Currículo
Avaliação e Intervenção na Adaptação à Doença 02863
Contextos
Groupo: Psicologia Social da Saúde (2015) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O/a estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1 - Explicar os pressupostos teóricos e metodológicos de uma abordagem psicossocial à adaptação à doença. OA2- Aplicar e interpretar instrumentos de avaliação do ajustamento à doença e qualidade de vida. OA3- Diferenciar as características clínicas, epidemiológicas e impactos das doenças crónicas. OA4 – Diferenciar, analisar e aplicar métodos e programas de intervenção psicossocial para promoção do ajustamento às doenças crónicas. OA5 - Aplicar os princípios básicos e skills para realizar uma entrevista motivacional em contextos de promoção de adaptação à doença.
Programa
CP1: Introdução à abordagem psicossocial da adaptação à doença 1.1. Doenças crónicas: Definição, epidemiologia e impactos. 1.2. Funcionalidade e Incapacidade: concetualização e avaliação. 1.3. Adaptação vs. ajustamento à doença: Conceitos básicos e modelos psicossociais. 1.4. Avaliação psicossocial do ajustamento à doença e qualidade de vida. CP2: Avaliação e intervenção psicossocial na adaptação às doenças crónicas. 2.1. Características clínicas, epidemiológicas e impactos das dores crónicas, doenças oncológicas, cardiovasculares, metabólicas e infeciosas. 2.2. Metodologias de avaliação e intervenção psicossociais nas dores crónicas, doenças oncológicas, cardiovasculares, metabólicas e infeciosas. CP3: A entrevista motivacional aplicada a contextos de adaptação à doença. 3.1. Princípios básicos: espírito, foco motivacional e estilo de comunicação. 3.2. Treino de skills: questionar, afirmar, parafrasear, dar informação.
Método de Avaliação
Em avaliação ao longo do semestre, espera-se que o/as estudantes realizem: 1. Um teste sobre a todos os conteúdos abordados nas aulas (50%). 2. Uma apresentação oral de grupo (35%) de caso sobre dificuldades de ajustmento a doença crónica, com proposta de plano de avaliação e intervenção psicossocial (ver Diretrizes para Trabalho de Grupo). 3. Role-play (individual) de entrevista motivacional (15%) O/as aluno/as que não estiverem inscrito/as ou que reprovem na avaliação ao longo do semestre poderão realizar a UC em avaliação final que incluirá: um exame (85%) e o role-play da entrevista motivacional (15%). Ficam aprovados estudantes que, tendo em todas as avaliações notas superiores a 9,5 valores, obtenham uma média final igual ou superior a 9,5 valores.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Chan, F., Cardoso, E.S., & Chronister, J.A. (2009). Understanding Psychosocial Adjustment to Chronic Illness and Disability: A Handbook for Evidence-based Practitioners in Rehabilitation. NY: Springer. Dunn, D.S. (2015). The Social Psychology of Disability. Oxford: Oxford University Press. Kralik, D., Peterson, B., & Coates, V. (2010). Translating Chronic Illness Research Into Practice. Oxford: Wiley. Larsen, P.D. (2016, Ed.). Lubkin's Chronic Illness: Impact and Interventions (9th Ed.). Burligton: Jones and Bartlett Learning. Marini, I., & Stebnicki, M. (2012). The Psychological and Social Impact of Illness and Disability (6th ed.). NY: Springer Morewitz, S. (2006). Chronic Diseases and Health-care: New trends in Diabetes, Arthritis, Osteoporosis, Fibromyalgia, Low-back pain, Cardiovascular Disease and Cancer. New York: Springer. Rollnick, S., Miller, W., Butler, C.C. (2008). Motivational interviewing in health care: Helping patients change behaviour. London:Guilford Press.:
Secundária
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