Currículo
Didática Digital DD
Contextos
Groupo: Transformação Digital no Ensino e Aprendizagem > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1: Compreender os conceitos fundamentais e os diferentes modelos de ensino online OA2: Analisar as oportunidades e desafios do ensino online OA3: Aplicar os princípios de design instrutivo para criar e estruturar cursos online eficazes OA4: Desenvolver e implementar atividades síncronas e assíncronas utilizando recursos digitais adequados OA5: Implementar estratégias de ensino e aprendizagem adequadas para contextos online OA6: Aplicar técnicas de motivação e envolvimento OA7: Utilizar ferramentas de comunicação e colaboração para a interação online OA8: Aplicar estratégias de tutoria e de suporte OA9: Implementar métodos de avaliação formativa e sumativa com ferramentas digitais OA10: Compreender os desafios da avaliação em contextos online
Programa
P1: Introdução ao Ensino Online - Conceitos fundamentais - Modelos de ensino online - Oportunidades e desafios para os diferentes níveis de ensino - Plataformas de gestão de aprendizagem P2: Design instrutivo em cursos online - Princípios do design instrutivo - Estruturação de cursos online - Objetivos e evidências de aprendizagem em contexto online - Atividades síncronas e assíncronas - Seleção de recursos digitais P3: Estratégias de ensino e aprendizagem online - Aprendizagem ativa online - Colaboração em ambientes virtuais - Adaptação de percursos de aprendizagem - Técnicas de motivação e envolvimento - Comunidades virtuais de aprendizagem P4: Comunicação e tutoria online - Interação online - Papel do Tutor - Estratégias de suporte ao aluno - Ferramentas de comunicação e colaboração P5: Avaliação em Contextos Online - Tipos de avaliação e feedback online - Métodos de avaliação autêntica - Ferramentas digitais para avaliação - Desafios - Acessibilidade e inclusão na avaliação online
Método de Avaliação
Avaliação por projeto, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte: 1. Intervenção em desafios no fórum ao longo do semestre, respondendo aos critérios de cada solicitação do docente, tem o peso de 30% da nota final, com nota mínima de 7,5 valores. Esta componente de avaliação é individual. 2. Projeto de Didática Digital a realizar em grupos de dois elementos: - Relatório com a fundamentação teórica do projeto (15%) e respetiva discussão oral em grupo (10%) tem o peso total de 25% da nota final, com nota mínima de 7,5 valores. - Aplicação prática através da criação do curso online (35%) e respetiva discussão oral em grupo (10%) tem o peso total de 45% da nota final, com nota mínima de 7,5 valores. A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. A UC não contempla avaliação por exame.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Bates, A. W. (2022). Teaching in a digital age: Guidelines for designing teaching and learning (3rd ed.). Tony Bates Associates Ltd. ISBN: 978-0-9952692-7-9 Conrad, D., & Openo, J. (2019). Estratégias de avaliação para a aprendizagem online. São Paulo: Artesanato Educacional. ISBN: 9781771992329 Monteiro, A., & Moreira, J. A. (2012). Ensinar e aprender online com tecnologias digitais. Porto Editora. ISBN: 9789720349644 High Quality Online Courses: How to Improve Course Design & Delivery for your Post-Secondary Learners, by University of Waterloo; Queen's University; University of Toronto; and Conestoga College, CC-BY-NC-SA 4.0:
 
Secundária
- Salmon, G. (ed). (2013). E-Tivities: The Key To Active Online Learning. ISBN: 9780203074640 Miranda, G. L. (Ed.). (2009). Ensino online e aprendizagem multimédia. Relógio d’Água Editores. ISBN: 9789896411411 Muramatsu, B. and Ludgate, H. Authors and Contributors: Adams Becker, S., Caswell, T., Jensen, M., Ulrich, G., and Wray, E. (2014). Online Course Design Guide. Cambridge, Massachusetts: Massachusetts Institute of Technology. https://dltoolkit.mit.edu/online-course-design-guide/: