Currículo

Descendentes de Imigrantes e Educação 02041

Contextos

Groupo: Sociologia - 2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Sociologia

Groupo: Sociologia - 2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Sociologia

Groupo: Sociologia - 2013 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Sociologia > Migrações Internacionais

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da unidade curricular, espera-se que os/as estudantes revelem ser capazes de: 1) Analisar a diversidade de modos de integração dos/das descendentes de imigrantes, considerando as especificidades da sociedade portuguesa. 2) Refletir criticamente, usando o conhecimento teórico e os resultados de investigação, sobre as condições e processos familiares e escolares que têm impacto na experiência e no desempenho escolar dos/as descendentes de imigrantes. 3) Comunicar de modo claro e conciso as teorias, conceitos e resultados de investigação no domínio temático da unidade curricular. 4) Estruturar um conjunto de questões, sob a forma de um guião de entrevista, que permitam analisar a experiência dos/das filhos/as de imigrantes em domínios como a educação, família, pertença identitária, participação comunitária e artística.

Programa

As aulas serão organizadas segundo os seguintes conteúdos programáticos: 1. Introdução à unidade curricular 2. Migrações e dinâmicas identitárias 3. Processos de integração nas sociedades de acolhimento 4. Descendentes de imigrantes na escola portuguesa: presença, trajetos e resultados 5. Respostas à diversidade sociocultural: políticas de educação multi/intercultural 6. Invertendo a perspetiva: lusodescendentes e educação 7. Famílias imigrantes e educação 8. Comunidade, cultura e produção cultural 9. Aspirações, transições e mobilidade social 10. Balanço e orientações para trabalho final

Método de Avaliação

A avaliação na unidade curricular contempla duas modalidades: avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. Avaliação ao longo do semestre Foi concebida para medir a progressão dos/as estudantes através de um conjunto de atividades que incluem: a participação nas aulas; o estudo da bibliografia; a pesquisa de informação (teórica e empírica); definição de um conceito, apresentação de um trabalho de grupo, e realização de um guião de entrevista comentado. A avaliação ao longo do semestre inclui os seguintes instrumentos de avaliação: A. Definição de um conceito (20% - até 4 valores). Cada estudante deverá selecionar um termo ou conceito relevante para a unidade educativa, pesquisar na bibliografia de referência o seu significado, construir um texto que descreva o mesmo, e disponibilizar o mesmo no moodle, num glossário criado para o efeito. B. Apresentação de grupo (30% - até 6 valores). Esta apresentação tem por base a análise de um texto da bibliografia à escolha do grupo. A análise deverá ser sustentada na bibliografia de apoio e ser problematizadora, destacando a metodologia desenvolvida, os principais resultados e o que texto revela sobre os processos de integração dos/das descendentes de imigrantes. C. Guião de entrevista comentado (50% - até 10 valores). Trata-se de um trabalho individual de construção de um guião de entrevista a um/a descendente de imigrantes, com o objetivo de refletir sobre as teorias e problemáticas contactadas na UC; bem como desenvolver competências metodológicas. Tem por base as problemáticas e temas tratados na UC. As perguntas deverão ser comentadas e justificadas recorrendo à bibliografia da UC. Prevê-se a realização de prova oral, como instrumento de avaliação complementar, sempre que se justifique a confirmação de uma classificação. Ficam aprovados os/as estudantes que tenham uma nota igual ou superior a 10 valores no somatório dos instrumentos de avaliação. Todos os instrumentos de avaliação devem ser apresentados: a não entrega de um elemento significa a exclusão da modalidade de avaliação ao longo do semestre. Os mecanismos de feedback são formativos, no caso do trabalho de grupo, e sumativos no caso do comentário crítico e do ensaio final. Avaliação por exame Em caso de opção, ou não cumprimento da avaliação ao longo do semestre, os/as estudantes podem recorrer a exame (1ª época e 2ª época), a que corresponderá a 100% da nota final, e que compreende todos os conteúdos programáticos trabalhados ao longo do semestre. O exame consiste num teste escrito com a duração de 2 horas. Os/as estudantes que a tal tenham direito legal podem ainda recorrer à época especial de avaliação. Dado o teor e metodologia da UC, os/as estudantes são encorajados/as a frequentá-la em regime de avaliação ao longo do semestre.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

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Secundária

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Disciplinas de Execução

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre