Currículo
Saúde, Justiça e Ambiente 04953
Contextos
Groupo: Erasmus Mundus em Psicologia Social da Transformação: Compreender e Promover a Mudança Social (SPOT) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Com esta Unidade Curricular, os estudantes devem ser capazes de: a) Explicar o conceito de justiça ambiental, os fatores subjacentes que levam a ela e suas implicações e aplicações psicossociais; b) Identificar injustiças ambientais e diagnosticar os seus impactos na saúde e bem-estar público, comunitário e individual, por meio de métodos de pesquisa apropriados; c) Adquirir conhecimento específico de casos de conflitos ambientais, esforços locais para combater a injustiça ambiental e o papel das políticas ambientais nesses casos; d) Entender como intervir para combater as injustiças ambientais, incluindo pesquisa participativa.
Programa
1- Introdução. O que é justiça ambiental? História, definições, exemplos e quadros teóricos. 2- A pesquisando dos conflitos ambientais no mundo e em Portugal: impactos na saúde e disparidades; modelos de mudança social; formas de defesa e ação coletiva. 3- Métodos de pesquisa e intervenção para a justiça ambiental.
Método de Avaliação
A avaliação ao longo do semestre inclui um trabalho de grupo e apresentação (com ponderação de 40% da nota final) e um ensaio individual (60% da nota final).Os estudantes com média final de 9,5 ou superior (sem avaliações abaixo de 9,5) são considerados aprovados nesta UC. Os estudantes que não passem na avaliação ao longo do semestre poderão optar pela modalidade de avaliação por exame escrito (100% da nota final).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Anguelovski, I. (2016). From toxic sites to parks as (green) LULUs? New challenges of inequity, privilege, gentrification, and exclusion for urban environmental justice. Journal of planning literature, 31(1), 23-36.; Apostolopoulou, E., & Cortes-Vazquez, J. A. (Eds.). (2018). The right to nature: Social movements, environmental justice and neoliberal natures. Routledge. Batel, S., & Küpers, S. (2023). Politicizing hydroelectric power plants in Portugal: Spatio-temporal injustices and psychosocial impacts of renewable energy colonialism in the Global North. Globalizations, 20(6), 887-906.; Pradillo-Caimari, C., Aleu-Barnadas, L., Balinhas, D., & Di Masso, A. (2025). The lived experience of class cleansing: reshaping sense of place in a gentrified neighbourhood. Qualitative Research in Psychology, 1-28. : . .