Currículo
Cultura Científica e Comunicação da Ciência 00433
Contextos
Groupo: Sociologia - 2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Sociologia
Groupo: Sociologia - 2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Sociologia
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Conhecer as diversas aceções de "cultura científica" e ser capazes de as enquadrar, problematizar e relacionar com diferentes modelos de Comunicação Pública da Ciência (CPC). OA2. Conhecer e situar historicamente diferentes modelos de CPC, e ser capaz de perpectivar as suas potencialidades e limites. OA3. Conhecer diferentes abordagens sociológicas sobre a ciência, e compreender as implicações que estas abordagens têm nas conceções de cultura científica e nos modelos de CPC. OA4. Conhecer e ser capaz de analisar criticamente tanto indicadores estatísticos como estudos qualitativos sobre estas matérias. OA5.Ser capaz de observar e analisar criticamente diferentes iniciativas de CPC. OA6. Conhecer e ser capaz de discutir problemáticas específicas (media, museus, etc.). OA7. Reconhecer e ser capaz de enquadrar as principais iniciativas de CPC em Portugal, seus promotores e públicos. OA8. Ser capaz de realizar e apresentar pesquisas sobre estes temas.
Programa
P1. Da cultura da ciência à ciência como (parte da) cultura Ciência e modernidade Ciência como instituição, recurso, ideologia e problema social Ethos científico, ciência acabada vs. em processo, modos de produção de conhecimento Promoção da cultura científica das populações: agentes e objetivos P2. Confrontando modelos de comunicação pública da ciência Literacia científica e públicos da ciência: conceções e formas de aferição; públicos e modos de relação com a ciência "Modelo do défice": conhecimentos vs. atitudes, comunicação top-down e one-way Abordagens "contextuais": aprendizagens em "livre escolha", contextualização e experimentação; ciência e saberes do quotidiano; estudos quantitativos vs. qualitativos Diálogo e participação: ciência cidadã e políticas de ciência com/para a sociedade P3. Algumas problemáticas especializadas Ciência e média Museus e centros de ciência Comunicação institucional Ensino das ciências P4. A promoção da cultura científica em Portugal
Método de Avaliação
A avaliação terá em conta os seguintes elementos: a) A presença e participação nas aulas (15% da nota final); b) a observação, análise e apresentação em aula, em grupo, de uma actividade/suporte de comunicação pública da ciência às escolha dos alunos (25% da nota final); c) um ensaio escrito individual sobre temas selecionados do programa, tendo por base pesquisa bibliográfica e, preferencialmente, também alguma pesquisa empírica (10 a 12 páginas de texto) (60% da nota final).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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Secundária
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