Currículo

Sociologia e Epistemologia 00570

Contextos

Groupo: Sociologia - 2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Sociologia > Teoria e Método

Groupo: Sociologia - 2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Sociologia

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objectivos de aprendizagem (OA): OA1: desenvolver a capacidade de situar a sociologia no universo das ciências; OA2: aprofundar e atualizar os conhecimentos sobre as principais perspectivas e debates em epistemologia das ciências sociais e sociologia da ciência; OA3: desenvolver competências de problematização e reflexividade crítica sobre os processos e produtos de investigação sociológica, informadas pela epistemologia e pela sociologia da ciência; OA4: desenvolver a capacidade de aplicação desses conhecimentos e competências à realização de investigação em sociologia; OA5: desenvolver competências gerais, a nível de 2º ciclo universitário, nomeadamente competências para problematizar e realizar pesquisas e análises de maneira crítica, rigorosa e clara, e para prosseguir de maneira autónoma processos de aprendizagem ao longo da vida.

Programa

1. Sociologia e epistemologia 2. A sociologia e as ciências 3. Epistemologia da sociologia e sociologia da ciência 4. Controvérsias sobre a ciência 5. Campo científico e trabalho das ciências 6. Explicação sociológica e objetividade 7. Sociedade do conhecimento e cultura científica 8. "Pós-verdade", cultura e mudança social 9. Sociologia do conhecimento e "construção social da realidade" 10. As ciências sociais perante a "pós-verdade"

Método de Avaliação

A avaliação visa aferir em que grau o estudante atingiu os objetivos de aprendizagem previstos nesta unidade curricular (conhecimentos e competências). A avaliação incide sobre: a) a assiduidade às aulas e a participação efetiva nelas (20% da classificação); b) debate nas aulas de tópicos de textos da bibliografia de trabalho (30% da classificação); c) um trabalho escrito final sobre temas selecionados do programa: ensaio individual, max. 8 pág (60% classificação).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Weber, M (1946 [1918]), Science as a Vocation, in Max Weber:Essays in Sociology Mouzelis, N (2008), Modern and Postmodern Social Theorizing, Cambridge UP Merton, RK (1972), Insiders and Outsiders:A Chapter in the Sociology of Knowledge, American Journal of Sociology,78(1). Lahire, B (2005), L?esprit sociologique, Paris, La Découverte. Elder-Vass, D (2012), Towards a realist social constructionism, Sociologia, Problemas e Práticas, 70 Danermark, B et al (2019), Explaining Society: Critical Realism in the Social Sciences, London, Routledge Brante, T (2001), Consequências do realismo na construção de teoria sociológica, Sociologia, Problemas e Práticas,36 Bourdieu, P (2004 [2001]), Para uma Sociologia da Ciência, Lisboa, Edições 70 Berthelot, J-M (2000), Os novos desafios epistemológicos da sociologia, Sociologia, Problemas e Práticas,33 Baker, E & Oreskes, N (2017), It?s No Game: Post-Truth and the Obligations of Science Studies, Social Epistemology Review and Reply Collective,6(8).:

Secundária

  • Ziman, John (2000), Real Science, Cambridge, Cambridge University Press. Whitley, Richard (2000), The Intellectual and Social Organization of the Sciences (2nd ed), Oxford, Oxford University Press. Weber, Max (1946 [1918]), ?Science as a Vocation?, in H.H. Gerth and C. Wright Mills (translated and edited), From Max Weber: Essays in Sociology, New York, Oxford University Press Sokal, Alan (2008), Beyond the Hoax. Science, Philosophy and Culture, New York, Oxford University Press Sismondo, Sergio (2010 [2004]), An Introduction to Science and Technology Studies, Oxford, Wiley-Blackwell Shinn, Terry et Pascal Ragouet (2005), Controverses sur la science. Pour une sociologie transversaliste de l?activité scientifique, Paris, Raisons d?Agir. Santos, Boaventura de Sousa (2018), O Fim do Império Cognitivo, Coimbra, Almedina. Santos, Boaventura de Sousa (2000), A Crítica da Razão Indolente. Contra o Desperdício da Experiência, Porto, Afrontamento. Pires, Rui Pena (2015), ?Modos de explicação?, Sociologia, Problemas e Práticas, 78: 125-141. Pinto, José Madureira (2007), ?Ciências e progresso: contributos para uma epistemologia reformista?, in Indagação Científica, Aprendizagens Escolares, Reflexividade Social, Porto, Afrontamento, pp. 13-68 Nunes, João Arriscado e Ricardo Roque (orgs.) (2008), Objectos Impuros. Experiências em Estudos sobre a Ciência, Porto, Afrontamento. Nunes, João Arriscado e Maria Eduarda Gonçalves (orgs.) (2001), Enteados de Galileu? A Semiperiferia no Sistema Mundial da Ciência, Porto, Afrontamento. Nowotny, Helga, Peter Scott and Michael Gibbons (2003), ??Mode 2? revisited: the new production of knowledge?, Minerva, 41: 179-194. Mouzelis, Nicos (2008), Modern and Postmodern Social Theorizing, Cambridge, Cambridge UP Merton, Robert K. (1996), On Social Structure and Science, Chicago, The University of Chicago Press. Merton, Robert K. (1973), The Sociology of Science. Theoretical and Empirical Investigations, Chicago, The University of Chicago Press. Merton, Robert K. (1972), ?Insiders and Outsiders: A Chapter in the Sociology of Knowledge?, American Journal of Sociology, 78(1). Martins, Hermínio e José Luís Garcia (coord.) (2003), Dilemas da Civilização Tecnológica, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais. Martinez, Margarida Senna, Patrícia Ávila e António Firmino da Costa (1994), ?A tensão superficial: ciência e organização num centro de investigação científica?, Sociologia, Problemas e Práticas, 16, pp. 75-109. Lahire, Bernard (2005), L?esprit sociologique, Paris, La Découverte. Jasanoff, Sheila (2017), ?No funeral bells: Public reason in a ?post-truth? age?, Social Studies of Science, 47(5). Harari, Yuval Noah (2018), ?Pós-verdade: certas notícias falsas duram para sempre?; ?Educação: a mudança é a única constante?, in 21 Lições para o Século XXI, Amadora, Elsinore. Hart, Randle J. and Andrew McKinnon (2010), ?Sociological epistemology: Durkheim?s paradox and Dorothy?s E. Smith actuality?, Sociology, 44 (6): 1038-1054 Gonçalves, Maria Eduarda e João Freire (coord.) (2009), Biologia e Biólogos em Portugal. Ensino, Emprego e Sociedade, Lisboa, Esfera do Caos. Gonçalves, Maria Eduarda (org.) (2007), Os Portugueses e os Novos Riscos, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais. Gonçalves, Maria Eduarda (org.) (2002), Os Portugueses e a Ciência, Lisboa, Dom Quixote. Gingras, Yves (1995), ?Un air de radicalisme: sur quelques tendances récentes en sociologie de la science et de la technologie?, Actes de la Recherche en Sciences Sociales, 108 : 3-17. Gil, Fernando (coord.) (1999), A Ciência Tal Qual Se Faz, Lisboa, Ed. João Sá da Costa. Gibbons, Michael, Camille Limoges, Helga Nowotny, Simon Schwartzman, Peter Scott, and Martin Trow (1994), The New Production of Knowledge. The Dynamics of Science and Research in Contemporary Societies, London, Sage. Gago, José Mariano (1990), Manifesto para a Ciência em Portugal, Lisboa, Gradiva. Flexner, Abraham (2017 [1939]), The Usefulness of Useless Knowledge, Princeton, Princeton University Press (em português: Flexner, A (1939), in Ordine, Nuccio (2018), A Utilidade do Inútil, Matosinhos, Kalandraka Editora.) Elder-Vass, Dave (2012), ?Towards a realist social constructionism?, Sociologia, Problemas e Práticas, 70: 9-24. Eco, Umberto (2018 [2017]), ?Dizer o Falso, Mentir e Falsificar?, in Aos Ombros de Gigantes, Lisboa. Gradiva. Eco, Umberto (1992 [1990]), Os Limites da Interpretação, Lisboa, Difel. Eco, Umberto (1990), ?O irracional, o misterioso, o enigmático?, em AAVV, Balanço do Século, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, pp. 103-117. Delicado, Ana, Raquel Rego, Cristina Palma Conceição, Inês Pereira, L. Junqueira (2013). Ciência, profissão e sociedade: associações científicas em Portugal, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais Delicado, Ana (2009), A Musealização da Ciência em Portugal, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Delicado, Ana (2008), ?Cientistas portugueses no estrangeiro: factores de mobilidade e relações de diáspora?, Sociologia, Problemas e Práticas, 58: 109-129. Danermark, Berth, Ekström, Mats & Karlsson, Jan Ch. (2019), Explaining Society: Critical Realism in the Social Sciences, 2nd ed., London, Routledge Costa, António Firmino da, Cristina Palma Conceição, Ana Rita Coelho e Ângela Dias (2009), Trajectórias de Jovens Cientistas, Oeiras, Celta Editora. Costa, António Firmino da, Machado, Fernando Luís e Ávila, Patrícia, (orgs) (2007), Sociedade e Conhecimento (Portugal no Contexto Europeu, vol. II), Lisboa, Celta Editora Costa, António Firmino da, Cristina Palma Conceição, Inês Pereira, Pedro Abrantes e Maria do Carmo Gomes (2005), Cultura Científica e Movimento Social, Oeiras, Celta Editora. Costa, António Firmino da, Patrícia Ávila e Sandra Mateus (2002), Públicos da Ciência em Portugal, Lisboa, Gradiva. Costa, António Firmino da, Patrícia Ávila e Margarida Senna Martinez (2000), ?Sociologie d?un laboratoire de biotechnologie?, Cahiers Internationaux de Sociologie, vol. CIX : 257-282. Costa, António Firmino da (1996), ?Ciência e reflexividade social?, em Maria Eduarda Gonçalves, Ciência e Democracia, Venda Nova, Bertrand Editora, pp. 199-221. Conceição, Cristina Palma, Maria do Carmo Gomes, Inês Pereira, Pedro Abrantes e António Firmino da Costa (2008), ?Promoção de cultura científica: experiências da sociologia?, Sociologia, Problemas e Práticas, 57: 51-81. Collins, Harry, Robert Evans & Martin Weinel (2017), ?STS as science or politics??, Social Studies of Science, 47 (4). Collins, Harry & Robert Evans (2017), Why Democracies Need Science, Cambridge, Polity Press. Collins, Randall (2000), ?Cross-breeding networks and rapid-discovery science?, in The Sociology of Philosophies. A Global Theory of Intellectual Change, Cambridge (Mass.), Harvard University Press, pp. 523-569. Collin, Finn and David Budtz Pedersen (2015), ?The Frankfurt School, Science and Technology Studies, and the Humanities?, Social Epistemology, 29 (1): 44-72 Caraça, João et al. (2004), Science Meets Society, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Bucchi, Massimiano (2002), Science in Society. A Introduction to Social Studies of Science, London, Routledge. Brante, Thomas (2001), ?Consequências do realismo na construção de teoria sociológica?, Sociologia, Problemas e Práticas, 36: 9-38 Berthelot, Jean-Michel (2003), ?Le texte scientifique: structures et métamorphoses?, in Figures du texte scientifique, Paris, Puf, pp. 19-53. Berthelot, Jean-Michel (2000), ?Épistémologie et sociologie de la connaissance scientifique?, Cahiers Internationaux de Sociologie, CIX, pp. 221-234. Berthelot, Jean-Michel (2000), ?Os novos desafios epistemológicos da sociologia?, Sociologia, Problemas e Práticas, 33: 111-131 Baker, Erik & Naomi Oreskes, (2017), ?Science as a Game, Marketplace or Both?, Social Epistemology Review and Reply Collective, 6 (9). Ávila, Patrícia (1998), ?Práticas científicas: uma tipologia dos investigadores portugueses?, Sociologia, Problemas e Práticas, 26, pp. 85-119. Ávila, Patrícia (1997), ?A distribuição do capital científico: diversidade interna e permeabilidade externa no campo científico?, Sociologia, Problemas e Práticas, 25, pp. 9-49. Almeida, João Ferreira (2007), ?Novos e velhos aspectos da epistemologia das ciências sociais?, Sociologia, Problemas e Práticas, 55, pp. 11-24.:

Disciplinas de Execução

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre