Currículo

Fundamentos da Avaliação de Políticas Públicas FAPP

Contextos

Groupo: Avaliação de Políticas Públicas (2S) > Pós-Graduação de 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC, o aluno será capaz de: OA1. Estar familiarizado com os conceitos e a linguagem da avaliação OA2. Identificar os principais tipos de avaliações de políticas públicas OA3. Escolher abordagens à avaliação adequadas a diferentes contextos e objetivos OA4. Adotar a ]ética profissional na prática da avaliação

Programa

1. Avaliação: investigação social aplicada à análise das políticas públicas 2. Avaliação baseada na teoria e avaliação baseada no método 3. Avaliação realista e os seus elementos explicativos: contexto, mecanismo, regularidade 4. A avaliação de necessidades 5. A avaliação da teoria do programa 6. A análise da execução e a avaliação do processo 7. As questões de avaliação 8. Introdução à medição de resultados e à avaliação de impacto 9. Os usos da avaliação ? responsabilização e aprendizagem nas políticas públicas 10. Ética profissional na avaliação

Método de Avaliação

Ensaio individual - 90% Assiduidade e participação ? 10%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Weiss, C. 1998. Evaluation. New Jersey. Prentice-Hall. 2a Edição Rossi, P.; Lipsey, M.; Henry, G. 2019. Evaluation. A Systematic Approach. Thousand Oaks. Sage. 8a Edição Patton, M. Q. .2008. Utilization-focused evaluation. Thousand Oaks. Sage. 4a Edição Chen, H. T. 1990. Theory-driven evaluations. Newbury Park. Sage. Chelimsky, E., & Shadish, W. R. (Eds.). 1997. Evaluation for the 21st century: A handbook. Thousand Oaks. Sage :

Secundária

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Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre