Currículo
Trabalho de Projeto em Transformação Digital no Ensino e Aprendizagem TPTDEA
Contextos
Groupo: Transformação Digital no Ensino e Aprendizagem > 2º Ciclo > Trabalho Final
ECTS
30.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1: Compreender o papel das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem OA2: Analisar as tendências e desafios da transformação digital na educação, identificando oportunidades de inovação e melhoria OA3: Analisar criticamente cenários educativos, identificando os desafios a abordar através da transformação digital e formulando objetivos claros para a implementação de soluções digitais OA4: Aplicar metodologias de gestão de projetos aplicadas à educação, estabelecendo metas, marcos temporais e alocação de recursos para a execução de projetos de transformação digital OA5: Criar soluções digitais inovadoras para a educação, explorando tecnologias emergentes, criando materiais educativos digitais e adaptando essas soluções às necessidades e características dos estudantes OA6: Implementar projetos de transformação digital em ambientes educativos, recolhendo e analisando dados para avaliar o impacto dessas iniciativas e realizar uma análise crítica dos resultados alcançados
Programa
P1: Transformação Digital no Ensino e Aprendizagem -Papel das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem -Tendências e desafios P2: Desafios Educativos e Oportunidades de Transformação Digital -Análise de cenários educativos -Oportunidades de aplicação -Formulação de objetivos P3: Planeamento -Metodologias de gestão de projetos aplicadas à educação -Metas, marcos temporais e recursos -Indicadores de sucesso e avaliação de resultados P4: Desenvolvimento de Soluções Digitais para a Educação -Tecnologias Digitais Emergentes na Educação -Design instrutivo e criação de materiais educativos digitais -Adaptação de soluções digitais às necessidades e características dos estudantes P5: Implementação e Avaliação -Implementação prática de projetos em ambiente educativo -Recolha e análise de dados -Análise crítica dos resultados
Método de Avaliação
Avaliação por projeto, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte: Entrega e discussão individual de um projeto de transformação digital aplicado ao processo de ensino-aprendizagem, numa estrutura previamente definida pela coordenação da UC (100% da nota), distribuído da seguinte forma: - Fundamentação (15%) - Planeamento (15%) - Protótipo (15%) - Testes (15%) - Avaliação e Reflexão (15%) - Discussão (25%) A média dos componentes Fundamentação, Planeamento, Protótipo, Testes, Avaliação e Reflexão, terá de ser igual ou superior a 9,5. A Discussão requer 9,5 valores como nota mínima. A UC não contempla avaliação por exame.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 725.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- "Bilyalova, A. A., Salimova, D. A., & Zelenina, T. I. (2020). Digital transformation in education. In Integrated Science in Digital Age: ICIS 2019 (pp. 265-276). Springer International Publishing. Burton, N., Brundrett, M., & Jones, M. (2014). Doing your education research project. Sage. Cooke-Davies, T. (2002). The “real” success factors on projects. International journal of project management, 20(3), 185-190. Efstratia, D. (2014). Experiential education through project based learning. Procedia-social and behavioral sciences, 152, 1256-1260.: - -