Currículo
Saúde e Processos de Grupo 01148
Contextos
Groupo: Psicologia Social da Saúde (2015) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 - Descrever os processos psicológicos envolvidos nas pertenças grupais e nas relações intergrupais e o seu impacto na saúde; OA2 - Identificar a influência dos processos de estigmatização e das identidades estigmatizadas na saúde e doença; OA3 - Identificar diferenças de sexo na saúde e doença e explicá-las à luz de teorias de género. OA4 - Descrever a influência de cultura na saúde e doença dos indivíduos; OA5 - Identificar os contributos do idadismo para as diferenças na saúde e doença em função da idade; OA6 - Identificar fatores protetores e de risco para a saúde pela pertença a grupos minoritários relacionados com o género, cultura e idade OA7 – Planear estratégias de combate às iniquidades na saúde OA8 – Desenvolver competências para a diversidade individual e cultural OA9 – Desenvolver ideias de investigação aplicada nos domínios dos estudos de género, cultura e idade, na sua relação com a saúde
Programa
CP1-Grupos e relações entre grupos e saúde: 1.Grupos sociais e desigualdades na saúde 2.A relação entre estereótipos, preconceito, estigma, discriminação e saúde 3.Identidades sociais e saúde CP2- Sexo, género e saúde: 1.Os conceitos de sexo e género 2.Diferenças de sexo na saúde e doença 3.A influência do género na saúde e doença 4.Estratégias de combate às iniquidades de género na saúde CP3-Migrantes, minorias étnicas e saúde: 1.Determinantes culturais e saúde 2.Representações sociais da saúde e da doença 3.O conceito de etnia 4.Fatores de risco na saúde de migrantes e minorias étnicas CP4 - Envelhecimento, idadismo e saúde: 1.Conceito de idadismo 2.Diferenças etárias na saúde e doença 3.Os determinantes do idadismo 4.Idadismo e envelhecimento ativo CP5-Métodos de intervenção a nível grupal 1.Métodos para redução do preconceito, estigma e discriminação 2.Métodos para a promoção de identidades sociais positivas 3.Treino de competências para a diversidade individual e cultural
Método de Avaliação
1) Avaliação ao longo do semestre: 1.Apresentação escrita em grupo (30%); 2.Apresentação oral em grupo (20%); 3.Teste individual no final do semestre (50%). Ficam aprovados o/as aluno/as que, tendo em todas as avaliações notas superiores a 9.5 valores, obtenham uma média final igual ou superior a 9.5 valores. O/as aluno/as que não estiverem inscritos ou que reprovem na avaliação ao longo do semestre, poderão ir a avaliação por exame (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Ayalon, L., & Tesch-Römer, C. (2018). Contemporary perspectives on ageism. USA: Springer Nature. Brannon, L., (2024). Gender: Psychological perspectives (8ª ed.). Routledge Hassard, J., & Torres, L.D. (2020, Eds.). Aligning perspectives in gender mainstreaming: Gender, health, Safety and Wellbeing Haslam, C., Jetten, J., Cruwys, T., Dingle, G., & Haslam, S. A. (2018). The new psychology of health: Unlocking the social cure. Routledge. Marques, S. (2011). Discriminação da terceira idade. Relógio d´Água Editores. Nelson, T. (ed.). (2017). Ageism: Stereotypes and Prejudice Against Older Persons (2nd Ed.). MIT Press. Nico, M., & Pollock, G. (2022, Eds.). The Routledge Handbook of Contemporary Inequalities and the Life Course. Routledge International Handbooks Oliffe, J.L. & Greaves, L. (2012, Eds). Designing and conducting gender and sex and health research. London. SAGE World Health Organization. (2021). Global report on ageism. World Health Organization.:
Secundária
- Berry, J. W. (2023). Living together in culturally diverse societies. Canadian Psychology / Psychologie Canadienne, 64(3), 167–177. https://doi.org/10.1037/cap0000362 Chang, E. S., Kannoth, S., Levy, S., Wang, S. Y., Lee, J. E., & Levy, B. R. (2020). Global reach of ageism on older persons? health: A systematic review. PloS one, 15(1), e0220857. Chu, W., Wippold, G., & Becker, K. D. (2022). A systematic review of cultural competence trainings for mental health providers. Professional Psychology: Research and Practice, 53(4), 362–371. https://doi.org/10.1037/pro0000469 Helgeson, V. (2017). Psychology of Gender. London: Routledge Gurung, R. (2006). Health psychology: a cultural approach. Belmont: Thomsom Huff, R. M., Kline, M. V. & Peterson, D. V. (Eds.) (2014). Health Promotion in Multicultural Populations (3rd ed.). Thousand Oaks, CA: Sage Publications. Marques, S. Vauclair, M.L., Rodrigues, R., Mendonça, J., Gerardo, F., Cunha, F. (2015). imAGES: Programa de intervenção de promoção de imagens positivas de envelhecimento em crianças e adolescentes. Lisboa: SCML & Leya Editores. Marques, S., Mariano, J., Mendonça, J., De Tavernier, W., Hess, M., Naegele, L., ... & Martins, D. (2020). Determinants of ageism against older adults: a systematic review. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(7), 2560. Revenson T. & Gurung, R. A: (2019). Handbook of Health Psychology. New York: Routledge Sánchez-Lopez, P., & Limiñana-Gras, R. (2016, Eds.). The psychology of gender and health: Conceptual and applied global concerns. Oxford: Academic press Ussher; J.M., Chrisler, J.C., Perz, Janette (2020). Routledge International Handbook of Women’s Sexual and Reproductive Health. London: Routledge: