Currículo
Parcerias para A Ação no Território e Projetos de Desenvolvimento PATPD
Contextos
Groupo: Desafios Autárquicos e Desenvolvimento Local > Pós-Graduação de 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1.Situar a relevância do contributo da Animação Territorial para a construção de formas de governança adequadas à resposta a problemas societais com expressão específica em cada unidade territorial OA2.Situar o contributo da Animação Territorial em processos de desenvolvimento local orientados para a construção de formas de integração socioeconómica facilitadoras da satisfação de necessidades humanas nas condições contemporâneas OA3.Situar o contributo da Animação Territorial para a promoção da inovação social através da avaliação contínua da experiência corrente como oportunidade de aperfeiçoamento da acção OA4.Situar o contributo da Animação Territorial para o diálogo entre diferentes formas de conhecimento relevantes para a acção local (senso comum, disciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar), na facilitação de processos de aprendizagem e no desenvolvimento de competências específicas com base em autonomização de trabalho colectivo em ?comunidades de prática?
Programa
1. Novas formas de governança e mobilização integral de recursos 1.1. Wicked problems e formas de governança 1.2. Tratado de Lisboa e Coesão Territorial 1.3. ?Animação Territorial? e iniciativa local 2. Integração socioeconómica e desenvolvimento territorial 2.1. Imprevisibilidadade, vulnerabilidade e resiliência territorial 2.2. Acção territorial para o desenvolvimento e inovação social 2.3. Emprego, ?empregabilidade? e empreendedorismo 2.4. Necessidades humanas, dependência mercantil e auto-consumo 3. Experimentação e avaliação 3.1. Programas experimentais e projectos locais 3.2. Experimentação para a inovação social, avaliação e questões metodológicas 3.3. Experiência, ?reflexividade crítica? e aprendizagem contínua 4. Knowledge Alliances e capacitação para a acção 4.1. Planeamento territorial e diferentes paradigmas 4.2. Knowledge Alliances, investigação transdisciplinar e ?comunidades de prática? 4.3. Plataformas web, aprendizagem e desenvolvimento de competências
Método de Avaliação
A avaliação tem por base a elaboração individual de um pequeno ensaio. O ensaio deverá corresponder a um ?Portfolio pessoal? com a integração de aspectos aprofundados no contexto da Unidade Curricular. A selecção dos aspectos a integrar deverá corresponder a projectos profissionais dos participantes. O projeto de ensaio será desenvolvido após acordo do docente relativamente aos temas escolhidos e à metodologia a adotar
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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Secundária
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