Currículo
Analítica Visual 03241
Contextos
Groupo: Sistemas Integrados de Apoio à Decisão > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º Ano
Groupo: Sistemas Integrados de Apoio à Decisão > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 2º Ano
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Para obter sucesso nesta UC o aluno deverá ser capaz de: OA1. Conhecer os princípios fundamentais de visualização de dados para sistemas de business intelligence e de apoio à decisão. OA2. Desenhar dashboards para a tomada de decisão. OA3. Explorar novas técnicas para a visualização de big data analytics e text analytics. OA4. Saber comparar e criticar diferentes interfaces analíticas. OA5. Conhecer as boas práticas de Interação Homem-Máquina para o desenho de interfaces. OA6. Saber analisar e quantificar a usabilidade de interfaces.
Programa
Conteúdos programáticos (CP) articulados com os objetivos de aprendizagem. CP1. Visual Analytics e os sistemas de business intelligence e de apoio à decisão CP2. Boas práticas para o desenvolvimento de dashboards para apoio à decisão CP3. Desafios da visualização de dados para big data analytics e text analytics CP4. Enquadramento de conceitos-chave, heurísticas e taxonomias na área da Interação Homem-Máquina CP5. Confrontação das diretrizes teóricas com exemplos de boas práticas de design de interface em contexto analítico CP6. Parâmetros definidores e avaliadores da usabilidade e experiência do utilizador de interfaces em analítico.
Método de Avaliação
O processo de ensino-aprendizagem inclui quatro metodologias (ME): ME1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. ME2: Experimentais, em laboratório, com exploração de diferentes ferramentas de visualização de informação. ME3: Participativa, para desenvolvimento de trabalho prático e discussão crítica de casos de estudo. ME4: Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. | Avaliação contínua: com duas componentes: 1-Trabalho em grupo (60%). 2-Exercício individual (40%). Critérios de elegibilidade para a avaliação contínua: assiduidade às aulas mínima de 50%. Grupos de 2-3 elementos. Nota mínima de 10 valores em cada componente. Alternativamente o aluno pode ser avaliado por um exame final que vale 100% da nota.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 128.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Shneiderman, B. (1996). The eyes have it: a task by data type taxonomy for information visualizations. In Proceedings of the 1996 IEEE Symposium on Visual Languages (pp. 336-343). Rogers, Y., Sharp, H., & Preece, J. (2013). Interaction design: beyond human-computer interaction. 3rd edition. John Wiley & Sons. Keim, D., Andrienko, G., Fekete, J-D., Gorg, C., Kohlhammer, J., & Melaçon, G. (2008). Visual Analytics: Definition, Process and Challenges. Kerren et al. (Eds.): Information Visualization - Human-Centered Issues and Perspectives (pp.154-175). Springer, LNCS. Few, S. (2006). Information Dashboard Design – the effective visual communication of data. O’Reilly. Cardoso, C. (2011). Business Intelligence e Gestão de Performance, in António Nelson (ed.), Estratégia Organizacional: do mercado à ética (pp. 167-200). Lisboa, Portugal: Escolar Editora. :
Secundária
- Yi, J. S., Kang, Y. ah, Stasko, J., & Jacko, J. (2007). Toward a deeper understanding of the role of interaction in information visualization. IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, 13(6), 1224–1231. Ware, C. (2004). Information Visualization: Perception for Design. 2nd Ed. Morgan Kauffman. Shneiderman, B. (1992). Designing the user interface strategies for effective human-computer interaction. 2nd Ed. Massachusetts: Addison-Wesley. Schreck, T., & Keim, D. (2013). Visual Analysis of Social Media Data. Computer. 46(5), 68-75. IEEE Computer Society. Person, R. (2009). Balanced Scorecards & Operational Dashboards with Microsoft Excel. Wiley Publishing, Inc, 2009. Nielsen, J. (2000). Designing Web usability: the practice of simplicity. Indianapolis: New Riders. Nielsen, J. (1993). Usability Engineering. Morgan Kaufmann. Laugwitz, B., Held, T., & Schrepp, M. (2008). UEQ-Online — User Experience Questionnaire. Retirado de http://www.ueq-online.org/. Acedido em 28.10.2016. ISO/IEC 9241-210. (2015). Ergonomics of human-system interaction - Part 210: Human-centred design for interactive systems. Geneva, Switzerland: International Organization for Standardization. ISO/IEC 9241-11. (1998). Ergonomic requirements for office work with visual display terminals (VDT) - Part 11: Guidance on usability. Geneva, Switzerland: International Organization for Standardization. Garret, J.J. (2011). The elements of user experience: user-centered design for the Web and beyond. 2nd Ed. Berkeley, CA: New Riders. Figueiras, A. (2015). Towards the Understanding of Interaction in Information Visualization. IV15 19th Information Visualization Society Conf. Espanha: Barcelona. Eckerson, W. (2006). Performance Dashboards: Measuring, monitoring and managing your business. John Wiley & Sons. Chen, H., Chiang, R., & Storey, V. (2012). Business Intelligence and Analytics: From Big Data to Big Impact. MIS Quarterly, 36(4), 1-24 Caldeira, J. (2010). Dashboards – Comunicar eficazmente a informação de gestão. Edições Almedina. Caldeira, J. (2009). Monitorização da Performance Organizacional. Edições Almedina. :