Currículo
Análise de Dados Qualitativos Assistida por Computador ADQAC
Contextos
Groupo: Análise de Dados em Ciências Sociais - 2020 > Pós-Graduação de 2º Ciclo > Optativas Condicionadas
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 - Conhecer as diferentes formas de desenvolver análise de conteúdo com recurso ao MaxQda e saber adaptá-las e potencializá-las a diversos tipos de suporte: entrevista, entrevista de grupo, artigos de imprensa, entre outros materiais possíveis; OA2 - Planear e executar um desenho metodológico de análise de conteúdo com recurso ao MaxQda, adaptado ao material e aos objectivos analíticos; OA3 - Apresentar os respetivos outputs em formato de relatório ou outro produto científico.
Programa
1 Introdução à Análise de conteúdo 1.1 Tradições e pesquisas qualitativas 1.2 Análise de conteúdo (teoria) : história, mitos e definições 1.3 Análise de conteúdo (prática) : funções, objectivos, organização e exemplos 2 Organização de uma base de dados 2.1 O material e tipos de documentos 2.2 As regras na construção de categorias 2.3 As variáveis 3 A codificação 3.1 Os tipos de codificação (e implicações) 3.2 As cores e os níveis das categorias 4 Os outputs 4.1 Clássicos Textuais 4.2 Palavras 4.3 Gráficos Retratos de documentos Codeline Gráfico de comparação de documentos Nuvens de palavras 4.4 Quantitativos Frequências das categorias Estatísticas das subcategorias Cruzamento das categorias Cruzamento dos textos com as categorias Cruzamento das variáveis com as categorias Análise de semelhança entre documentos 5 Apresentação e discussão de resultados 5.1 Desenho da análise de conteúdo 5.2 Apresentação e discussão dos resultados
Método de Avaliação
Existem duas opções para a avaliação: 1. Durante o semestre: os alunos serão avaliados com base na realização de um relatório de análise de conteúdo de entrevistas individuais, entrevistas de grupo ou análise documental à escolha do aluno (100% da nota final). O acesso à avaliação exige a assiduidade a pelo menos 70% das aulas da unidade curricular. 2. Avaliação por exame: teste prático em MaxQda (100% da nota).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 128.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Bardin, Laurence (2008), Análise de Conteúdo, Edições 70. Bryman, A. (2012). Social Research Methods. Oxford: Oxford University Press Denzin, N.K., & Lincoln, Y.S. (2000). Handbook of Qualitative Research. London: Sage Freitas, F. (2013). Coding qualitative data using MAXQDA 11. In Rosaline Barbour?s Introducing Qualitative Research: A Student's Guide. London: SAGE Publications. Kuckartz, Udo; Stefan Rädiker (2019), Analyzing Qualitative Data with MAXQDA. Text, Audio, and Video; Springer, Berlin. MAXQDA 12 Reference Manual, Verbi Software, Berlin (disponível online) Rädiker, Stefan; Udo Kuckartz (2020), Focused Analysis of Qualitative Interviews with MAXQDA. Step by step, Maxqda Press (disponível online):
Secundária
- Atkinson, Paul (2005), Qualitative Research ? Unity and diversity, Forum: qualitative social research, Vol. 6 (3), art. 26. Evers, Jeanino (2011), From the past into the future. How technological Developments Change Our Qays of data Collection, Transcription and Analysis, Forum: qualitative social research, Vol. 12 (1), art. 38. Freitas, F. (2013). Coding qualitative data using MAXQDA 11. In Rosaline Barbour?s Introducing Qualitative Research: A Student's Guide. London: SAGE Publications. Gobo, Giampietro (2005), The renaissance of qualitative methods, Forum: qualitative social research, Vol. 6 (3), art. 42. Maryring, Philipp (2000), Qualitative content analysis, Forum: qualitative social research, Vol. 1 (2), art. 20. Teixeira, Alex Niche e Fernando Becker (2001), Novas possibilidades da pesquisa qualitativa via sistemas CAQDAS, Sociologias, Porto Alegre, ano 3, nº5, pp. 91-113.: