Currículo

Debates Contemporâneos em Teorias Sociológicas 00571

Contextos

Groupo: Sociologia - 2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Sociologia

Groupo: Sociologia - 2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Sociologia > Teoria e Método

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

a) Aprofundamento do conhecimento sobre as principais teorizações sociológicas da ação, da estrutura e do poder. b) Aquisição de conhecimentos sobre os núcleos lógicos daquelas teorizações, nomeadamente no plano conceptual. c) Aquisição de conhecimentos sobre as possibilidades de reconstrução multidimensional dos núcleos conceptuais estudados. d) Desenvolvimento de competências de utilização analítica dos conceitos e enunciados explicativos constitutivos das teorizações estudadas. e) Desenvolvimento de competências básicas de combinação e articulação daqueles conceitos e enunciados numa lógica de reconstrução das oposições teóricas como dimensões analíticas e conceptuais complementares.

Programa

Introdução 01 A pluralidade teórica em sociologia e a oposição ação-estrutura Parte I O conceito de ação social: oposições e articulações 02 Ação social: antecedentes, conceptualizações e modos de explicação 03 Ação racional: interesses e crenças 04 Ação interpretativa: comunicacional e normativa Parte II O conceito de estrutura social: oposições e articulações 05 Estrutura social: antecedentes, conceptualizações e modos de explicação 06 Estrutura material: formas e posições 07 Estrutura cultural: regulação e significação Parte III O conceito de poder social: exercício de reconstrução multidimensional 08 Poder social: antecedentes, conceptualizações e modos de explicação 09 Formas de dominação: restrição e persuasão 10 Formas de resistência: conflito e pressão

Método de Avaliação

a) Está centrado no estudo autónomo, pelo aluno, da bibliografia básica da unidade curricular, orientado pelo programa. b) Inclui, como tempo de orientação e apoio a esse estudo autónomo, dez aulas teóricas e os materiais pedagógicos disponibilizados pelo docente. c) Culmina na utilização, pelo aluno, dos conhecimentos e competências assim adquiridos ou desenvolvidos na elaboração do ensaio final previsto no processo de avaliação. | Ensaio individual. O tema é escolhido por cada aluno e aprovado pelo docente. Deverá permitir a comparação entre conceptualizações alternativas sobre os três tópicos do programa. Dimensão máximo de 16.000 caracteres, incluindo espaços, mas não a capa, índice e referências bibliográficas. A informação sobre a participação dos alunos nas aulas pode ser usada pelo docente para majorar a classificação final num máximo de dois valores.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Waters, M. (1994), Modern Sociological Theory, Londres, Sage (caps. 1, 2, 3, 4, 5 e 7). Turner, J.H. (2010), Theoretical Principles of Sociology, vol. 1, Nova Iorque, Springer, cap. 5. Scott, J. (2011), Conceptualising the Social World, Cambridge, Cambridge University Press (caps. 2, 6 e 7). Scott, J. (2001), Power, Cambridge, Polity (caps. 1 a 6). Parker, J. (2000), Structuration, Buckingham, Open University Press (caps. 4, 5, 6 e 7). Cohen, I.J. (2000), ?Theories of action and praxis?, em B.S. Turner (org.) (2000), The Blackwell Companion to Social Theory, 2.ª ed., Oxford, Blackwell, pp. 73-111. Abell, P. (2000), ?Sociological theory and rational choice theory?, em B.S. Turner (org.) (2000), The Blackwell Companion to Social Theory, 2.ª ed., Oxford, Blackwell, pp. 223-244. [Das aulas] Scott, J. (2011), Conceptualising the Social World, Cambridge, Cambridge University Press. Pires, R.P. (2007), ?Árvores conceptuais?, Sociologia, Problemas e Práticas, 53, pp. 11-50 . [Geral]:

Secundária

  • Popitz, Heinrich (1992, 2017), Phenomena of Power: Authority, Domination, and Violence, Nova Iorque, Columbia University Press. Poggi, Gianfranco (2001), Forms of Power, Cambridge, Polity Press. Parsons, Talcott (1963), ?On the concept of political power?, Proceedings of the American Philosophical Society, 107 (3), pp. 232-62. Lukes, Steven (1974), Power: A Radical View, Londres, Macmillan. Clegg, Stewart R. (1989), Frameworks of Power, Londres, Sage. [Poder social] Giddens, Anthony (1984), The Constitution of Society: Outline of the Theory of Structuration, Cambridge, Polity. Parsons, Talcott (1951), The Social System, Nova Iorque, The Free Press. Burns, Tom, e Helena Flam (1987, 2000), Sistemas de Regras Sociais: Teoria e Aplicações, Oeiras, Celta. Alexander, Jeffrey C. (2003), The Meanings of Social Life: A Cultural Sociology, Oxford, Oxford University Press. [Estrutura cultural] Wright, Erik Olin (1997), Class Counts: Comparative Studies in Class Analysis, Cambridge University Press. Martin, John Levi (2009), Social Structures, Princeton, Princeton University Press Bourdieu, Pierre (1972), Esquisse d?Une Théorie de la Pratique, Précédé de Trois Études d?Ethnologie Kabyle, Genebra, Droz. Blau, Peter M. (1977), Inequality and Heterogeneity: A Primitive Theory of Social Structure, Nova Iorque, The Free Press. [Estrutura material] Habermas, Jürgen (1981, 1986), The Theory of Communicative Action, Cambridge, Polity Press. Garfinkel, Harold (1967), Studies in Ethnomethodology, Englewood Cliffs, NJ, Prentice-Hall. Goffman, Erving (1959), The Presentation of Self in Everyday Life, Nova Iorque, Anchor Books. Parsons, Talcott (1937), The Structure of Social Action, Nova Iorque, The Free Press. [Ação interpretativa] Homans, George C. (1961), Social Behavior: Its Elementary Forms, Nova Iorque, Harcourt. Hedström, Peter (2005), Dissecting the Social: On the Principles of Analytical Sociology, Cambridge, Cambridge University Press. Coleman, James S. (1990), Foundations of Social Theory, Cambridge (MA), Harvard University Press. Boudon, Raymond (2003), Raison, Bonnes Raisons, Paris, PUF. [Ação racional] cap. 3: ?Threatening and being threatened?, pp. 52-70. Popitz, Heinrich (1992, 2017), Phenomena of Power: Authority, Domination, and Violence, Nova Iorque, Columbia University Press, Granovetter, Mark (1973), ?The strenght of weak ties?, American Journal of Sociology, 78 (6), pp. 1360-1380 [http://sociology.stanford.edu/people/mgranovetter/]. Goffman, Erving (1983), ?The interaction order?, American Sociological Review, 48 (1), pp. 1-17 [http://www.asanet.org/about/presidents/Erving_Goffman.cfm]. cap. 2: ?La rationalité cognitive?, pp. 57-98. Boudon, Raymond (2003), Raison, Bonnes Raisons, Paris, PUF, Berthelot, Jean-Michel (2001), ?Programmes, paradigmes, disciplines: pluralité et unité des sciences sociales?, em Jean-Michel Berthelot (org.) (2001), Épistémologie des Sciences Sociales, Paris PUF, pp. 457-519. Barbalet, J. M. (1985), ?Power and resistance?, The British Journal of Sociology, 36 (4), pp. 531-548. cap. 1: ?The strong program in cultural sociology: elements of a structural hermeneutics? (com Philip Smith), pp. 11-26. Alexander, Jeffrey C. (2003), The Meanings of Social Life: A Cultural Sociology, Oxford, OUP, [Referências das aulas: textos de leitura complementar] Turner, Jonathan H. (2014), Theoretical Sociology: A Concise Introduction to Twelve Sociological Theories, Newbury Park (CA), Sage. Turner, Jonathan H. (2013), Theoretical Sociology: 1830 to the Present, Newbury Park (CA), Sage. Turner, Jonathan H. (org.) (2001), Handbook of Sociological Theory, Nova Iorque, Kluwer Academic. Ritzer, George (org.) (2003), The Blackwell Companion to Major Contemporary Social Theorists, Oxford, Blackwell. Ritzer, George (org.) (2003), The Blackwell Companion to Major Classical Social Theorists, Oxford, Blackwell. Ritzer, George, e Jeff Stepnisky (2013), Sociological Theory, 9.ª ed., Nova Iorque, McGraw-Hill. Giddens, Anthony, e Jonathan H. Turner (orgs.) (1987), Social Theory Today, Cambridge, Polity Press. Alexander, Jeffrey C. (1987), Sociological Theory Since 1945, Londres, Hutchinson. Abrutyn, Seth (org.) (2016), Handbook of Contemporary Sociological Theory, Nova Iorque, Springer. [Geral]:

Disciplinas de Execução

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre