Currículo
Inteligência Artificial no Processo de Ensino-Aprendizagem IAPEA
Contextos
Groupo: Transformação Digital no Ensino e Aprendizagem > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1: Compreender os conceitos básicos e fundamentos da inteligência artificial e a sua aplicação no campo da educação. OA2: Identificar as principais aplicações da inteligência artificial no ensino básico e secundário. OA3: Explorar as vantagens e desafios do uso da inteligência artificial no processo de ensino-aprendizagem. OA4: Integrar ferramentas e recursos de inteligência artificial no planeamento e conceção de atividades educativas. OA5: Refletir sobre questões éticas e de privacidade relacionadas com o uso da inteligência artificial na educação.
Programa
CP1: Introdução à Inteligência Artificial (IA) na Educação CP2: Ferramentas e Recursos de IA para o Ensino e Aprendizagem CP3: Análise de Dados e Aprendizagem Automática CP4: Ética e Privacidade na Utilização de IA na Educação
Método de Avaliação
Avaliação por projeto, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte: - Intervenção individual em 10 tarefas, respondendo aos critérios de cada solicitação do docente, tem o peso de 50% da nota final, com nota mínima de 7,5 valores. As tarefas incluirão a entrega de atividades e intervenções em fóruns de discussão mediados. - Projeto de aplicação de IA num cenário escolar previamente estabelecido pelo docente e respetiva discussão oral em grupo, tem o peso de 50% na nota final, com nota mínima de 7,5 valores. Os estudantes terão de estar presentes em 2/3 das sessões síncronas. A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. A UC não contempla avaliação por exame.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Chen, L., Chen, P., & Lin, Z. (2020). Artificial intelligence in education: A review. Ieee Access, 8, 75264-75278. Koul, R., Wang, T., & Yu, H. (2022). Artificial Intelligence in Education: Emerging Technologies, Models and Applications. E. C. Cheng (Ed.). Springer. Sijing, L., & Lan, W. (2018, August). Artificial intelligence education ethical problems and solutions. In 2018 13th International Conference on Computer Science & Education (ICCSE) (pp. 1-5). IEEE. Tavares, L. A., Meira, M. C., & do Amaral, S. F. (2020). Inteligência Artificial na Educação: Survey. Brazilian Journal of Development, 6(7), 48699-48714. Yang, W. (2022). Artificial Intelligence education for young children: Why, what, and how in curriculum design and implementation. Computers and Education: Artificial Intelligence, 3, 100061.: