Currículo

Sistemas de Informação Estratégicos e Gestão de Desempenho II 00686

Contextos

Groupo: Sistemas Integrados de Apoio à Decisão > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Para obter sucesso nesta UC o aluno deverá ser capaz de: OA1. Conhecer os princípios fundamentais de Total Quality Management (TQM), Business Process Management (BPM) e BSC OA2. Descrever o modelo de melhoria contínua numa organização com base na mLearn OA3. Explicar o significado e relação entre os elementos de uma arquitectura estratégica de processos, desde a estratégia até às tarefas, com base na mLearn OA4. Compreender o desenho de arquitecturas organizacionais orientadas a processos, com base na mLearn OA5. Aplicar a metodologia mLearn na modelação de uma arquitectura organizacional orientada a processos OA6. Definir objectivos e indicadores de processos (dimensão estratégica) usando a mLearn OA7. Comparar as abordagens de performance management de BSC e mLearn (vantagens e desvantagens) OA8. Comparar os princípios fundamentais das abordagens de TQM, BPM e BSC OA9. Escrita de artigo de síntese comparando BSC e mLearn OA10. Apresentar e debater um artigo de investigação

Programa

Módulo 1: Business Process Management (24h) CP1. Introdução, conceitos e evolução de BPM CP2. Introdução ao TQM CP3. Reengenharia e inovação de processos de negócio CP4. Alinhamento entre o BSC e os programas de melhoria de processos (visão de Kaplan e Norton) CP5. Abordagem actual e tendências futuras do BPM CP6. Visão integrada de performance management: TQM, BPM e BSC Módulo 2: Metodologia mLearn (12h) CP7. Introdução à metodologia mLearn CP8. A clarificação da estratégia empresarial CP9. A arquitectura de processos e o desdobramento da estratégia CP10. A definição de objectivos e indicadores CP11. O modelo de gestão e controlo de uma organização por processos CP12. O modelo de melhoria contínua e gestão de mudança CP13. A clarificação de responsabilidades individuais

Método de Avaliação

As 36h lectivas são divididas em 18h teóricas (T) e 18h Teórico/práticas (TP). As aulas T são de natureza expositiva. A aulas TP permitem consolidar os conceitos leccionados nas aulas T, através da resolução de exercícios (mLearn), apresentação/debate de artigos de investigação e esclarecimento de dúvidas (a cada grupo) sobre o trabalho prático de mLearn | Avaliação contínua: nota mínima de 8/20 valores em todas as componentes 1. Trabalho prático sobre mLearn: 40% 2. Apresentação artigo investigação: 20% 3. Debate sobre artigo investigação: 20% 4. Escrita de artigo síntese com comparação BSC e mLearn: 20% Todas as componentes são realizadas em grupo, mas para as 3 primeiras componentes a nota é individual. Grupos compostos por 2 a 4 elementos

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - Artigos de investigação (plataforma de e-learning) - J. Coelho (2008) Manual da metodologia mLearn. Sisconsult - J. Coelho (2010) How to align information systems requirements? Mlearn approach, QUATIC 2010, Industrial track, Porto - R. Kaplan, D. Norton (2008) The Execution Premium: Linking Strategy to Operations for Competitive Advantage. Harvard Business School Press, USA - T. Davenport (1993) Process Innovation: Reengineering Work through Information Technology. Harvard Business School Press, USA - P. Harmon (2007) Business Process Change: a guide for business managers and BPM and Six Sigma professionals, 2nd edition. Morgan Kaufmann :

Secundária

  • - J. Jeston, J. Nelis (2008) Business Process Management: Practical Guidelines to Successful Implementations, Elsevier Ltd Sistemas de informação organizacionais, Lisboa: Edições Sílabo Rodrigo Magalhães, Carlos Campos Morais, António Serrano, Carlos Zorrinho. determinante para o alinhamento estratégico dos SI, In Luis Amaral, - J. Coelho (2005) Arquitectura da Empresa centrada nos Processos: o factor Of BPM excellence, Tampa, USA: BPMG - J. Coelho (2005) BPM and Continuous Improvement. In Fingar, P., In search - H. Smith, P. Fingar (2003) Business Process Management: The Third Wave. Meghan-Kiffer Press - M. Hammer (1996) Beyond Reengineering: How the process-centered organization is changing our work and our lives. HarperBusiness, USA - M. Hammer, J. Champy (1993) Reeingineering the Corporation: A Manifesto for Business Revolution. Collins Business Essentials (2003 edition), USA :

Disciplinas de Execução

2009/2010 - 2º Semestre

2010/2011 - 2º Semestre

2011/2012 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre