Currículo

Aplicações de Siad II 00639

Contextos

Groupo: Sistemas Integrados de Apoio à Decisão > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Compreender o processo de tomada de decisões em marketing 2. Aprender a utilizar software de business intelligence para suporte à decisão 3. Ser capaz de acompanhar o ciclo de vida do cliente desde a fase de aquisição, passando pela estimulação e retenção apoiadas em modelos de Data Mining

Programa

1.Jogo de Simulação em Marketing Management: Marketing Game! a.Processo de tomada de decisões em Marketing b.Análise situacional: triângulo mercado, concorrência, empresa c.Responsabilidades da Direcção de Marketing: estratégia e políticas de Marketing, estudos de mercado e orçamento de marketing 2.Software de Business Intelligence: MicroStrategy a.Introdução ao MicroStrategy e Scripted Demo b.MicroStrategy Application Modules (Customer, Sales Force, Sales and Distribution Analysis) c.Exercícios e Projectos de Aplicação Prática 3.Customer Intelligence (CRM Analítico) a.Especificação (Business Understanding e Data Understanding) b.Preparação de Dados para utilização Analítica (Data Preparation) c.Modelos de Customer Intelligence (Modelling) d.Comparação de Modelos e Implementação (Evaluation) e.Aplicação no Apoio à Decisão das Organizações (Deployment)

Método de Avaliação

A Metodologia Pedagógica a privilegiar é de natureza activa e interactiva sendo preocupação dominante atingir a dimensão do "Saber-Fazer". O método pedagógico fará apelo a: -Exposição oral, sintética do Manual e Jogo de Simulação de Marketing em computador -Apresentação do software de Business Intelligence MicroStrategy e Resolução de Exercícios Práticos de Aplicação -Desenvolvimento de projecto de CRM analítico | O sistema de avaliação é composto por -Jogo de Simulação em Marketing (30%) -Business Intelligence Assignment(20%) -Customer Analytics Project(30%) -Test (20%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Data Mining Cookbook: Modeling Data for Marketing, Risk and Customer Relationship Management?. Olivia Parr Rud. Wiley Wiley Mastering Data Mining: The Art and Science of Customer Relationship Management? - Michael J. A. Berry & Gordon S. Linoff Mason, Charlotte & William Perreault. The Marketing Game! (3rd edition) McGraw-Hill, New York :

Secundária

  • Data Mining Techniques in CRM: Inside Customer Segmentation?. Konstantinos Tsiptsis, Antonios Chorianopoulos. 2009. Wiley Data Preparation for Analytics Using SAS®?. Svolba, Gerhard. SAS Institute Inc. 2006. Competing on Analytics?. Davenport & Harris. Harvard Business School Press. 2007 :

Disciplinas de Execução

2009/2010 - 2º Semestre

2010/2011 - 2º Semestre

2011/2012 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre