Currículo
Assessoria de Imprensa 03516
Contextos
Groupo: Assessoria de Comunicação e Política > Pós-Graduação de 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC o estudante deverá: OA1 | Identificar as principais características e funções da assessoria de imprensa. OA2 | Compreender a importância da relação entre o assessor de imprensa e o jornalista OA3 | Saber como se relacionar com os jornalistas OA4 | Conhecer os graus de confidencialidade e usá-los de forma adequada OA5 | Identificar os princípios do Código Deontológico dos Jornalistas OA6| Saber criar e organizar um gabinete de imprensa, OA7 | Dominar as técnicas de assessoria de imprensa OA8| Compreender o processo de elaboração da notícia OA9| Usar a compreensão do processo de elaboração da notícia de forma conveniente ao objetivo comunicacional OA10| Dominar as técnicas de análise e avaliação de resultados OA11| Compreender e saber utilizar os princípios de comunicação de crise OA12| Saber relacionar a assessoria de imprensa com as relações públicas, o marketing e a gestão.
Programa
1. Relação entre Assessor e Media: Características e funções, relação do Assessor com o empregador, O Assessor e o Jornalista. 2. Negociações entre Assessor e Jornalista: fontes e jornalistas, confidencialidade e «off the record», Código Deontológico dos Jornalistas. 3. Criar um Gabinete de Imprensa: estrutura, RH, instrumentos de trabalho, tecnologias. 4. Técnicas de Assessoria: Notas (Press Release) e Dossiês (Press kit), Follow-up, Comunicados, Encontros informais, Conferências de imprensa, Bolsa de Contactos, Visitas e Viagens, Cerimónias Oficiais, Gabinetes de Imprensa Virtuais, Preparação de Entrevistas. 5. Elaboração da Notícia e Assessoria: Provocar ou evitar a notícia, Acompanhá-la e escolher o melhor canal, Rotinas produtivas da notícia, Agenda setting. 6. Análise e Avaliação de Resultados: Diferentes Media e clipping. 7. Comunicação de Crise: Tipo e Morfologias de crises, Princípios da Comunicação de Crise. 8. Comunicação Integrada: Assessoria nas RP, marketing e gestão
Método de Avaliação
A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final. 1) Ao longo do período letivo serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: assiduidade igual ou superior a 80% e participação oral e nos exercícios de simulação práticos (20%); trabalho escrito individual (80%) 2) Trabalho escrito individual: projeto de uma estratégia de comunicação, aplicando as metodologias discutidas
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 120.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Lampreia, J. Martins; A Assessoria de imprensa nas Relações Públicas, Públicações Europa-América, 2010 Sousa, Jorge Pedro; As notícias e os seus efeitos: As "teorias" do jornalismo e dos seus efeitos sociais dos media jornalísticos, Minerva, 2000 Santos, Rogério; A fontes não quis revelar, Campo das Letras, 2006 Sigal, Leon; Who? Sources make the news. I, Randon House, 1986 Martins, Luís Paixão; As armas dos jornalistas., Editora Alias, s.d. Duarte, Jorge. 2002. ; Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia., Editora Atlas Fishman, Mark; Manufacturing the news. University of Texas Press, 1980 Santos, Rogério; A negociação entre jornalistas e fontes., Minerva Editora, 1997 Manning, Paul; News and news sources., Sage Publications, 2001 Dutton, Frederick G.; Changing souces of power, News York: McGraw-Hill, 1971 Tuchman, Gaye; Making news: A study in the construction of reality. The Free Press, 1978:
Secundária
- Ribeiro, Vasco, O campo e o triângulo operacional da assessoria de imprensa, In G. Gonçalves (Ed.), Relações públicas e comunicação organizacional - dos fundamentos às práticas. Covilhã: LabCom. Universidade da Beira Interior, 2014. Lee, Martin and Normam Solomon; Unreliable sources: A guide to detecting bias in news media. Lyle Stuart Book, 1990 Koplin, Elisa. Ferrareto, Luiz Arthur. Assessoria de Imprensa: teoria e prática. Porto Alegre, Sagra Luzzato, 2002. Duarte, Jorge, Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia: teoria e técnica, São Paulo, Atlas, 2002. Carvalho, Marco António de, Entre o Poder e a Mídia - Assessoria de Imprensa no Governo, M. Books, 2003 Gans, Herbert J.; Deciding What's News : A Study of CBS Evening News, NBC Nightly News, Newsweek a Time, University Press: Evanston, 1979 Ericson, Richard V., Taricia M. Baranek, and Janet B. L. Chan.; Negotiating control - a study of news sources., University of Toronto Press, 1989 Atton, C. ; Alternative Media., Sage, 2005 Traquina, Nelson; Jornalismo: Questões, teorias e "estórias"., Comunicação & Linguagem: Vega, 1993 Boorstin, Daniel J. ; The image: A guide to pseudo-events in america., New York: Atheneum, 1987: