Currículo

Fundamentos e Evolução das Políticas Públicas Internacionais para o Desenvolvimento FEPPID

Contextos

Groupo: Cooperação para o Desenvolvimento em Contextos Extra-Europeus > Pós-Graduação de 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1 - Conhecer as principais ideias, instituições e actores intervenientes na formulação das políticas de Cooperação para o Desenvolvimento OA2 - Compreender os contextos económicos e políticos com que se depararam os decisores da política OA3 - Aplicar os conhecimentos adquiridos a casos práticos OA4 - Avaliar os diferentes paradigmas em presença OA5 - Criar uma análise crítica sobre as intervenções internacionais em contextos de extrema pobreza

Programa

1 - A longevidade das políticas de Apoio ao Desenvolvimento e a perpetuação da geografia das desigualdades regionais. 2 - Das boas intenções globais às desilusões locais - défices de implementação 3 - Factores inibidores da mudança social. Da burocracia à desconsideração dos contextos locais. 4 - Objectivos Internacionais de Desenvolvimento. O excesso de foco nos indicadores e a subalternização das análises de mudança social ao nível local 5 - Tipo de intervenções e concorrência de actores para a redução das Desigualdades e das Vulnerabilidades sociais 6 - Paz e Segurança - Resolução de conflitos e Consolidação da paz. Coordenação humanitária Civil-militar 7 - Cooperação para o Desenvolvimento 8 - Ajuda/Assistência Humanitária - Apoio de emergência 9 - Clima/Ambiente - aumentar a resiliência das comunidades vulneráveis 10 - A importância da abordagem integrada do ?triplo nexo? e da responsabilização e do financiamento para o aumento da resiliência dos socialmente excluídos.

Método de Avaliação

A avaliação é contínua e não pode ser feita por exame. Os critérios de avaliação são a participação nas aulas e nos seminários de discussão de textos (25%) e um ensaio final individual (cc 3.000 palavras).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Olivier de Sardan, Jean-Pierre (2015), Les enjeux scientifiques et citoyens d?une anthropologie des politiques publiques, Antropologia Pubblica, Laboratoire d'études et de recherche sur les dynamiques sociales et le développement Olivier de Sardan Jean-Pierre, Sylvie Ayimpam et Marie Deridder, (2021) « La perspective des discordances : le développement, les écarts et les contextes », Anthropologie & développement. Collier, Paul (2010) Os Milhões da Pobreza. Casa das Letras. Banerjee A. & Duflo, E. (2020). A Economia dos Pobres ? Repensar de modo radical a luta contra a pobreza global. Lisboa: Actual Editora. Almeida Costa, Teresa, (2022), A Institucionalização da Política Pública Portuguesa de Cooperação, 1974-1999. A Path Dependence, a Racionalidade Limitada dos Decisores, os Interesses Divergentes dos Actores e a Pressão Internacional ? Factores de Causalidade da Impreparação Institucional da Política. Edições Almedina, Coimbra. Prefácio de João Gomes Cravinho.:

Secundária

  • Olivier de Sardan, Jean-Pierre (2021). La revanche des contextes : Des mésaventures en ingénierie sociale en Afrique et au-delà. Paris, Karthala. Mazzucato, Mariana (2021) Economia de Missão. Círculo de Leitores. Lopes, Carlos (2020) África em Transformação. Tinta da China. Collier, Paul (2019) O Futuro do Capitalismo. D. Quixote. Almeida Costa, Teresa, (2022) Entre a redução da pobreza e o aumento da resiliência: Longevidade e paradoxo de uma política pública, JANUS-Anuário de Relações Exteriores, vol. 21|Julho 2022, pp 34-:

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre