Currículo

Sistemas de Informação Estratégicos e Gestão de Desempenho 02868

Contextos

Groupo: Sistemas Integrados de Apoio à Decisão > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: Sistemas Integrados de Apoio à Decisão > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Para obter sucesso nesta UC o aluno deverá ser capaz de: OA1. Descrever os princípios fundamentais das abordagens de Balanced Scorecard (BSC) e Total Quality Management (TQM) OA2. Formular, implementar e controlar a estratégia organizacional OA3. Reformular a estratégia organizacional OA4. Desenhar um sistema de gestão estratégica usando a abordagem de BSC OA5. Comparar e criticar diferentes mapas estratégicos de BSC OA6. Desenhar um modelo de negócio e proposta de valor para o cliente usando Business Model Canvas e Value Proposition Canvas OA7. Descrever os factores chave de sucesso de implementação de um projecto de BSC OA8. Comparar as abordagens de performance management de BSC e TQM OA9. Desenhar dashboards para a tomada de decisão

Programa

Módulo de Estratégia empresarial: CP1. Estratégia: do Posicionamento ao Movimento CP2. Análise do meio envolvente mediato e imediato CP3. Perspetivas demográfica, económica, política e social CP4. Teoria dos Stakeholders CP5. Modelo das 5 forças de Porter e estratégias genéricas CP6. Qualidade -  principais ideias de Deming CP7. A Teoria baseada nos Recursos Módulo de Sistemas de Informação Estratégicos: CP8. Enquadramento e elementos do Balanced Scorecard CP9. Metodologias de desenvolvimento de BSC CP10. Modelos de negócio e desenho da proposta de valor para o cliente CP11. Factores críticos de sucesso de um projecto de BSC CP12. Princípios fundamentais de TQM. Como medir qualidade no âmbito de um BSC? CP13. Visualização de dados e desenho de dashboards CP14. Alinhamento entre o BSC e os programas de melhoria continua / TQM

Método de Avaliação

As 36h lectivas são divididas em 18h teóricas (T) e 18h Teórico/práticas (TP). As aulas TP são utilizadas para discutir diferentes casos de estudo, exercícios. As aulas TP permitem consolidar os conceitos leccionados nas aulas T; e realizar o acompanhamento e esclarecimento de dúvidas (a cada grupo) sobre o trabalho prático de BSC. | Existem dois tipos de avaliação: contínua e por exame. Avaliação contínua é composta por: 1. Trabalho prático (em grupo): 40% 2. Escrita de artigo síntese com comparação BSC e TQM (em grupo): 20% 3. Teste teórico individual: 40% Grupos compostos por 2 a 4 elementos. A nota mínima para cada instrumento de avaliação é de 10 valores. A nota de exame constitui 100% da nota da UC.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Few, Stephen (2006) Information Dashboard Design - the effective visual communication of data. O'Reilly. J. Dahlgaard, K. Kristensen, G. Kanji (2002) Fundamentals of Total Quality Management. Taylor & Francis Group. R. Kaplan, D. Norton (2004) Strategy Maps: Converting Intangible Assets into Tangible Outcomes, Harvard Business School Press R. Kaplan, D. Norton (2008) The Execution Premium: Linking Strategy to Operations for Competitive Advantage. Harvard Business School Press. Versão traduzida em Português: Prémio de Execução, Edição de Actual Editora, 2009 E. Cardoso (2011) Business Intelligence e Gestão de Performance, in António N. (ed.), Estratégia Organizacional: do mercado à ética. Lisboa, Portugal: Escolar Editora, pp. 167-200. E. Cardoso (2015) Sebenta de SIAD II: Metodologia de desenvolvimento de Balanced Scorecard N. António (2006) Estratégia Organizacional: do posicionamento ao movimento. Edições Silabo :

Secundária

  • Evergreen, Stephanie (2016). Effective Data Visualization: The Right Chart for the Right Data. USA. SAGE Publications Ltd Cairo, Alberto (2016). The Truthful Art: Data, Charts, and Maps for Communication. New Riders. Osterwalder, A., Pigner, Y., Smith, A., Bernarda, G., Papadakos, P. 2014. Value Proposition Design, Wiley, New Jersey. Osterwalder, A. & Pigner, Y. 2010. Business Model Generation - a Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers, Wiley, New Jersey. N.G., Olve, J. Roy, M. Wetter (2004) Performance Drivers: a practical guide to using the Balanced Scorecard, John Wiley & Sons, Ltd (original Swedish Edition published in 1997) P. Niven (2005) Balanced Scorecard Diagnostics. Maintaining Maximum Performance, John Wiley & Sons, Inc P. Niven (2003) Balanced Scorecard Step-By-Step for Government and Nonprofit Agencies, John Wiley & Sons, Inc R. Person (2009) Balanced Scorecards & Operational Dashboards with Microsoft Excel, Wiley Publishing, Inc R. Kaplan, D. Norton (2006) Alignment: Using the Balanced Scorecard to Create Corporate Synergies, Harvard Business School Press N. Logothetis (1992) Managing for Total Quality: From Deming to Taguchi and SPC. Prentice Hall B. Dale (2003) Managing Quality (4th Ed). Blackwell Publishing. :

Disciplinas de Execução

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre