Currículo
Aprendizagem Multimédia AM
Contextos
Groupo: Transformação Digital no Ensino e Aprendizagem > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1: Compreender os princípios e processos cognitivos na aprendizagem multimédia, incluindo a gestão da carga cognitiva e a interação entre elementos multimédia. OA2: Analisar modelos instrutivos com multimédia OA3: Avaliar a eficácia dos recursos multimédia na aprendizagem. OA4: Projetar recursos educativos digitais adaptados, relacionando-os com objetivos de aprendizagem e utilizando estratégias adequadas de adaptação. OA5: Criar recursos educativos digitais OA6: Integrar elementos multimédia em estratégias de ensino e de envolvimento OA7: Integrar de forma eficaz elementos de otimização recursos multimédia na educação
Programa
P1: Introdução à Aprendizagem Multimédia -Princípios e processos cognitivos -Gestão da carga cognitiva -Interação entre elementos multimédia P2: Modelos -Modelos instrutivos com multimédia -Eficácia dos recursos multimédia na aprendizagem P3: Recursos Educativos Digitais Adaptados -Relação entre objetivos de aprendizagem e recursos multimédia -Ferramentas de criação de conteúdos para a educação P4: Multimédia Interativo e Gamificação -Incorporação de interatividade em recursos multimédia -Aprendizagem baseada em jogos -Gamificação -Jogos educativos para diferentes áreas disciplinares P5: Otimização de Recursos Multimédia na Educação -Inclusão e acessibilidade no design multimédia -Design Universal para a Aprendizagem -Considerações éticas no uso de multimédia na educação
Método de Avaliação
Avaliação por projeto, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte: - Intervenção em 2 desafios no fórum ao longo do semestre, respondendo aos critérios de cada solicitação do docente, tem o peso de 20% da nota final, com nota mínima de 7,5 valores. - Realização de 2 tarefas ao longo do semestre: 1 individual e 1 em grupo. Cada tarefa e respetiva discussão tem o peso de 10% na nota final, com nota mínima de 7,5 valores. A média das 2 tarefas terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. - Primeira parte do projeto (fundamentação) e respetiva discussão oral em grupo tem o peso de 20% na nota final, com nota mínima de 7,5 valores. - Segunda parte do projeto (aplicação - 80% na nota do projeto) e respetiva discussão oral individual (20% da nota do projeto) tem o peso de 40% na nota final, com nota mínima de 7,5 valores. A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. A UC não contempla avaliação por exame.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Bransford, J. D., Brown, A. L., & Cocking, R. R. (2000). How people learn: brain, mind, experience, and school. New York: The National Academies Press. (http://www.nap.edu/openbook.php?isbn=0309070368) Mayer, R. E. & Fiorella, L. (2022). The Cambridge Handbook of Multimedia Learning (3rd ed.). New York: Cambridge University Press. Mayer, R. E. (2009). Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimédia. In Miranda, G. (Ed.), Ensino Online e Aprendizagem Multimédia. (pp. 207-237). Lisboa: Relógio D’Água. Mayer, R. E. (2021). Multimedia Learning (3rd ed). New York: Cambridge University Press. Miranda, G.L, Rafael, M., Melo, M., Costa, J.M., & Pontes, T.B. (2021). 4C-ID model and cognitive approaches to instructional design and technology: emerging research and opportunities. Hershey PA, USA. IGI-Global. Oliveira, A. (2009). Medida e Avaliação da Carga Cognitiva em Ambientes Multimédia. In Miranda, G. (Ed.), Ensino Online e Aprendizagem Multimédia. (pp. 327–351).:
 
Secundária
- :