Currículo
Psicologia Comunitária M7403
Contextos
Groupo: Psicologia Social da Saúde (2015) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular (UC) será capaz de: OA1. Identificar e utilizar adequadamente conceitos e abordagens teóricas e metodológicas para analisar problemas da comunidade ao nível social e comunitário. OA2. Investigar e avaliar em contextos comunitários. OA3. Definir estratégias e dominar técnicas e ferramentas de intervenção comunitária. OA4. Analisar criticamente programas de intervenção comunitária.
Programa
CP1 – Psicologia Comunitária: Conceitos e abordagens teóricas • Origem, justificação e estatuto atual da Psicologia Comunitária • Definição, características, princípios e valores da Psicologia Comunitária • Conceitos e formulações de Comunidade • Ecologia, prevenção e promoção CP2 –Investigação e avaliação comunitária • Conceitos e processos de investigação e avaliação comunitária • Investigação participativa e colaborativa CP3 – Intervenção comunitária • Conceitos, processos e estratégias de intervenção comunitária • Sentimento de comunidade e suporte social • Desenvolvimento e participação comunitária, bem-estar e empowerment • Parcerias e coligações comunitárias • Eficácia das intervenções • Ética na intervenção comunitária
Método de Avaliação
Os estudantes podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui os seguintes instrumentos de avaliação: apresentação oral de um trabalho de grupo (25%), um relatório escrito do trabalho de grupo (25%) e um teste escrito individual (50%). Todos os instrumentos de avaliação devem ter uma nota mínima de 9.5 valores. A modalidade de avaliação por exame é composta por um exame escrito individual (100%) nos períodos de avaliação definidos (1ª e/ou 2ª época e/ou época especial).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 123.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Bond, Serrano-García, Keys & Shinn (2017). APA handbook of community psychology: Theoretical foundations, core concepts, and emerging challenges. APA Burns, Howard & Ospina (Eds) (2021). The SAGE handbook of participatory research and inquiry. Sage Fisher, Sonn, & Bishop (Eds) (2002). Psychological sense of community. Kluwer Academic Jason, Keys, Suarez-Balcazar, Taylor, & Davis (Eds) (2004). Participatory community research. APA Kloos, Hill, Thomas, Wandersman, Elias, & Dalton (2013). Community Psychology: Linking individuals and communities (3rd ed). Cengage Minkler & Wallerstein (Eds) (2008). Community-based participatory research for health: from process to outcomes (2nd ed). John Wiley Nelson & Prilleltensky (2005). Community Psychology. Palgrave Macmillan. Ornelas (2008). Psicologia Comunitária. Lisboa: Fim de Século Rappaport & Seidman (2000). Handbook of community psychology. Plenum Scott & Wolfe (2015). Community psychology: foundations for practice. Sage:
Secundária
- Butterfoss, F. (2006). Process evaluation for community participation. Annual Review Public Health, 27, 323–40. Carvalhosa, S., Domingos, A., & Sequeira, C. (2010). Modelo lógico de um programa de intervenção comunitária – GerAcções. Análise Psicológica, 3 (XXVIII), 479-490. Duffy, G. & Wong, Y. (2003). Community Psychology. Pearson Education, Inc. Montero, M. (2003). Teoría y práctica de la psicología comunitaria:la tensión entre comunidad y sociedad. Paidós. Montero, M. (2004). Introducción a la psicología comunitaria : desarrollo, conceptos y procesos. Paidós. Newcomer, K. E., Hatry, H. P., & Wholey, J. S. (2015). Handbook of practical program evaluation. John Wiley & Sons. Ornelas, J. & Moniz, M.J. (2011). Parcerias comunitárias. Lisboa: edições ISPA Wholey, J., Hatry, H. P. & Newcomer, K. E. (Eds.) (2004). Handbook of practical program evaluation. Wiley.: