Currículo

Marketing Político 01714

Contextos

Groupo: Assessoria de Comunicação e Política > Pós-Graduação de 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Definir o conceito de MKT Político OA2. Identificar tipologias de produtos de MKT Político OA3. Diferenciar diferentes estratégias de MKT Político. OA4. Diferenciar segmentação e posicionamento e conseguir aplicar ambos os conceitos OA5. Saber identificar diferentes conceitos de comunicação OA6. Explicar diferentes tipos de comunicação em MKT OA7. Identificar e argumentar bons e maus exemplos de comunicação offline e online OA8. Explicar a importância da comunicação interna na estratégia de MKT Político OA9. Identificar limites e questões éticas associadas ao MKT Político OA10. Elaborar um plano estratégico de MKT Político OA11. Monitorizar e avaliar um plano estratégico de MKT Político OA12. Apresentar, através de um “pitch”, uma ideia inicial de plano estratégico de MKT Político, recolhendo feedback e debatendo ideias com o “cliente” Os referenciais teóricos serão proporcionados pelas aulas e leituras propostas. Os benchmarking, casos de estudo e o “pitch” serão utilizados.

Programa

CP1. Apresentação do docente, alunos e programa; O conceito de Marketing; Definições de Marketing Político, história e áreas de aplicação CP2. Estratégias de Marketing Político em ambiente concorrencial; Marketing intelligence e construção de uma pesquisa de mercado CP3. A segmentação de mercado e a definição dos públicos alvo; Posicionamento e criação de marca CP4. Produto e Distribuição no marketing político CP5. Conceitos da comunicação; Tipos de comunicação de marketing CP6. Integração online/offline na comunicação política Comunicação CP7. Comunicação interna; Ética em Marketing; CP8. Elaboração de um plano estratégico de marketing político CP9. Delivery e Controlo Plano de Marketing CP10. Apresentação “pitch” da proposta de trabalhos Indíviduais

Método de Avaliação

Os alunos poderão optar pela avaliação ao longo do semestre ou através de um trabalho final. A avaliação ao longo do semestre inclui: A assiduidade e participação ativa em todas as sessões (10%). Os estudantes deverão escrever realizar trabalhos de grupo (40%), estimando-se que estes trabalhos exijam cerca de 20 horas de pesquisa – os trabalhos serão a análise de casos práticos, p.ex. a realização de uma análise SWOT ou identificação de boa ou más práticas de marketing político. Os estudantes que não optarem pela avaliação ao longo do semestre, ou que não obtenham aproveitamento nessa modalidade, podem recorrer à avaliação final (100%) através entrega de um trabalho de plano estratégico de marketing político, com um capítulo extra com uma recensão crítica sobre um caso de boa e um caso de má prática de estratégia e/ou implementação de marketing político. Esta UC não prevêe a modalidade de avaliação por exame. Os estudantes deverão realizar um trabalho individual, apresentando uma versão inicial do mesmo (o “pitch”) nas últimas aulas do semestre e entregando a versão final no período de avaliação final do semestre. O trabalho final individual valerá 50% da nota final (10% - “pitch” + 40% - trabalho final escrito).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Cardoso G. (org) (2024). A Nova Comunicação. Coimbra: Almedina 2024 Cardoso, G. (2023). A comunicação da comunicação. As pessoas são a mensagem. Lisboa: Mundos Sociais Lees-Marshment, Jennifer (2019), Routledge Handbook of Political Marketing, Routledge, New York, Lee-Marshment, J., Conley, B., Elder, E., Pettitt, R., Raynauld, V. & Turcotte, A. (2019). Political Marketing: Principles and Applications. London and New York: Routledge Saiz, F. J. B. (2003) Marketing Político. Ediciones Pirámide. ESIC:

Secundária

  • Azevedo, António, Pereira, Joaquim e Magalhães Duarte City Marketing - MyPlace in XXI , Gestão Estratégica e Marketing de Cidades, Vida Económica, 2ª edição, 2011 Dionísio, Rodrigues, Faria, Canhoto e Nunes, b-Mercator- Blended Marketing, Publicações Dom Quixote, Lisboa, 2009 Bernays, Edward & Martins, Luís Paixão (2024) Propaganda. Livros Zigurate Comunicação & Cultura. (out. 2006) Lobbying e marketing político. Volume 2. Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Ciências Humanas Ferro-Santos, S., Cardoso, G., & Santos, S. (2024a). Para além da Bolha (de filtro): Interações dos Deputados no Twitter. Media & Jornalismo, 24(44), Article 44. https://doi.org/10.14195/2183-5462_44_3 Ferro-Santos, S., Cardoso, G., & Santos, S. (2024b). What do Portuguese MPs use Twitter for? : A study case of political communication in a country with a small Twitter Adoption rate. Cuadernos.Info, 58, Article 58. https://doi.org/10.7764/cdi.58.72109 Hersh, E.D. (2015). Hacking the Electorate: How Campaigns Perceive Voters. Cambridge: CambridgeUniversity Press. Lendrevie, Levy, Baynast, Dionísio e Rodrigues, Mercator 25 Anos ? O Marketing na Era Digital, Publicações Dom Quixote, Lisboa, 2018 Lee, Nancy e Kotler Philip Marketing in the Public Sector: A Roadmap for Improved Performance, Prentice Hall, New Jersey, 2006 Lecheler, S. and De Vreese, C. (2019) News Framing Effects. London and New York: Routledge Nai, A and Walter, A. (2014). New Perspectives on Negative Campaigning. Washington: Rowman and Littlefield Martins, Luís Paixão (2023) Como Perder uma Eleição. Livros Zigurate Martins, Luís Paixão (2023) Como Mentem as Sondagens. Livros Zigurate Saiz, Francisco Javier Barranco (2003) Marketing Político. Ediciones Pirámide. ESIC. Scammell, M. (2014). Consumer Democracy: the marketing of politics. Cambridge: Cambridge University Press. Soroka, S.N. (2014). Negativity in Democratic Politics: Causes and Consequences. New York: Cambridge University Press. Penney, J. (2017) The Citizen Marketer. Oxford, Oxford University Press. Perloff, R. M. (2014). The Dynamics of Political Communication: Media and Politics in a Digital Age. New York, NY: Routledge. Webster, J.G. (2014). The Marketplace of Attention: How Audiences Take Shape in a Digital Age. Cambridge: The MIT Press.:

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre