Currículo

Comunicação em Saúde (Mpss) 02920

Contextos

Groupo: Psicologia Social da Saúde (2015) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final desta UC os alunos deverão ser capazes de: O1- Conhecer os principais obstáculos à boa comunicação entre profissionais de saúde e utentes O2 - Identificar os fatores que facilitam o sucesso das mensagens de promoção da saúde O3 - Identificar a influência das principais variáveis psicossociais na percepção de riscos; O4 - Caraterizar as variáveis determinantes para uma comunicação de riscos eficiente; O5 - Identificar as oportunidades e ameaças da utilização de novas tecnologias de comunicação na promoção da saúde

Programa

P1. Introdução a Comunicação em saúde P2. A comunicação dos profissionais de saúde com os utentes 2.1. competências de base para a comunicação profissional com os utentes 2.2. preparação para a diversidade 2.3. gestão de conflitos e da relação com os familiares 2.4. burnout profissional P3. Comunicação em saúde e promoção da saúde 3.1.Estratégias de comunicação e modelos de comportamentos de saúde 3.2. Aumentar a motivação para a mudança de comportamento 3.3. Implementar a mudança de comportamentos 3.4. Adaptação à diversidade de utilizadores: literacia de saúde, tayloring e envolvimento P4. Comunicação de riscos 4.1. Percepção de risco 4.2. Processos que influenciam a perceção de riscos (individuais, interpessoais, grupais) 4.3. Processamento de mensagens de risco e do apelo ao medo 4.4. Comunicação em situação de crise P5 Novos desafios na comunicação em saúde 5.1. Os novos meios de comunicação em saúde 5.2. E-health e M-Health

Método de Avaliação

O sistema de avaliação periódica é composto por: Apresentações e Participação nas aulas (20%); Trabalho final (45%); Teste final (35%). A nota mínima em cada uma das componentes é de 8 valores. O aluno deve assegurar uma assiduidade igual ou superior a 80%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica. Os alunos que reprovarem na avaliação regular possuem duas épocas de exame (1ª e de recurso), tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 123.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Verplanken, B., & Wood, W. (2006). Interventions to break and create consumer habits. Journal of Public Policy & Marketing, 90-103 van Servellen, G. (2009). Communication skills for the health care professional: Concepts, practice, and evidence (2nd ed.). Las Angeles, CA: Jones and Bartlett Publishers. Stroebe, W. & Stroebe, M. (1995). Psicologia social e saúde. Lisboa: Instituto Piaget. Ogden, J. (2000). Psicologia da Saúde. Lisboa: Climepsi Editores. -- capítulo 2 Kahneman, D. (2012). Pensar, depressa e devagar. Temas e debates. Breakwell, G.M. (2014). The psychology of risk (2nd edition). Cambridge: Cambridge University Press. (PS.141 BRE*Psy) Armitage, C. J., & Conner, M. (2000). Social cognition models and health behaviour: A structured review. Psychology and Health, 15(2), 173-189. Arkin, E.B. (2004). Making Health Communication Programs Work (rev. Ed. ). US: National Cancer Institute. :

Secundária

  • • Healthy People 2020 Interventions and Resources on Health Communication and Health Information Technology U.S. Department of Health and Human Services (www.healthypeople.gov/2020/topicsobjectives2020/overview.aspx?topicid=18) • Directory of Research-Tested Intervention Programs (RTIPs) National Cancer Institute and Substance Abuse and Mental Health Services(rtips.cancer.gov/rtips) • Making Health Communication Programs Work (Pink Book) National Cancer Institute (www.cancer.gov/cancertopics/cancerlibrary) • HealthCommWorks Centers for Disease Control and Prevention (www.cdc.gov/HealthCommWorks) • Health Literacy Resources Centers for Disease Control and Prevention (www.cdc.gov/healthliteracy) • CDCynergy Centers for Disease Control and Prevention (www.cdc.gov/healthcommunication/cdcynergy) • Gateway to Health Communication and Social Marketing Practice Centers for Disease Control and Prevention (www.cdc.gov/healthcommunication) • The Community Guide in Action: Stories from the Field (www.thecommunityguide.org/CG-in-Action) :

Disciplinas de Execução

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre