Currículo
Aplicações de Siad II 00639
Contextos
Groupo: Sistemas Integrados de Apoio à Decisão > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Compreender o processo de tomada de decisões em marketing 2. Aprender a utilizar software de business intelligence para suporte à decisão 3. Ser capaz de acompanhar o ciclo de vida do cliente desde a fase de aquisição, passando pela estimulação e retenção apoiadas em modelos de Data Mining
Programa
1.Jogo de Simulação em Marketing Management: Marketing Game! a.Processo de tomada de decisões em Marketing b.Análise situacional: triângulo mercado, concorrência, empresa c.Responsabilidades da Direcção de Marketing: estratégia e políticas de Marketing, estudos de mercado e orçamento de marketing 2.Software de Business Intelligence: MicroStrategy a.Introdução ao MicroStrategy e Scripted Demo b.MicroStrategy Application Modules (Customer, Sales Force, Sales and Distribution Analysis) c.Exercícios e Projectos de Aplicação Prática 3.Customer Intelligence (CRM Analítico) a.Especificação (Business Understanding e Data Understanding) b.Preparação de Dados para utilização Analítica (Data Preparation) c.Modelos de Customer Intelligence (Modelling) d.Comparação de Modelos e Implementação (Evaluation) e.Aplicação no Apoio à Decisão das Organizações (Deployment)
Método de Avaliação
A Metodologia Pedagógica a privilegiar é de natureza activa e interactiva sendo preocupação dominante atingir a dimensão do "Saber-Fazer". O método pedagógico fará apelo a: -Exposição oral, sintética do Manual e Jogo de Simulação de Marketing em computador -Apresentação do software de Business Intelligence MicroStrategy e Resolução de Exercícios Práticos de Aplicação -Desenvolvimento de projecto de CRM analítico | O sistema de avaliação é composto por -Jogo de Simulação em Marketing (30%) -Business Intelligence Assignment(20%) -Customer Analytics Project(30%) -Test (20%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Data Mining Cookbook: Modeling Data for Marketing, Risk and Customer Relationship Management?. Olivia Parr Rud. Wiley Wiley Mastering Data Mining: The Art and Science of Customer Relationship Management? - Michael J. A. Berry & Gordon S. Linoff Mason, Charlotte & William Perreault. The Marketing Game! (3rd edition) McGraw-Hill, New York :
Secundária
- Data Mining Techniques in CRM: Inside Customer Segmentation?. Konstantinos Tsiptsis, Antonios Chorianopoulos. 2009. Wiley Data Preparation for Analytics Using SAS®?. Svolba, Gerhard. SAS Institute Inc. 2006. Competing on Analytics?. Davenport & Harris. Harvard Business School Press. 2007 :