Currículo

Atitudes e Comportamentos de Saúde 00153

Contextos

Groupo: Psicologia Social da Saúde (2015) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O/A estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1 | Identificar e descrever os determinantes sociocognitivos de comportamentos de saúde e aplicá-los em contextos de promoção da saúde e adaptação à doença; OA2 | Distinguir os modelos sociocognitivos deliberativos clássicos, por estádios e de auto-regulação; OA3 | Distinguir processos automáticos de processos controlados no contexto de saúde; OA4 | Identificar e explicar a ocorrência de processos automáticos em diferentes modalidades: hábitos, enviesamentos cognitivos e seus determinantes; OA5 | Elaborar um modelo etiológico centrado em determinantes psicossociais de um problema de saúde; OA6 | Identificar, elaborar e implementar métodos e estratégias de intervenção de nível individual para promoção da saúde e adaptação à doença.

Programa

CP1 | Introdução à Psicologia Social da Saúde: 1. Do modelo biomédico a uma perspectiva biopsicossocial 2. Determinantes psicossociais dos comportamentos de saúde CP2 | Modelos deliberativos sobre previsão de comportamentos de saúde: 1. Modelos clássicos: Crenças da saúde; Comportamento planeado; Teoria sócio-cognitiva; motivação para a protecção. 2. Modelos sobre a relação entre intenção e comportamento: Definição de objectivos; implementação de intenções. 3. Modelos por estádios de mudança: Transteórico; Adopção de Precauções: HAPA 4. Limites e novas perspectivas. CP3 |Aspetos automáticos dos comportamentos em contexto de saúde: 1. Distinção entre processos automáticos e controlados 2. Hábitos, enviesamentos cognitivos e seus determinantes. CP4 | Métodos e estratégias de intervenção de nível individual

Método de Avaliação

Em regime de avaliação ao longo do semestre, o/as estudantes deverão realizar: 1. Elaboração escrita de relatório sobre modelo lógico de problema de saúde (em grupo, 3 a 5 estudantes) (25%); 2. Apresentação oral (em grupo) ilustrativa de métodos de intervenção em saúde (20%); 3. Teste (individual) no final do semestre (55%). Ficam aprovados o/as estudantes que obtiverem em todas as avaliações notas igual ou superiores a 9.5 valores. O/as estudantes que não estiverem neste regime ou que reprovem, poderão ser avaliados por exame final (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

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Secundária

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Disciplinas de Execução

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre