Currículo
Teorias Sociológicas 02192
Contextos
Groupo: Sociologia - 2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Sociologia > Supletivas
Groupo: Sociologia - 2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres > 1º Ano > Supletivas
Groupo: Sociologia - 2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres > 1º Ano > Supletivas
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
(a) Aquisição de conhecimentos básicos sobre as principais correntes da teoria sociológica. (b) Aquisição de conhecimentos básicos sobre os principais domínios da teoria sociológica. (c) Desenvolvimento de competências básicas de utilização analítica dos principais conceitos e enunciados sociológicos.
Programa
01 Introdução: controvérsias e domínios I História da teoria sociológica 02 Teoria sociológica clássica 03 Teoria sociológica moderna 04 Teoria sociológica contemporânea II Domínios da teoria sociológica 05 A interação como troca 06 A interação simbólica 07 A estratificação 08 As instituições 09 Os grupos e as redes 10 As organizações
Método de Avaliação
Ensaio individual sobre um tema a escolher por cada aluno de entre os tópicos definidos pelo docente. Limite: 20.000 caracteres (com espaços). Entrega: até 29 de Dezembro de 2023. Em alternativa, ou em caso de insucesso no ensaio, um exame final de duas horas.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Pires, Rui Pena (2007), ?Árvores conceptuais: uma reconstrução multidimensional dos conceitos de ação e de estrutura?, Sociologia, Problemas e Práticas, 53, pp. 11-50. Scott, John (2011), Conceptualising the Social World: Principles of Sociological Analysis, Cambridge, Cambridge University Press. Turner, Jonathan H. (1994, 1999), Sociologia: Conceitos e Aplicações, São Paulo, Makron Books.:
Secundária
- * Bibliografia de trabalho / referências das aulas Baert, Patrick, e Filipe Carreira da Silva (2014), Teoria Social Contemporânea, Lisboa, Mundos Sociais: cap. 3, ?O enigma da vida quotidiana: o interacionismo simbólico, a abordagem dramatúrgica e a etnometodologia?, pp. 81-112. Fulcher, James, e John Scott (2011), Sociology, 4.ª ed., Oxford, Oxford University Press: cap. 2, ?Theories and theorizing?, pp. 20-68. Pires, Rui Pena (2014), ?Modelo teórico de análise sociológica?, Sociologia, Problemas e Práticas, 74, pp. 31-50. Ritzer, George, e Jeffrey Stepnisky (2018), Sociological Theory, 10.ª ed., Nova Iorque, McGraw-Hill: [complementar] cap. 6, ?A historical sketch of sociological theory: The later years?, pp. 261-311; cap. 13, ?Micro-macro and agency-structure integration?, pp. 592-647. Turner, Jonathan H. (1991), The Structure of Sociological Theory, 5.ª ed., Belmont (Cal.), Wadsworth: cap. 1, ?Sociological theory: diversity and disagreement?, pp. 1-30. Turner, Jonathan H. (1994, 1999), Sociologia: Conceitos e Aplicações, São Paulo, Makron Books: cap. 1, ?A natureza e as origens da sociologia?, pp. 1-16; cap. 2, ?Propostas teóricas e metodológicas na sociologia?, pp. 17-32; cap. 7, ?Grupos e organizações?, pp. 93-110; cap. 8, ?Desigualdades: classe, etnia e género?, pp. 111-134; cap. 9, ?Instituições?, pp. 137-166. Turner, Jonathan H. (2010), Theoretical Principles of Sociology, vol. 1, Macrodynamics, Nova Iorque, Springer: [complementar] cap 4, ?The dynamics of institutional domains?, pp. 105-151. [complementar] cap 5, ?The dynamics of stratification systems?, pp. 153-214. Turner, Jonathan H. (2012), Theoretical Principles of Sociology, vol. 3, Mesodynamics, Nova Iorque, Springer: [complementar] cap. 5, ?The dynamics of groups?, pp. 171-212; [complementar] cap. 6, ?The dynamics of organizations?, pp. 213-301. Turner, Jonathan H. (2013), Theoretical Sociology: 1830 to Present, Londres, Sage: [complementar] cap. 15, ?Exchange theorizing?, pp. 520-573. Turner, Jonathan H. (2014), Theoretical Sociology: A Concise Introduction to Twelve Sociological Theories, Londres, Sage: cap 5, ?Exchange theorizing?, pp. 73-95; [complementar] cap. 6, ?Symbolic interactionist theorizing?, pp. 96-116; [complementar] cap. 7, ?Dramaturgical theorizing?, pp. 117-135.: