Currículo

Avaliação e Intervenção na Adaptação à Doença 02863

Contextos

Groupo: Psicologia Social da Saúde (2015) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O/a estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1 - Explicar os pressupostos teóricos e metodológicos de uma abordagem psicossocial à adaptação à doença. OA2- Aplicar e interpretar instrumentos de avaliação do ajustamento à doença e qualidade de vida. OA3- Diferenciar as características clínicas, epidemiológicas e impactos das doenças crónicas. OA4 – Diferenciar, analisar e aplicar métodos e programas de intervenção psicossocial para promoção do ajustamento às doenças crónicas. OA5 - Aplicar os princípios básicos e skills para realizar uma entrevista motivacional em contextos de promoção de adaptação à doença.

Programa

CP1: Introdução à abordagem psicossocial da adaptação à doença 1.1. Doenças crónicas: Definição, epidemiologia e impactos. 1.2. Funcionalidade e Incapacidade: concetualização e avaliação. 1.3. Adaptação vs. ajustamento à doença: Conceitos básicos e modelos psicossociais. 1.4. Avaliação psicossocial do ajustamento à doença e qualidade de vida. CP2: Avaliação e intervenção psicossocial na adaptação às doenças crónicas. 2.1. Características clínicas, epidemiológicas e impactos das dores crónicas, doenças oncológicas, cardiovasculares, metabólicas e infeciosas. 2.2. Metodologias de avaliação e intervenção psicossociais nas dores crónicas, doenças oncológicas, cardiovasculares, metabólicas e infeciosas. CP3: A entrevista motivacional aplicada a contextos de adaptação à doença. 3.1. Princípios básicos: espírito, foco motivacional e estilo de comunicação. 3.2. Treino de skills: questionar, afirmar, parafrasear, dar informação.

Método de Avaliação

Em avaliação ao longo do semestre, espera-se que o/as estudantes realizem: 1. Um teste sobre a todos os conteúdos abordados nas aulas (50%). 2. Uma apresentação oral de grupo (35%) de caso sobre dificuldades de ajustmento a doença crónica, com proposta de plano de avaliação e intervenção psicossocial (ver Diretrizes para Trabalho de Grupo). 3. Role-play (individual) de entrevista motivacional (15%) O/as aluno/as que não estiverem inscrito/as ou que reprovem na avaliação ao longo do semestre poderão realizar a UC em avaliação final que incluirá: um exame (85%) e o role-play da entrevista motivacional (15%). Ficam aprovados estudantes que, tendo em todas as avaliações notas superiores a 9,5 valores, obtenham uma média final igual ou superior a 9,5 valores.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Chan, F., Cardoso, E.S., & Chronister, J.A. (2009). Understanding Psychosocial Adjustment to Chronic Illness and Disability: A Handbook for Evidence-based Practitioners in Rehabilitation. NY: Springer. Dunn, D.S. (2015). The Social Psychology of Disability. Oxford: Oxford University Press. Kralik, D., Peterson, B., & Coates, V. (2010). Translating Chronic Illness Research Into Practice. Oxford: Wiley. Larsen, P.D. (2016, Ed.). Lubkin's Chronic Illness: Impact and Interventions (9th Ed.). Burligton: Jones and Bartlett Learning. Marini, I., & Stebnicki, M. (2012). The Psychological and Social Impact of Illness and Disability (6th ed.). NY: Springer Morewitz, S. (2006). Chronic Diseases and Health-care: New trends in Diabetes, Arthritis, Osteoporosis, Fibromyalgia, Low-back pain, Cardiovascular Disease and Cancer. New York: Springer. Rollnick, S., Miller, W., Butler, C.C. (2008). Motivational interviewing in health care: Helping patients change behaviour. London:Guilford Press.:

Secundária

  • Bradley, C. (2013, Ed.). Handbook of Psychology and Diabetes: A Guide to Psychological Measurement in Diabetes Research and Practice. New York: Psychology Press. Cordella, M., & Poiani, A. (2014). Behavioural Oncology: Psychological, CoGatchel, R.J., & Turk, D.C. (1999, Ed.). Psychosocial factors mmunicative, and Social Dimensions. New York: Springer. Gurung, R.A. (2005). Health Psychology: A cultural approach. Belmont, CA: Thomson/ Wadsworth. Haslam, C., Jetten, J., Cruwys, T., Dingle, G. A., & Haslam, A. (2018). The New Psychology of Health: Unlocking the Social Cure. London: Routledge. Holland, J. C., Breitbart, W. S., Jacobsen, P. B., Lederberg, M. S., Loscalzo, M. J., & McCorkle, R. S. (2010). Psycho-Oncology (2nd Ed.). New York: Oxford University Press. LeFort, S., et al. (2015). Living a Healthy Life with Chronic Pain. Boulder: Bull Publising Company. Lorig, K. et al. (2012). Living a Healthy Life with Chronic Conditions: Self-management of Heart disease, Arthritis, Diabetes, Depression, Asthma, Bronchitis, Emphysema, and other physical and mental health conditions. Boulder: Bull Publishing. Major, B., Dovidio, J., & Link, B. (2018, Eds.). The Oxford Handbook of Stigma, Discrimination and Health. New York: Springer. Martz, E., & Livneh, H. (2007). Coping with Chronic Illness and Disability: Theoretical, empirical and clinical aspects. New York: Springer. Steinberg, M. P. & Miller, W.R. (2015). Motivational interviewing in diabetes care. New York: The Guilford Press.:

Disciplinas de Execução

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre