Currículo
Experiências de Avaliação de Políticas Públicas EAPP
Contextos
Groupo: Avaliação de Políticas Públicas (2S) > Pós-Graduação de 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC, o aluno será capaz de: OA1. Conhecer os principais trabalhos de avaliação realizados recentemente em Portugal OA2. Identificar diferentes abordagens práticas dos profissionais da avaliação
Programa
1. Avaliação, aprendizagem e responsabilização no desenvolvimento de políticas públicas 2. Mapeamento da avaliação de políticas públicas em Portugal 3. A experiência da avaliação de políticas no quadro dos fundos europeus 4. Avaliação da cooperação para o desenvolvimento 5. Abordagens da avaliação de políticas sectoriais ? desenvolvimento de recursos humanos e investimentos em infraestruturas
Método de Avaliação
Ensaio individual - 30% Assiduidade e participação - 70%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 64.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Lopes, J. V. 2020. «O Sistema nacional de avaliação de políticas públicas», Forum das Políticas Públicas Ferrão, J., & Mourato, J. 2010. «A Avaliação de Políticas Públicas como Factor de Aprendizagem, Inovação Institucional e Cidadania. O Caso da Política de Ordenamento do Território em Portugal». Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR), 12(1), 9-28. Carneiro, I. F. (2007). A avaliação de políticas públicas no discurso político português (1926-2005). Tese de Mestrado em Política Comparada. Universidade de Lisboa, Instituto de Ciências Sociais. Capucha, L.; Almeida, J. F.; Pedroso, P.; Silva, J. A. 1996. ?Metodologias de avaliação: o estado da arte em Portugal?, Sociologia - Problemas e Práticas, 22, 11-17:
Secundária
- Valente, A. C. (Coord.). 2018. Avaliação da implementação, eficácia e eficiência da Iniciativa Emprego Jovem (IEJ). Acessível em https://www.adcoesao.pt/sites/default/files/avaliacao/avaiej_relfinal_cesop-ucp_final_08janeiro2018.pdf Quaternaire Portugal. 2019. Avaliação da implementação das Estratégias Nacional e Regionais para uma Especialização Inteligente (RIS3): Rede, Realizações e Resultados Esperados. Acessível em https://www.adcoesao.pt/sites/default/files/ava_ris3_final_25112019_0.pdf Preskill, H., & Jones, N. 2009. A practical guide for engaging stakeholders in developing evaluation questions. Robert Wood Johnson Foundation. Acessível em https://folio.iupui.edu/bitstream/handle/10244/683/091022.stakeholder.involvement.fullreport.draft.pdf?sequence=2&sa=U&ei=IwNWU5WAFIqL4gTK-4DgAg&ved=0CEQQFjAH&usg=AFQjCNGl7ktAkP6jWjiIcuAznrqvj5b3Lg Pereira, C; Duarte, N. (Coord,) 2018. Avaliação do contributo dos FEEI para a formação avançada. Acessível em https://www.adcoesao.pt/sites/default/files/avaliacao/resultados_das_avaliacoes_pt2020/avaliacaodaformacaoavancada_relatoriofinal2018comresumoing.pdf Pedroso, P.; Seiceira, Filipa; Solla, L.; Matias, N. Alves, T. 2017. Avaliação Externa ao Projeto Escola+ Fase II em São Tomé e Príncipe, LSiboa. IMVF/Camões Pedroso, P. 1992. «A avaliação das políticas de formação como processo de pesquisa». Emprego e Formação, Lisboa, n.18, p.5-14. Paixão, J. M. P., & Ferrão, J. 2019. Metodologias de Avaliação de Políticas Públicas. Lisboa. Imprensa da Universidade de Lisboa Mamede, R. P (Coord.) 2018. Avaliação do impacto dos FEEI no desempenho das empresas portuguesas. Acessível em https://www.adcoesao.pt/sites/default/files/avaliacao/resultados_das_avaliacoes_pt2020/01_dinamiacet_relatoriofinal_vf.pdf Instituto Nacional de Administração, (Org.). (1998) A avaliação na administração pública?, Acta Geral do 1º Encontro INA, Lisboa, Instituto Nacional de Administração. Acessível em http://ina.pt/images/stories/sumarios/Aval_AP..pdf Godinho, R.; Capucha. L. (Coord.) Avaliação de Impacto dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS). Acessível em https://www.adcoesao.pt/sites/default/files/avaliacao/resultados_das_avaliacoes_pt2020/avaliacaoclds_relatoriofinal.pdf EY ? Augusto Mateus & Associados. 2018. Avaliação do Contributo dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) para as Dinâmicas de Transferência e Valorização de Conhecimento. Acessível em https://www.adcoesao.pt/sites/default/files/avaliacao/resultados_das_avaliacoes_pt2020/feei_tvc_relatoriofinal_volume1_201812.pdf Centeno, M., & Novo, A. (2006). Avaliação do Impacto de um Programa de Apoio à Procura de Emprego. Banco de Portugal, Boletim Económico. CEDRU / EY ? Augusto Mateus & Associados. 2019. Avaliação da Operacionalização da Abordagem Territorial do Portugal 2020 no contexto da Convergência e Coesão Territoria. Acessível em l https://www.adcoesao.pt/sites/default/files/relatorio_final_22nov2019.pdf Capucha, Luís et. al (1998), Rendimento Mínimo Garantido: avaliação da fase experimental, Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Capucha, Luís e Paulo Pedroso (1996) (orgs.), Sociologia - Problemas e Práticas, nº 22 (Número especial sobre metodologias de avaliação) Capucha, Luís (2008), Planeamento e avaliação de projectos - guião prático, Lisboa, DGIDC/ME. Acessível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EPIPSE/planeamento_e_avaliacao_de_projectos_-_guiao_pratico_capucha_2008.pdf Baptista, A., & Henriques, J. M. (1992). Avaliação do Programa ILE. Lisboa: Escher. Abrantes, P., Mauritti, R., Roldão, C., Alves, L., 2011. Efeitos TEIP: Avaliação de impactos escolares e sociais em sete territórios educativos de intervenção prioritária. Síntese dos Resultados :