Currículo

Sistemas de Informação Estratégicos e Gestão de Desempenho I 00653

Contextos

Groupo: Sistemas Integrados de Apoio à Decisão > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Para obter sucesso nesta UC o aluno deverá ser capaz de: OA1. Formular e criticar uma missão, visão e valores OA2. Formular, implementar e controlar a estratégia organizacional OA3. Reformular a estratégia organizacional OA4. Desenhar um sistema de gestão estratégica (balanced scorecard - BSC) OA5. Comparar e criticar um mapa estratégico de um BSC OA6. Conhecer as diferentes fases de desenvolvimento de um BSC OA7. Conhecer os factores chave de sucesso de implementação de um projecto de BSC OA8. Apresentar e debater um artigo de investigação

Programa

Módulo de Estratégia empresarial (12h) - Professor Nelson António CP1. Estratégia: do Posicionamento ao Movimento CP2. Análise do meio envolvente mediato CP3. Perspectivas demográfica, económica, política e social CP4. Análise do meio envolvente imediato CP5. Modelo das 5 forças de Porter e estratégias genéricas CP6. Análise da empresa CP7. Estrutura e cultura empresarial CP8. Qualidade - principais ideias de Deming CP9. Resource-based view Módulo de Sistemas de Informação Estratégicos: Balanced Scorecard (24h) - Prof. Elsa Cardoso CP10. Enquadramento e elementos do BSC CP11. Metodologias de desenvolvimento de BSC CP12. Factores críticos de sucesso de um projecto de BSC CP13. Melhores práticas para o desenvolvimento de BSC propostas por Kaplan e Norton (2008)

Método de Avaliação

As 36h lectivas são divididas em 18h teóricas (T) e 18h Teórico/práticas (TP). As aulas TP são utilizadas para discutir diferentes casos de estudo, exercícios e para a apresentação/debate de artigos de investigação. A aulas TP permitem consolidar os conceitos leccionados nas aulas T; e realizar o acompanhamento e esclarecimento de dúvidas (a cada grupo) sobre o trabalho prático de BSC. O trabalho autónomo referenciado no documento de Planeamento da UC é disponibilizado no e-learning. | Avaliação contínua: nota mínima de 8/20 valores em todas as componentes 1. Trabalho prático (em grupo): 40% 2. Apresentação artigo investigação (em grupo, mas com nota individual): 10% 3. Debate sobre artigo investigação (em grupo, mas com nota individual): 10% 4. Teste teórico individual: 40% Grupos compostos por 2 a 4 elementos

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - Artigos de investigação disponibilizados pelos docentes (plataforma de e-learning) - R. Kaplan, D. Norton (2004) Strategy Maps: Converting Intangible Assets into Tangible Outcomes, Harvard Business School Press - J. Russo (2009) Balanced Scorecard para PME (5ª Edição), Lidel Edições - R. Kaplan, D. Norton (2008) The Execution Premium: Linking Strategy to Operations for Competitive Advantage. Harvard Business School Press. Versão traduzida em Português: Prémio de Execução, Edição de Actual Editora, Agosto 2009 - Nelson Santos António (2006) Estratégia Organizacional: do posicionamento ao movimento. Edições Silabo :

Secundária

  • - F. Pinto (2007) Balanced Scorecard: alinhar mudança, Estratégia e Performance nos Serviços Públicos, Edições Sílabo - N.G., Olve, J. Roy, M. Wetter (2004) Performance Drivers: a practical guide to using the Balanced Scorecard, John Wiley & Sons, Ltd (original Swedish Edition published in 1997) - P. Niven (2005) Balanced Scorecard Diagnostics. Maintaining Maximum Performance, John Wiley & Sons, Inc - P. Niven (2003) Balanced Scorecard Step-By-Step for Government and Nonprofit Agencies, John Wiley & Sons, Inc - R. Person (2009) Balanced Scorecards & Operational Dashboards with Microsoft Excel, Wiley Publishing, Inc - R. Kaplan, D. Norton (2006) Alignment: Using the Balanced Scorecard to Create Corporate Synergies, Harvard Business School Press :

Disciplinas de Execução

2009/2010 - 1º Semestre

2010/2011 - 1º Semestre

2011/2012 - 1º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre