Currículo

Dissertação em Trabalho, Emprego e Sociedade DTES

Contextos

Groupo: Trabalho, Emprego e Sociedade > 2º Ciclo > Trabalho Final

ECTS

48.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Transmitir e desenvolver conhecimentos e competências necessários para o arranque do projeto da dissertação e a sua elaboração.

Programa

Fases na preparação e elaboração da dissertação; Do pré-projecto ao projecto de dissertação; Objectivos gerais e objectivos específicos do projecto e da dissertação; A revisão de literatura; O modelo de explicação e as consequências para o trabalho de investigação ou de projecto; Apresentação do trabalho em processo.

Método de Avaliação

As sessões de aula têm a forma de seminário na medida em que há uma mistura de leccionação com apresentações e discussão. O trabalho prático consiste no preenchimento do registo da dissertação com fixação de objectivos gerais e específicos e um plano de trabalho, a preparação de bibliografias e recensões, e apresentação do trabalho em progresso. | A avaliação na UC é integrada como informação relevante na prova e avaliação da dissertação ou projeto. São componentes da avaliação: A definição dos objetivos específicos do projeto e da dissertação; Uma revisão de literatura; Um plano para o trabalho de investigação ou de projeto; A apresentação do trabalho em processo.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 1171.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Buchanan, David A. and Bryman, Alan (eds.) (2011) The Sage handbook of organizational research methods. Los Angeles: Sage. Bryman, Alan (2012) Social research methods, 4th edition. Oxford: Oxford University Press. Bryman, Alan (1988) Doing research in organizations. New York : Routledge. Bell, Judith (1997), Como Realizar um Projecto de Investigação, Lisboa, Gradiva.:

Secundária

  • Bibliografia adicional é preparada especificamente para cada projeto e dissertação consoante o seu tema e metodologia. Scott, John (1990), A Matter of Record. Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity Press. O'Dochartaigh, Nial (2002), The Internet Research Handbook: a Pratical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, London: Sage Publications. Kielcolt, K. Jill, e Laura E. Nathan (1985), Secondary Analysis of Survey Data, London, Sage. Hantrais, Linda, e Steen Mangen (eds.) (1996), Cross-National Research Methods in the Social Sciences, London, Pinter. Foddy, William (1996), Como Perguntar. Teoria e Prática da Construção de Perguntas para Entrevistas e Questionários, Oeiras, Celta Editora. Burgess, Robert G (1997) A pesquisa de terreno: uma introdução (trad. Eduardo de Freitas e Maria Inês Mansinho). Oeiras: Celta Editora.:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre