Currículo
Estágio em Sociologia (2º Ciclo) 02579
Contextos
Groupo: Sociologia - 2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres > 2º Ano
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os objectivos de aprendizagem são adaptados a cada estágio e à instituição em que é desenvolvido. Os alunos que completem com sucesso esta UC devem ser capazes de: 1. Colaborar na definição da proposta de estágio; 2. Responder de forma pertinente a situações suscitadas ao longo do estágio; 3. Equacionar os problemas e utilizar adequadamente instrumentos teórico-metodológicos na sua resolução; 4. Estabelecer boas relações de trabalho no contexto da instituição em que estagia; 5. Assumir uma postura pessoal e profissional orientada por princípios éticos e deontológicos; 6. Enquadrar e refletir criticamente a análise das atividades desenvolvidas, concretizando esta reflexão na apresentação intercalar e na elaboração do relatório final do estágio.
Programa
A natureza da UC exige uma adaptação aos contextos e áreas de atuação do estágio. 1. Preparação do estágio 1.1 Seleção do domínio e sede do estágio 1.2 Formalização do estágio com a instituição de acolhimento (protocolo de estágio, normas de enquadramento, identificação do orientador externo e do supervisor interno) 1.3. Elaboração da proposta de estágio 2. Exercício de estágio 2.1 Definição da orientação profissional 2.2 Execução do trabalho 2.3 Monitorização da execução 2.4 Avaliação intercalar de processo 3. Reflexão sobre resultados e aprendizagens 3.1 Balanço da entidade de acolhimento 3.2 Elaboração do relatório final de estágio
Método de Avaliação
O processo de avaliação tem as seguintes componentes e respetivas ponderações: a) a prestação em contexto de trabalho (40%); b) o relatório de estágio (60%). A primeira componente é fundamentalmente da atribuição do tutor da instituição onde se realiza o estágio e a segunda cabe ao docente do ISCTE-IUL que o supervisiona.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 24.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Sweitzer, H. Frederick e King, Mary A. (2014) The Successful Internship: Personal, Professional, and Civic Development in Experiential Learning. Belmont, CA: Brooks/Cole, Cengage Learning. Stehr, Nico (1992) Practical Knowledge. Applying the Social Sciences. London: Sage Publications. Schon, Donald A. (1995) The Reflective Practioner: How Professionals Think in Action. Nova Iorque: Basic Books. Neves, José, Garrido, Margarida e Simões Eduardo (2008) Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais. Teoria e Prática. Lisboa: SÍLABO. Donatella, Della Porta e Keating, Michael, eds. (2008) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective. Cambridge: Cambridge University Press. Booth, Wayne, Colomb, Gregory e Williams, Joseph (2003) The Craft of Research. Chicago: The University of, Chicago Press, 2ª ed. Barbier, J.-M. (1996) Elaboração de Projectos de Acção e de Planificação. Porto: Porto Editora. APS (1992) Código Deontológico. Lisboa: APS.:
Secundária
- Nota: para além da bibliografia indicada, se necessário, o docente fornecerá a cada aluno sugestões de bibliografia e/ou de pesquisa bibliográfica específica atendendo ao tema do estágio. Argyris, Chris e Donald A. Schon (1974) Theory in Practice: Increasing Professional Effectiveness. San Francisco: Jossey-Bass. Stoleroff, Alan (2007) Relações Laborais nas empresas e sistema de relações industriais em Portugal, J. M. Leite Viegas, H. Carreiras, A. Malamud org. Portugal no contexto Europeu. Vol. I: Instituições e política. Lisboa: Celta Editora. Ruivo, Manuel Seca (1987) O sociólogo na gestão da empresa: da estratégia à capacidade prática, Sociologia, Problemas e Práticas, 2: 91-103. Garsten, Christina e Anette, Nyqvist, eds. (2013) Organisational Anthropology. Doing ethnography in and among complex organisations. Londres: Pluto Press. Dornelas, António coord. (2006) Livro Verde sobre as Relações Laborais. Lisboa: MTSS. Fernandes, António Monteiro (2010) Direito do Trabalho. Coimbra: Almedina. 15ª ed. Freire, João (2001) Sociologia do Trabalho: Uma Introdução. Porto: Afrontamento. Mestrado Ciências do Trabalho e Relações Laborais Valente, Isabel, et al., orgs. (1995) Experiências e Papéis Profissionais de Sociólogos. Lisboa: APS. Tavares, David (2011) Sociólogos e campos profissionais na saúde: perfis de actividades e desafios, Sociologia On Line, Revista da Associação Portuguesa de Sociologia, 3: 99-102. Silva, Sílvia (2011) O sociólogo da saúde na autarquia local: relato de uma experiência, Sociologia On Line, Revista da Associação Portuguesa de Sociologia, 3: 109-126. Silva, Augusto Santos (1987) O sociólogo como técnico e agente de desenvolvimento, Sociologia, Problemas e Práticas, 3: 67-71. Piriou, Odile (2006) La Face Caché de la Sociologie. À la Découverte des Sociologues Praticiens. Paris: Éditions Belin. Lahire, Benard dir. (2002) À Quoi Sert la Sociologie? Paris: Éditions La Découverte. Ferreira, Marta (2004) A sociologia ao serviço da comunidade: experiências de actividade sociológica no âmbito das políticas sociais, Actas dos ateliers do Vº Congresso Português de Sociologia, Sociedades Contemporâneas: Reflexividade e Acção. Lisboa: APS. Costa, António Firmino da (2004) Será a sociologia profissionalizável?, Gonçalves, Carlos Manuel et al. orgs., Sociologia no Ensino Superior: Conteúdos, Práticas Pedagógicas e Investigação. Porto: FLUP. Costa, António Firmino da (1993) Prática sociológica e deontologia profissional dos sociólogos, Estruturas Sociais e Desenvolvimento (Actas do 2º. Congresso Português de Sociologia), vol. II. Lisboa: Editorial Fragmentos. Carreiras, Helena, et al. orgs. (1999) Profissão Sociólogo. Oeiras: Celta/APS. André, Mário Rui (2011) Desafios à construção sócio-profissional do sociólogo da saúde fora da academia, Sociologia On Line, Revista da Associação Portuguesa de Sociologia, 3: 103-108. Almeida, J. Ferreira de (1992) Trabalhar em sociologia, ensinar sociologia, Sociologia, Problemas e Práticas, 12: 187-199. Burawoy, Michael (2005) For public sociology, American Sociological Review, 70: 4-28. AA.VV (2014b) Saídas profissionais: O que é ser sociólogo hoje? Narrativas breves sobre experiências profissionais em construção, IS Working Papers, 2.ª Série, N.º 11. AA.VV (2014a) Saídas profissionais: O que é ser sociólogo hoje? Narrativas breves sobre experiências profissionais em construção, IS Working Papers, 2.ª Série, N.º 9. Mestrado Sociologia Pacheco, José Augusto, org. (2014) Avaliação externa de escolas: quadro teórico/conceptual. Porto: Porto Editora. Santos Guerra, Miguel Ángel (2003) Tornar Visível o Quotidiano: Teoria e Prática de Avaliação Qualitativa das Escolas. Porto: Asa. Sánchez Martínez, Eduardo (2005) Planeamiento Estratégico de la Educación: Elementos Conceptuales y Metodológico. Córdoba: Editorial Brujas. Bransford, John (2010) How People Learn. Washington DC: National Academy Press. Araújo, Emília Rodrigues (2005) O papel do sociólogo na escola: contributos, Comunicação à CPCJ. http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/3912 /1/O%20papel%20do%20sociologo%20na%20escola.pdf Afonso, Cátia, Silva, Andreia, Vale, Sónia e Xavier, Paulo (2004) Sociólogos na escola: a dinamização de uma rede educativa, Actas dos ateliers do Vº Congresso Português de Sociologia, Sociedades Contemporâneas: Reflexividade e Acção. Lisboa: APS. Mestrado Educação e Sociedade Bibliografia específica da área de cada um dos mestrados. Hofstede, Geert, Hofstede, Gert Jan e Minkov, Michael (2010) Cultures and Organizations: Software of the Mind. McGraw-Hill USA, 3ª ed. Guerra, Isabel Carvalho (2000) Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Acção: o Planeamento em Ciências Sociais. Cascais: Principia. http://www.aps.pt/?area=102&mid=001&sid=005 Capucha, Luís (2008) Planeamento e avaliação de projetos. Guião prático. Lisboa: ME/DGIDC :