Currículo
Estágio em Psicologia Social da Saúde 01475
Contextos
Groupo: Psicologia Social da Saúde (2015) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
18.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O/a estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1. Contactar com instituições que possam conceder estágios profissionalizantes. OA2. Colaborar na definição dos objetivos e do programa de estágio. OA3. Demonstrar interesses e capacidades de aprendizagem e de resposta perante as diversas situações suscitadas no estágio. OA4. Utilizar instrumentos teóricos e metodológicos adequados à abordagem de problemas concretos. OA5. Demonstrar maturidade e competências interpessoais no decorrer da sua integração profissional no local de estágio. OA6. Manter sempre, no local de estágio, uma postura pessoal e profissional digna da Instituição Universitária que representa. OA7. Mostrar respeito pelas normas internas da entidade que concede o estágio. OA8. Respeitar as normas de conduta ética da profissão OA9. Analisar e refletir criticamente sobre as atividades realizadas durante o estágio. OA10.Elaborar um relatório no termo do estágio.
Programa
A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas. Com efeito, mais importante do que a transmissão de novos conhecimentos, é procurar aplicar as competências já adquiridas de modo a alcançar o objectivo final de conclusão do estágio. Desta forma, a disciplina assenta no trabalho desenvolvido a nível individual e apresentado ao longo das sessões de orientação previstas nesta UC, quer individualmente quer em grupo. Não obstante a ausência de um programa no sentido tradicional do termo, deve referir-se que algumas das matérias constantes da disciplina compreendem, mas não esgotam, as seguintes: CP1. Delineamento e concetualização do plano de estágio CP2: Ética e deontologia na prática profissional CP3: Comunicação e gestão de conflitos CP4: Intervenção e tomada de decisão em contexto multidisciplinar. CP5: Processos de avaliação/intervenção psicossociais baseados em evidência CP6: Elaboração de relatório de estágio
Método de Avaliação
Avaliação dos locais de estágio: No final de cada ano letivo deverá ser efectuada uma avaliação do local de estágio, tendo em conta os objetivos pedagógicos definidos por cada orientador interno e a avaliação feita pelo/a estudante.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Smith, M. (2010). Handbook of Program Evaluation for Social Work and Health Professionals. New York: Oxford University Press Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011). Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Diário da República, 2.ª série, 78, 20 de Abril de 2011, 17931- 17936. Frederick, S.H., & king, M. (2019). The successful internship: personal, professional and civic development in experiential learning (5ª Ed.). Belmont: Brooks/Cole. Bartholemew Eldredge et al. (2016). Planning Health Promotion Programs: An Intervention Mapping Approach (4ª Ed.). New York: John Wiley & Sons Inc. A.P.A. (2017). Ethical principles of psychologists and code of conduct. Washington: American Psychological Association. A.P.A. (2024). Publication Manual of the American Psychological Association (7ª Ed.).Washington: A.P.A.:
Secundária
- McKenzie, J.F., Neiger, B.L., Thackeray, R. (2012). Planning, Implementing, & Evaluating Health Promotion Programs: A Primer (6th edition). Benjamin Cummings LeCroy, C., & Mann, J. (2008). Handbook of Prevention and Intervention Programs for Adolescent Girls. New York: John Wiley and Sons Ltd. Joyce-Moniz, L., & Barros, L. (2005). Psicologia da doença para cuidados de saúde: desenvolvimento e intervenção. Porto: Asa. Holden, D., & Zimmerman, M. (2009). A practical guide to program evaluation planning: Theory and case examples. London: SAGE. Harris, M.J. (2010). Evaluating Public and Community Health Programs. San Francisco: Jossey-Bass. Fertman C. I., Allensworth D. D. (2010). Health Promotion Programs: From Theory to Practice. New York: Society for Public Health Education. San Francisco: Jossey-Bas DiClemente R. J., Crosby R. A., Kegler M. (2009). Emerging Theories in Health Promotion Practice and Research. (2nd edn). San Francisco: Jossey-Bass.: