed). Psychology Press. Bennet, P. (2000). Introduction to clinical health psychology. Open University Press. Conner, M., & Armitage, C.J. (2002). The social psychology of food. Open University Press. DiClemente R. J., Crosby R. A., Kegler M. (2009). Emerging theories in health promotion practice and research (2nd ed). Jossey-Bass. Fernández-Ballesteros, R. (2009). Envejecimiento activo: Contribuciones de la psicologia. Ediciones Pirâmide. Friedman, H.S. (Ed) (2011). The Oxford handbook of health psychology. Oxford University Press. Glanz, K., Rimer, B.K., & Viswanath, K. (2008). Health behavior and health education: Theory, research, and practice. Jossey-Bass. Katz, M.H. (2010). Evaluating clinical and public health interventions: A practical guide to study design and statistics. Cambridge University Press. OCDE/Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde (2021), Portugal: Perfil de Saúde do País 2021, Estado da Saúde na UE, OCDE, Paris/Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde, Bruxelas. Ogden, J. (2023). Health psychology: A textbook (7th ed). McGraw Hill. Ollhoff, J., & Ollhoff, L. (2004). Getting along: Teaching social skills to children and youth. Sparrow Media Group. Wolfe, D. Et al (1996). The youth relationships manual: A group approach with adolescents for the prevention of woman abuse and the promotion of healthy relationships. Sage. Miller, W.R., & Rollnick, S. (2012). Motivational interviewing: Helping people change (Applications of motivational interviewing) (3th ed). The Guilford Press. Rosengren, D.B. (2009). Building motivational interviewing skills: A practitioner workbook. New York: Guilford Press. Bibliografia adicional será indicada ao longo do semestre.: