Currículo

Dinâmicas Sociais da Internet 01718

Contextos

Groupo: Sociologia - 2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Sociologia

Groupo: Sociologia - 2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Sociologia > Comunicação e Cultura

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O curso irá identificar os pontos fortes e fracos das diferentes abordagens das ciências sociais. Irá cobrir grandes debates teóricos e as evidências empíricas necessários para a sua avaliação. O curso é transversal a alguns temas-chave : incluindo o papel das tecnologias de informação e comunicação na vida quotidiana, a fractura digital entre sociedades desenvolvidas e em vias dedesenvolvimento, e a relação entre a Internet e outras tecnologias, como telefones móveis de forma a ilustrar a amplitude e a variedade da áreas de estudos da Internet. Os tópicos abordarão "A Internet na Vida Quotidiana: Domesticação e Globalização"; "Investigação da Experiência do Utilizador: Uma Perspectiva da Indústria"; "A Psicologia Social das Relações Mediadas por Computador"; "Telefones Móveis, Internet e Contactibilidade Permanente"; "Jovens e Novos Media";" Pesquisa e Acesso à Informação e Conhecimento"; "A política e a Internet"; e "Internet e Sociedade: Visões e Realidades".

Programa

O curso irá identificar os pontos fortes e fracos das diferentes abordagens das ciências sociais. Irá cobrir grandes debates teóricos e as evidências empíricas necessários para a sua avaliação. O curso é transversal a alguns temas-chave : incluindo o papel das tecnologias de informação e comunicação na vida quotidiana, a fractura digital entre sociedades desenvolvidas e em vias de desenvolvimento, e a relação entre a Internet e outras tecnologias, como telefones móveis de forma a ilustrar a amplitude e a variedade da áreas de estudos da Internet. Os tópicos abordarão "A Internet na Vida Quotidiana: Domesticação e Globalização"; "Investigação da Experiência do Utilizador: Uma Perspectiva da Indústria"; "A Psicologia Social das Relações Mediadas por Computador"; "Telefones Móveis, Internet e Contactibilidade Permanente"; "Jovens e Novos Media";" Pesquisa e Acesso à Informação e Conhecimento"; "A política e a Internet"; e "Internet e Sociedade: Visões e Realidades".

Método de Avaliação

Participação activa em todas as sessões. Escrita de um primeiro draft de um artigo de investigação. O tempo total de trabalho necessário para a redacção deste trabalho é contabilizada em cerca de 20 horas de pesquisa em biblioteca, cálculos e/ou trabalho de campo. A versão final do artigo representará 70% da nota. A originalidade e a inovação no trabalho de investigação para a redacção do artigo contribuirá para a avaliação com 20%. E a participação/assiduidade no seminário será avaliada em 10%.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Haddon, L. (2004) Information and Communication Technologies in Everyday Life: A Concise Introduction and Research Guide, Berg; Ling, R. (2004) The Mobile Connection: The Cell Phone's Impact on Society, Morgan Kaufmann; Wellman, B. & Haythornthwaite, C. (Eds) (2002) The Internet in Everyday Life, Oxford University Press; Bakardjieva, M. (2005) Internet Society, Sage; Berker, T, Hartmann, M., Punie, Y and Ward, K. (Eds) (2005) Domestication of Media and Technologies, Open University Press; Ito, M., Matsuda, M. & Okabe, D. (Eds) (2005) Personal, Portable, Pedestrian, Mobile Phones in Japanese Life, MIT Press; Buckingham D. and R. Willett, Digital Generations (Eds) (2006) Digital Generations, Erlbaum; Ito, M. (2010) Hanging Out, Messing Around and Geeking Out: Kids Living and Learning with New Media, MIT Press, Cambridge, MA; Van Dijk, J. (2005) The Deepening Divide: Inequality in the Information Society, Sage, London; Castells, M. (2001), Internet Galaxy, OUP, Oxford. :

Secundária

  • ----------------------:

Disciplinas de Execução

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre