Currículo

Saúde e Relações Sociais 01147

Contextos

Groupo: Psicologia Social da Saúde (2015) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: Psicologia Social da Saúde (2015) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O aluno que complete esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 - Identificar os principais resultados da investigação sobre a associação entre a saúde e as relações pessoais OA2 – Descrever as principais explicações psicossociais para os efeitos das relações sociais na saúde OA3 – Identificar técnicas e programas de intervenção na saúde através da interação social OA4 –Dominar as técnicas básicas de avaliação da dinâmica de grupos na área da saúde. OA5 –Dominar as técnicas básicas de avaliação e intervenção ao nível do stress.

Programa

CP1. Os impactos das relações sociais na saúde 1.1. Saúde, integração e interacção social. Solidão e saúde. CP2. Modelos teóricos psicossociais da ligação entre saúde e relações sociais 2.1. A via emocional 2.2. A via da validação social 2.3. A via da integração social 2.4. A via da vinculação CP3. Stress, coping e suporte social 3.1. Stress e saúde: definições, processos e efeitos; respostas e gestão de stress; avaliação e intervenção 3.2. Coping e adaptação: processos, recursos e avaliação 3.3. Suporte Social e Saúde: funções do suporte social, suporte recebido vs percebido, medidas e intervenções CP4. Dinâmica de grupos na saúde 4.1. Processos de grupo em saúde 4.2. Feedback e comunicação no grupo 4.3. Coesão e conflito no grupo 4.5. Modelos de intervenção em grupos 4.6. A condução de grupos em contextos de saúde

Método de Avaliação

O/as estudantes podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação a longo do semestre inclui (i) um teste individual escrito (60%), (ii) um trabalho de grupo sobre uma intervenção grupal de combate à solidão ou ao burnout (20%), com discussão de poster, (iii) um ensaio individual com questão de investigação (20%). Ficam aprovados o/as estudantes que tenham nota mínima em cada elemento de avaliação de pelo menos 9.5 valores (e, logo, média final igual ou superior a 9.5 valores), e a presença em pelo menos 2/3 das aulas PL. A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Friedman, H.S. (Ed.) (2014). The Oxford Handbook of Health Psychology. Oxford: Oxford University Press Guerra, M.P., Lima, L., & Torres, S. (2013). Intervir em Grupos na Saúde. Lisboa: Climepsi. Lima, M.L. (2018). Nós e os outros: o poder dos laços sociais. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos. Lima, M.L., Marques, S., & Bernardes, S. (2014 e 2016). Psicologia Social da Saúde (volumes 1 e 2). Lisboa: Sílabo Stroebe, W., & Stroebe, M.S. (1995). Psicologia Social e Saúde. Lisboa: Instituto Piaget. [PS.120 STR*Soc]:

Secundária

  • Relações sociais e saúde Haslam, C., Jetten, J., Creuwys, T, Dingle, G.A., & Haslam, S.A. (2018). The New Psychology of Health: Unlocking the social cure. London: Routledge. Jetten, J., Haslam, C., & Haslam, S.A. (2011). The Social Cure: Identity, Health and Well-Being. London: Taylor & Francis. [S.301 Soc,6] Ryff, C. D., & Singer, B. (2001). Emotion, Social Relationships, and Health. New York: Oxford University Press. [PS.122 Emo,1] Stress e Coping Cooper, C. L., & Payne, R. E. (1991). Personality and stress: Individual differences in the stress process. John Wiley & Sons.[ PS.122 Per] Fink, G. (Ed.). (2016). Stress: Concepts, Cognition, Emotion, and Behavior: Handbook of Stress Series (Vol. 1). Academic Press. [PS.123 FIN*Str] Folkman, S. (2013). Stress: appraisal and coping. In Encyclopedia of behavioral medicine (pp. 1913-1915). Springer New York. Lazarus, R., & Folkman, S. (2004). Stress, appraisal and coping. Springer: New York.[ PS.123 LAZ*Str] Snyder, C. R. (Ed.). (1999). Coping: The psychology of what works. Clarendon Press.[ PS.123 Cop] Suedfeld, P. (1997). Handbook of Stress, Medicine, and Health. Boca Raton : CRC Press. [PS.122 Han,2] Zeidner, M., & Endler, N. S. (Eds.). (1996). Handbook of coping: Theory, research, applications (Vol. 195). John Wiley & Sons.[PS.122 Han,7] Suporte Social Cohen, S., Underwood, L.G., & Gottlieb, B.H. (2000). Social Support Measurement and Intervention: A Guide for Health and Social Scientists. New York: Oxford University Press. [S.205 Soc] Uchino, B. N. (2004). Social support and physical health: Understanding the health consequences of relationships. Yale University Press [PS.131 UCH*Soc] Dinâmica de grupos Forsyth, D.R. (1999). Group dynamics. Belmont: Wadsworth . [PS.132 FOR*Gro 6ªed.] Guerra, M.P., Lima, L., & Torres, S. (2013). Intervir em Grupos na Saúde. Lisboa: Climepsi. Kurtz, L.F. (1997). Self-help and support groups. A hand-book for practicioners. London: Sage. [PS.132 KUR*Sel]:

Disciplinas de Execução

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre