Currículo

Saúde e Processos de Grupo 01148

Contextos

Groupo: Psicologia Social da Saúde (2015) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 - Descrever os processos psicológicos envolvidos nas pertenças grupais e nas relações intergrupais e o seu impacto na saúde; OA2 - Identificar a influência dos processos de estigmatização e das identidades estigmatizadas na saúde e doença; OA3 - Identificar diferenças de sexo na saúde e doença e explicá-las à luz de teorias de género. OA4 - Descrever a influência de cultura na saúde e doença dos indivíduos; OA5 - Identificar os contributos do idadismo para as diferenças na saúde e doença em função da idade; OA6 - Identificar fatores protetores e de risco para a saúde pela pertença a grupos minoritários relacionados com o género, cultura e idade OA7 – Planear estratégias de combate às iniquidades na saúde OA8 – Desenvolver competências para a diversidade individual e cultural OA9 – Desenvolver ideias de investigação aplicada nos domínios dos estudos de género, cultura e idade, na sua relação com a saúde

Programa

CP1-Grupos e relações entre grupos e saúde: 1.Grupos sociais e desigualdades na saúde 2.A relação entre estereótipos, preconceito, estigma, discriminação e saúde 3.Identidades sociais e saúde CP2- Sexo, género e saúde: 1.Os conceitos de sexo e género 2.Diferenças de sexo na saúde e doença 3.A influência do género na saúde e doença 4.Estratégias de combate às iniquidades de género na saúde CP3-Migrantes, minorias étnicas e saúde: 1.Determinantes culturais e saúde 2.Representações sociais da saúde e da doença 3.O conceito de etnia 4.Fatores de risco na saúde de migrantes e minorias étnicas CP4 - Envelhecimento, idadismo e saúde: 1.Conceito de idadismo 2.Diferenças etárias na saúde e doença 3.Os determinantes do idadismo 4.Idadismo e envelhecimento ativo CP5-Métodos de intervenção a nível grupal 1.Métodos para redução do preconceito, estigma e discriminação 2.Métodos para a promoção de identidades sociais positivas 3.Treino de competências para a diversidade individual e cultural

Método de Avaliação

1) Avaliação ao longo do semestre: 1.Apresentação escrita em grupo (30%); 2.Apresentação oral em grupo (20%); 3.Teste individual no final do semestre (50%). Ficam aprovados o/as aluno/as que, tendo em todas as avaliações notas superiores a 9.5 valores, obtenham uma média final igual ou superior a 9.5 valores. O/as aluno/as que não estiverem inscritos ou que reprovem na avaliação ao longo do semestre, poderão ir a avaliação por exame (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

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Secundária

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Disciplinas de Execução

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre