Currículo
Métodos Qualitativos em Psicologia 00730
Contextos
Groupo: Psicologia Social da Saúde (2015) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final desta UC o estudante será capaz de: OA1. Identificar as principais diferenças entre investigação qualitativa e quantitativa AO2. Reconhecer e formular problemas, objetivos e questões de investigação de psicologia para os quais os métodos qualitativos são apropriados AO3. Descrever os princípios da condução e as vantagens e desvantagens comparativas entre entrevistas individuais e de grupo. Elaborar guiões para estas entrevistas e conduzi-las. AO4. Identificar, comparar e conhecer os passos de pelo menos dois tipos de análise realizável com material textual. AO5. Reconhecer os limites, potencialidades e critérios de avaliação da pesquisa qualitativa em psicologia
Programa
CP1. Tipos de investigação em ciências sociais: nomotética e ideográfica. Metodologias quantitativas versus metodologias qualitativas em ciências sociais. As metodologias qualitativas em psicologia – enquadramento conceptual, características especificas e âmbito de aplicabilidade. Exercício de desenvolvimento de questões de investigação a abordar com métodos qualitativos CP2. Métodos qualitativos de recolha de dados em psicologia. Caracterização geral. Apresentação de dois exemplos: Entrevistas individuais em profundidade e grupos de discussão focalizada. Exercício em aula de treino de elaboração de guiões e sua aplicação. CP3. Métodos qualitativos de análise de dados - apresentação geral e caracterização de alguns métodos específicos. Exercícios de treino de análise qualitativa. Apresentação e discussão de exemplos de artigos com pelo menos dois tipos de análises qualitativas. CP4. Análise crítica da pesquisa qualitativa e dos seus critérios de validade.
Método de Avaliação
A avaliação ao longo do semestre requer um trabalho de grupo (apresentação de um texto em aula; 30%) e um trabalho individual final de aplicação das metodologias ensinadas (70%) - e em nenhum deles a nota pode ser inferior a 8,5. A UC pode em alternativa ser feita através de exame final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Willig, C., & Rogers, W. S. (Eds.). (2017). The SAGE handbook of qualitative research in psychology. Sage. Style, B. A. (2020). APA 7th Edition Guide. APA. Flick, U. (2014). An Introduction to qualitative research. Sage. Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (2018). The Sage handbook of qualitative research (Fifth edit). Sage. Batel, S. & Castro, P. (2018). Reopening the dialogue between the theory of social representations and discursive psychology for examining the construction and transformation of meaning in discourse and communication. Br. J. Soc. Psychol. 57, 732–753. doi: 10.1111/bjso.12259 Bauer, M. W., & Gaskell, G. (Eds.). (2000). Qualitative researching with text, image and sound: A practical handbook for social research. Sage. Batel, S., Devine-Wright, P., Wold, L., Egeland, H., Jacobsen, G., & Aas, O. (2015). The role of (de-) essentialisation within siting conflicts: An interdisciplinary approach. Journal of Environmental Psychology, 44, 149-159.:
Secundária
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